Conta de luz alta? Veja 5 dicas eficientes para economizar

É fato: a energia elétrica está ficando cada vez mais cara no Brasil. No entanto, existem várias maneiras de reduzir aquela conta de luz alta que pesa no bolso da gente todo mês. Por isso, separamos 5 dicas valiosas e eficientes para você começar a economizar energia ainda hoje!

Em julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, decretou aumento de 52% no valor da bandeira vermelha 2. A cobrança é um adicional às contas de luz quando há um aumento no custo da produção de energia.

Agora, a taxa que custava R$ 6,243 por cada 100 kWh consumidos, passa a custar R$ 9,49 pela mesma quantidade de energia utilizada. Esse aumento pode causar grandes impactos em nosso orçamento.

Mas, como economizar energia? Essa é uma pergunta que muitas pessoas costumam fazer, ainda mais no Brasil, onde pagamos altos preços pela eletricidade. Confira abaixo 5 dicas para reduzir a conta de luz alta e manter o valor adequado para o seu bolso!

Anúncios


Como reduzir uma conta de luz alta?

A notícia de que a conta de luz vai chegar ainda mais alta sempre preocupa. Afinal, com tantas contas para pagar, qualquer aumento pesa de forma considerável no orçamento.

Apesar disso, existem diversas formas de fazer com que o impacto na renda familiar não seja tão devastador. Essas maneiras de economizar energia estão ao alcance de todos. Portanto, apenas caberá a você colocá-las em prática.

Se pararmos para refletir, a falta de atenção no dia a dia leva ao consumo desnecessário de energia. Isso faz com que a gente consuma além do que é realmente necessário. Esse consumo, obviamente, reflete no valor da conta de luz mais alta.

Por isso, separamos as 5 dicas abaixo para que você possa consumir energia de forma mais consciente e economizar muito dinheiro. Se a sua conta de luz está alta demais, a hora de mudar é agora. Confira como a seguir!

Anúncios


Pondere o uso do ar-condicionado

reduza ar-condicionado

O ar condicionado costuma levar a nossa conta de luz para as alturas. É que esse item em especial consome mais energia do que os demais eletrodomésticos.

Anúncios


Não estamos falando que você deva parar de utilizar o seu ar-condicionado! Em um país como o nosso, ele se tornou uma necessidade. A chave aqui é utilizá-lo com moderação, dando preferência ao ventilador nos dias mais frios. 

Outra opção é ligar o aparelho por algumas horas e, quando o ambiente estiver bem climatizado, desligar. Em seguida, deixe que o ventilador garanta o conforto durante o restante da noite.

Anúncios


Lembre-se de apagar as luzes

Parece óbvio, não é? Mas, é super comum esquecer a luz de algum cômodo ligada após sair do local. Podemos achar que não, mas apagar sempre as luzes que não estamos utilizando faz uma enorme diferença na conta de energia.

Se você é da turma dos esquecidos, ou se existe alguém assim na sua casa, coloque lembretes próximos aos interruptores.

Um simples “me apague” ou “apague a luz ao sair” já serve como gatilho para quem ninguém se esqueça de fazer isso ao deixar o cômodo. Vale tudo para evitar os gastos desnecessários!

Busque comprar eletrodomésticos econômicos

Você sabe o que é o selo da Procel? Trata-se de uma classificação específica em eletrodomésticos que economizam mais energia quando estão em uso.

A partir de agora, quando você for comprar um desses aparelhos, dê preferência aos que têm o selo. É uma medida simples, mas que pode fazer uma grande diferença na sua conta de luz mensal.

Anúncios


Diminua o uso do chuveiro elétrico

O banho quente e demorado costuma ser outro grande vilão das contas de luz dos brasileiros. Mas, será que a gente precisa mesmo usar o chuveiro elétrico, diariamente, em um país como o nosso?

Que tal deixar o chuveiro quente protagonizar os banhos do período de inverno? Para os dias mais quentes, dê preferência a uma água fria e refrescante!

Caso não consiga, tente desligar o chuveiro durante o banho, enquanto passa o xampu, por exemplo. E dê preferência à opção “verão”, no lugar da “inverno”. Assim, você economiza cerca de 30% da energia.

Troque as suas lâmpadas por versões LED

use lâmpadas de LED

Você sabia que as lâmpadas LED ou fluorescentes são mais modernas? Além disso, elas reduzem o consumo elétrico em cerca de 80% quando comparadas às incandescentes.

Trocar as lâmpadas antigas pelas de LED fará você economizar e muito na conta de luz. Uma simples atitude que faz toda a diferença.

Anúncios


Agora que você já conhece essas dicas, não tem mais desculpas para continuar pagando uma conta de luz alta. Então, não perca mais tempo e comece a economizar ainda este mês!

E que tal ser um agente de informação? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e deixe os seus amigos e familiares por dentro das nossas dicas. Aproveite, ainda, para conferir artigo com dicas de como gastar menos no dia a dia e economizar!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0