Conta Corrente X Conta Poupança: Diferenças e qual é a melhor

Entenda as principais características e descubra qual delas é a melhor opção para você

Você já deve saber que uma conta poupança e uma conta corrente não são iguais, certo? O que talvez você ainda não saiba é que elas são mais distintas do que se imagina! Mas, fique tranquilo. A partir de hoje, você vai conhecer todas as diferenças entre conta corrente e poupança para saber escolher, com propriedade, a melhor opção para o seu perfil!

Antes de mais nada, tenha em mente que cada tipo de conta bancária tem uma função específica. Como ainda temos pouco acesso à educação financeira, acabamos abrindo as nossas contas sem pensar muito sobre o assunto. Analisando a funcionalidade de cada conta, é possível escolher a que nos deixará mais perto de nosso objetivo financeiro!

Neste artigo, vamos falar sobre as contas do tipo corrente e poupança por serem as mais populares do mercado. Pronto para saber mais sobre ela e descobrir qual é mais interessante para você? Então, continue com a gente e vamos em frente!

Anúncios


Como funciona uma conta corrente?

A conta corrente é uma modalidade de conta bancária de fácil acesso aos recursos que nela estão depositados. Ela não tem limite de retiradas ou depósitos, ao contrário da conta poupança, sobre a qual falaremos mais à frente.

Ela é ótima para o dia a dia do consumidor, pois tem como principal característica atender à sua dinâmica de movimentação financeira. Esse tipo de conta foi criado para receber dinheiro e efetuar pagamentos.

Algo que as contas corrente e poupança têm em comum, apesar de serem diferentes, são os serviços essenciais. De acordo com o Banco Central, toda conta corrente deve fornecer um cartão para a sua livre movimentação, 10 folhas de cheque mensais e, pelo menos, 4 saques gratuitos por mês.

Anúncios


Até pouco tempo atrás, tínhamos que pagar taxas altas para manter esse tipo de conta. Mas, após o avanço da tecnologia no mundo financeiro e o surgimento dos bancos digitais, a grande maioria delas, agora, é totalmente gratuita!

Anúncios


Aproveite para conhecer as melhores contas correntes digitais do momento

Como funciona uma conta poupança?

conta poupança

A conta poupança é a mais utilizada pelos brasileiros. Ela é ideal para guardar dinheiro, receber salários e movimentar a sua grana, além de ser totalmente gratuita e um investimento de verdade.

Anúncios


A principal diferença entre as contas poupança e corrente é que, na poupança, todo o valor que permanece em conta por mais de 30 dias gera rendimentos. Isso significa que guardar dinheiro na conta poupança é igual a investir.

A conta se chama poupança por incentivar consumidores a pouparem o seu dinheiro, mantendo-o na conta para multiplicá-lo. Todo mês é feita uma remuneração sobre o saldo que ficou parado em conta. 

Caro você não poupe o seu dinheiro durante pelo menos 30 dias, não irá receber os rendimentos da poupança. Os cálculos não são diários e o dinheiro só rende ao término desse período.

Anúncios


Quais as vantagens de ter uma conta corrente?

É através das contas correntes que tantos bancos disponibilizam acesso ao crédito a seus clientes. Portanto, se você está em busca de empréstimos ou financiamentos, estará em vantagem tendo uma conta corrente com movimentação há algum tempo.

Ter uma conta corrente é uma das maneiras mais fáceis de centralizar todas as suas demandas financeiras em um único local. Dá pra fazer pagamento de contas, transferências, investimentos, planejamentos e muito mais.

Como mencionamos anteriormente, a grande maioria não cobra taxa. Mas, as que ainda cobram, acabam por reverter esses valores em vantagens para o cliente.

Anúncios


Quais as vantagens de ter uma conta poupança?

A grande vantagem da conta poupança é o fato dela multiplicar o dinheiro que fica guardado por mais de 30 dias. Além disso, ela é isenta do Imposto de Renda para Pessoa Física, o IRPF. Isso significa que os rendimentos da sua poupança não são taxados!

Você sabia que remuneração da poupança é Lei? Sempre que a Taxa Básica de Juros, a Selic, estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,5% sobre o valor depositado + a Taxa Referencial. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5%, como agora, a poupança deverá render 70% da Selic + a Taxa Referencial.

Outra vantagem é que a movimentação de dinheiro por ela também é bem fácil. Você pode fazer isso através de um cartão de débito, que serve, inclusive, para realizar compras e saques.

Anúncios


Conta corrente X Conta poupança: Qual delas escolher?

Não existe uma conta melhor do que a outra. Como são diferentes e atendem a objetivos específicos, escolher entre elas vai depender do que você busca em uma conta.

Se o seu objetivo principal é guardar dinheiro e fazer com que ele renda de tempos em tempos, a conta poupança, com certeza, é a melhor opção. Já para quem busca facilidade no dia a dia para realizar compras e pagamentos e ter acesso a serviços de crédito, a conta corrente cai bem.

Lembra que, no começo deste artigo, perguntamos se você tem objetivos financeiros? Caso não tenha, talvez seja a hora de começar a traçar os seus. Assim, você poderá tomar todas as suas decisões financeiras tendo como base onde deseja chegar.

Anúncios


Gostou de conhecer as diferenças entre conta corrente e conta poupança? Então, não esquece de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0