Conta poupança conjunta: Veja como funciona e onde abrir a sua

A conta poupança conjunta é ideal para dois titulares que tenham objetivos financeiros em comum

Você já sabe que as contas conjuntas existem. Mas, você sabia que a conta conjunta também pode ser uma poupança? Pois é! Hoje, nós vamos falar sobre a conta conjunta poupança, ideal para quem deseja poupar e investir dinheiro junto com o parceiro ou parente!

Diversos bancos oferecem a possibilidade de abrir uma conta poupança com mais de um titular. E, dependendo da relação entre os dois titulares, ela pode ser da modalidade simples ou solidária. Falaremos mais sobre esses conceitos durante o texto.

Quando os nossos interesses para o futuro estão alinhados com o de mais alguém, poupar e investir com essa pessoa pode ser de grande valia. Por isso, esse tipo de conta é opção de muitas famílias, especialmente casais.

Nos próximos tópicos, vamos detalhar o funcionamento e as vantagens de se ter uma conta poupança conjunta. Portanto, acompanhe com atenção, até o final, para ficar por dentro de tudo! Vamos lá?

Anúncios


Conta poupança conjunta – Como funciona?

A caderneta da poupança é a mesma ainda que a conta tenha duas titularidades. Portanto, o fato de haver duas pessoas compartilhando uma conta não multiplica por dois os rendimentos.

A conta poupança existe para quem deseja guardar dinheiro e investir na caderneta para multiplicá-lo. Quando ela é conjunta, supõe-se, então, que ambos os titulares têm os mesmos interesses financeiros.

O fato de a poupança ser conjunta não altera o seu modo de operar. Assim como todas as outras, ela renderá o valor que estiver em conta durante o período de 30 dias.

Digamos que você e o outro titular da conta depositem R$500 no dia 10 deste mês. Se o dinheiro permanecer em conta durante 30 dias, no mesmo dia 10 do próximo mês, os rendimentos serão depositados!

Anúncios


Quanto ela rende?

Existem duas regras para o rendimento na poupança. Uma é chamada de poupança antiga, e a outra de poupança nova. Uma é valida para contas abertas até 04/05/2012, enquanto a outra vale para contas abertas a partir dessa data.

Anúncios


Na antiga regra, o rendimento da poupança era de 0,5% ao mês. Já na nova regra, o rendimento passa a ser 70% da taxa Selic, quando a mesma estiver abaixo de 8,5%, mais a Taxa Referêncial.

Portanto, atualmente a poupança rende, a seus investidores, 3,68% do valor da conta ao ano, já que a taxa básica de juros, a Selic, está em 5,25%. Quando a Selic aumenta e vai para mais do que 8,5%, o rendimento da caderneta da poupança é fixo: 0,5% + TR.

Anúncios


Tipos de conta poupança conjunta

Existem dois tipos de conta poupança conjunta: a simples e a solidária. O rendimento é o mesmo em ambas as modalidades, mas a forma como as contas funcionam, no entanto, é diferente.

Na simples, o banco permite com que os dois titulares façam depósitos. No entanto, para autorizar a realização de transferências e saques, as instituições solicitam a autorização das duas partes. Ou seja: o dinheiro só é movimentado se os dois titulares estiverem cientes dessa movimentação.

Dessa forma, não haverá desentendimentos entre você e a pessoa com a qual você divide a conta. Ninguém gostaria de ter o seu dinheiro movimentado sem autorização, concorda?

Já quando a conta conjunta é solidária, as coisas mudam. Aqui, os titulares tem total liberdade de movimentar os valores sem que a autorização da outra parte seja solicitada. Sendo titular, você e a outra pessoa podem sacar e transferir dinheiro livremente.

Recomendamos esse tipo de conta poupança conjunta somente para casais ou pessoas com grau de parentesco que confiem plenamente um no outro. Já que a movimentação é livre, unir-se em conta com alguém que não seja bem intencionado ou responsável financeiramente pode acabar mal.

Anúncios


Como abrir uma conta poupança conjunta?

Abrir uma conta poupança conjunta é bem simples! O processo é o mesmo de abrir uma conta poupança normal, mas os dois titulares precisam estar presentes no banco com a documentação.

Antes de mais nada, os envolvidos precisam ser maiores de 18 anos e apresentar: RG ou CNH, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência.

Existem diversos bancos que oferecem a conta poupança conjunta, mas o queridinho dos brasileiros é a Caixa Econômica Federal. Atualmente, a Caixa é o banco com mais clientes do Brasil, totalizando cerca de 115 milhões de usuários.

Não existe um valor mínimo para abrir a conta poupança conjunta na Caixa. No entanto, se a conta não for movimentada durante 180 dias, ela será automaticamente excluída.

Se você deseja abrir a sua conta poupança na Caixa, bater se dirigir até a agência mais próxima, junto com o segundo titular da conta. Como mencionado acima, ambos devem estar com a documentação completa e em dia.

Tem filhos? Aproveite também para conferir nosso artigo sobre as vantagens de abrir uma conta poupança para bebês e crianças!

Anúncios


Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0