Veja como consultar o PIS pelo CPF rapidamente

Veja como é fácil e prático consultar o seu PIS/PASEP utilizado apenas o número do CPF

Você trabalha de carteira assinada e recebe em média dois salários mínimos mensais? Se sim, este artigo é leitura obrigatória, pois vamos te ensinar como consultar o seu PIS pelo CPF corretamente!

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros. Para recebê-lo, você precisa de uma numeração. É essa sequência de números que a gente vai te ensinar a acessar, utilizando apenas os números do seu CPF.

A consulta é simples, porém muitos ainda não sabem que ela está disponível gratuitamente pela internet. Portanto, fique atento ao artigo de hoje e acompanhe a leitura para descobrir como se faz! Preparado? Então, vamos lá!

O que é PIS/Pasep?

O PIS e o Pasep são programas do governo. Eles funcionam como um tipo de salário extra, pago todos os anos aos trabalhadores de baixa renda. Podemos dizer que se trata, basicamente, de um 14º salário!

PIS, como explicamos acima, é a sigla de Programa de Integração Social. Já Pasep significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ambos pagam o benefício aos trabalhadores. Quem trabalha com carteira assinada, recebe o PIS. Já os servidores públicos que atendem aos mesmos pré-requisitos – vamos dar uma olhada neles mais para frente – recebem o PASEP.

O valor do benefício pode chegar até um salário mínimo, dependendo de quanto tempo o indivíduo trabalhou. Se você esteve empregado durante todo o ano, por exemplo, receberá o teto do benefício, que hoje é de R$ 1.045. Se trabalhou menos do que isso, receberá o proporcional aos meses trabalhados. Matemática simples.

Hoje, o dinheiro vai automaticamente para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, mais conhecido como FAT. Este fundo é responsável por repassar os benefícios relacionados a abono salarial e seguro-desemprego.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Trabalhadores de carteira assinada que tenham trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior e recebido até 2 salários mínimos por mês, em média, têm direito ao PIS.

Para ter direito ao PIS, também é preciso estar inscrito no programa há pelo menos 5 anos.

Além disso, os dados devem estar atualizados pelo seu empregador, na chamada Relação Anual de Informações Sociais.

Se você está em dúvida e não sabe se tem direito ou não ao PIS/Pasep, não esquenta. Vamos te mostrar agora como descobrir! Confira no próximo tópico.

Como saber se eu tenho direito ao PIS/Pasep?

Essa consulta é bem simples!

Primeiramente, baixe o app “Caixa Trabalhador”. Em seguida, clique na aba “consultar pagamento”! Prontinho, veja se você atende aos pré-requisitos e se tem direito ao benefício.

Essa consulta também pode ser realizada através do aplicativo da Carteira de Trabalho Social. Ele é gratuito e está disponível tanto para dispositivos Android quanto IOS.

Caso não consiga ver se tem direito ao benefício por nenhum dos caminhos acima, entre em contato com a Caixa pelo número 0800 726 0207. Você pode ainda ligar para o número 158 e entrar em contato direto com a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho.

Se você é servidor público e deseja saber se tem direito ao Pasep, deve ligar para o número 4004-0001 se estiver em capitais e regiões metropolitanas. Nas demais localidades, ligue para 0800 729 0001. Deficientes auditivos devem ligar para o 0800 729 0088 ou diretamente para o Ministério do Trabalho discando 158.

Como consultar o PIS/Pasep?

O número do seu PIS é o mesmo do seu NIS – Número de Identificação Social. É também a mesma numeração do NIT – Número de Identificação do Trabalhador.

Você pode achar essa numeração na sua carteira de trabalho e no extrato do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)! Ela também está presente no seu Cartão Cidadão e pode ser consultada na caixa a partir de uma documentação com foto.

O `PASEP, por sua vez, pode ser consultado no Banco do Brasil como seu CPF ou RG.

Como consultar meu PIS/Pasep pelo CPF online?

Chegou a hora. Vamos te ensinar agora a localizar o número do seu PIS/Pasep pelo CPF. Esta consulta, assim como a última, também é simples!

Para quê sair de casa, se a gente pode verificar essas numerações pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)? Não faz o menor sentido, ainda mais nos dias de hoje, concorda?

Confira agora como consultar o seu PIS pela internet, utilizando apenas o número do seu CPF:

  • Primeiramente, acesse o site do SNIS;
  • Em seguida, selecione “cidadão”;
  • Clique em “inscrição”;
  • Depois, selecione “filiado”;
  • Em seguida, preencha o campo com o seu CPF e outras informações solicitadas;
  • Agora, selecione “continuar”.

Prontinho! O número do seu NIT irá aparecer em cima de uma faixa vermelha, e este é o número do seu PIS/Pasep. Simples assim!

Viu como é fácil? Então, que tal compartilhar essa informação com outros trabalhadores que você conhece? É só compartihar o nosso artigo nas suas redes sociais! Aproveite para conferir outros artigos valiosos na aba Finanças, aqui no blog CiClick!

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0