A poupança é o investimento mais seguro do Brasil. Um estudo realizado pela Ambima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, revelou que 88% dos brasileiros guardam dinheiro na poupança. Por isso, quase todos os bancos oferecem conta poupança aos seus clientes. Mas, com tantas opções, como saber qual é o melhor banco para abrir uma conta poupança?
No artigo de hoje, vamos te ajudar a descobrir a resposta! Mas, antes, é importante que você saiba mais sobre esse tipo de investimento. Conhecer as vantagens e desvantagens que esse tipo de conta oferece, por exemplo, faz toda a diferença. Assim como entender quais serviços, exatamente, cada instituição financeira disponibiliza aos seus correntistas.
Preparado para desvendar a poupança e saber qual é o melhor banco para manter a sua? Se a resposta for sim, vamos lá!
O que exatamente é a poupança?
Como o seu nome mesmo sugere, a poupança é tida como a conta ideal para guardar o nosso dinheiro.
Como vimos acima, um estudo da Anbima revelou que 88% dos brasileiros guardam dinheiro na poupança. No entanto, pouca gente encara a conta como investimento.
Para a grande maioria, o dinheiro está apenas guardado. Mas, a verdade é que ele está rendendo – e consideravelmente.
Afinal, o que de fato é a poupança? A poupança é uma conta bancária diretamente vinculada ao investimento brasileiro mais tradicional, a famosa caderneta da poupança.
Você sabia que, apesar de parecidas, a caderneta da poupança e a conta poupança são duas coisas diferentes?
Enquanto a primeira é um investimento controlado pelo Governo Federal, a segunda é oferecida pelos bancos para que você invista na caderneta.
Resumidamente, a conta poupança existe para intermediar. Ou seja, servir como uma ponte que te liga a esse investimento.
Quais são as vantagens de investir na poupança?

É claro que a poupança tem suas vantagens. Tanto é que, em 2020, a caderneta obteve a sua maior captação de recursos desde 1995: R$ 166,309 bilhões.
Os anos passam e ela continua no topo das preferências dos brasileiros. Provavelmente pelo fato de ser um investimento simples, fácil e que não cobra Imposto de Renda sobre os rendimentos.
A liquidez da poupança é um dos fatores que mais atrai os brasileiros. Significa que o dinheiro pode ser resgatado a qualquer hora, sem burocracias.
Além disso, você pode movimentar a conta como se fosse corrente, realizando transferências, pagamentos e saques, sempre que precisar.
Diferentemente de outras aplicações, como CDB e fundos, a poupança não está sujeta ao IOF (Imposto sobre Operação Financeira). Além disso, ela é gratuita, sempre. Os bancos são proibidos de cobrar pela manutenção da conta poupança.
Para completar, o investimento é garantido pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, que cobre prejuízos de até R$ 250 mil.
Qual o melhor banco para abrir minha poupança?
Analisando o aspecto financeiro, tanto faz o banco que você escolher. Todas as poupanças são gratuitas e rendem a mesma coisa.
Então, qualquer banco serve? Não exatamente. Além do fator financeiro, existem outros que você deve observar.
Para escolher o melhor banco para abrir sua poupança, avalie, por exemplo, o número de reclamações sobre a instituição. Você pode descobrir isso na plataforma Reclame Aqui.
Pese também a localidade do banco, assim como a qualidade do atendimento ao cliente.
Serviços bancários de uma conta poupança
Os serviços bancários disponíveis na conta poupança são, basicamente, os mesmos de uma conta corrente. Confira abaixo:
- Saques
- Pagamentos
- |Transferências
- Cartão de débito
- Consulta ao saldo
- PIX
- Extratos
Qual é a rentabilidade da poupança?
A rentabilidade da poupança varia, flutuando da seguinte maneira:
- Sempre que a Selic (a taxa básica de juros) estiver abaixo de 8,5%, a poupança renderá 70% da Selic mais a variação da Taxa Referencial (TR), calculada diariamente pelo Banco Central.
- Quando a Selic ficar acima dos 8,5%, o valor investido renderá 0,5% ao mês acrescido da TR.
Afinal, em qual banco devo abrir minha conta poupança?

A poupança mais popular do Brasil é a da Caixa Econômica Federal. É também a mais antiga. Ela existe desde 1861, quando Dom Pedro decretou a criação do banco. Por isso, uma boa parte dos brasileiros mantém suas poupanças por lá.
Mas, a realidade é que a poupança é a mesma em todos os bancos. E não existe isso de uma poupança que rende mais do que a outra. Todas rendem exatamente a mesma coisa.
No entanto, é importante levar em consideração o atendimento do banco e a confiança que você tem nele.
O mais importante de tudo, seja lá qual for o banco que você escolher para abrir a sua conta poupança, é planejar seus investimentos.
Se o assunto é rentabilidade, muito mais relevante do que o banco que você vai escolher, é decidir organizar-se financeiramente.
Que tal aproveitar para conhecer também outras opções de investimento que rendem mais do que a poupança? Clique aqui e confira o nosso artigo sobre o assunto!
E então, já sabe agora em qual banco vai abrir a sua conta poupança? Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Ele também pode ser útil para os seus amigos e parentes!