Conta poupança para bebês: Por que abrir o quanto antes?

Entenda a importância de poupar dinheiro para o seu filho ter respaldo financeiro no futuro

Você se preocupa com o futuro do seu bebê? É natural que pais e mães se perguntem como e onde guardar reservas para auxiliar seus filhos no futuro. A resposta é simples: você deve abrir, o quanto antes, uma conta poupança para o seu bebê. Descubra os motivos e como fazer a abertura neste artigo!

A caderneta de poupança é uma boa opção por ser um investimento de renda fixa seguro e sem taxação do imposto de renda. Além disso a poupança atual rende quase 3% ao ano.

Guardar dinheiro para os filhos é essencial. Esta atitude, por parte dos pais ou responsáveis, garantirá que, no futuro, não lhes faltem recursos para as necessidades básicas.

Anúncios


Se você pensa em abrir uma conta poupança para seus filhos, netos ou até sobrinhos, está no lugar certo! Leia até o final para saber como e onde abrir uma conta poupança para bebês ou filhos menores de idade. 

Qual a maior vantagem em abrir uma conta poupança para o meu bebê?

Existem muitas formas de guardar dinheiro, mas se você escolhe mantê-lo embaixo do colchão, uma coisa é certa: ele não se multiplica. Já a poupança, além de segura, ainda faz o seu dinheiro render!

É por isso que ela continua sendo o investimento mais popular entre os brasileiros. Só em 2020, foram registrados cerca de 3,2 milhões de investidores na poupança!

Respondendo à pergunta: abrir uma conta poupança para bebês é uma ótima alternativa para quem deseja guardar dinheiro para o futuro dos seus filhos. O próprio Banco Central do Brasil autoriza e estimula a abertura dessas contas.

De acordo com a autoridade monetária, crianças e jovens de até 16 anos podem ter contas em seus nomes. No entanto, serão representados por seus pais ou responsáveis.

Anúncios


O controle e a gestão da conta são de responsabilidade dos adultos até que o seu filho complete 16 anos e possa solicitar o cartão para movimentá-la.

Quanto rende uma poupança para bebê?

abrir conta poupança para bebê
Anúncios


O fato de a poupança ser para o seu bebê ou filho menor de idade não altera as regras de rendimento. Todas as poupanças, independentemente do banco, rendem a mesma coisa!

A regra diz que, quando a taxa Selic estiver inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta deve ser 70% dos juros básicos + a Taxa Referencial (TR).

Como a Selic, hoje, está em 4,25%, o rendimento atual é de 0,25% ao mês e 2,98% ao ano.

E o que acontece quando meu filho completar 18 anos?

Essa questão vai depender de um banco para o outro. Por isso, é interessante que você se informe a respeito das políticas das instituições, antes de decidir em qual delas abrirá a poupança do seu filho.

Anúncios


O mais natural é que ele passe a ser o único titular da conta, agora é que de maior. Tem banco que faz o processo de forma automática, mas existem outros que não. Nesse caso, o adolescente deve comparecer ao banco para registrar a assinatura e emitir o cartão.

Você já foi jovem um dia, certo? Então, sabe que dinheiro nas mãos de quem não sabe utilizá-lo pode acabar em marmelada. Por isso, tente ao máximo educar o seu filho financeiramente.

Infelizmente, as escolas ainda não têm essa matéria em sua grade curricular obrigatória. É em casa que nossos filhos poderão aprender os princípios básicos da educação financeira! E assim, aos 18, quando virarem titulares de suas contas, saberão bem o que fazer com o dinheiro, ao invés de gastar tudo o que juntamos para ele durante uma vida inteira.

Como e onde abrir uma poupança para o meu bebê?

conta poupança bebê caixa

Não existem custos para abrir uma conta poupança para o seu bebê ou filho menor de idade! Alguns bancos exigem depósito mínimo no momento da abertura, outros não. Vale a recomendação de analisar as políticas de cada financeira antes de optar por uma delas.

Anúncios


Para abrir a conta, o responsável legal pelo bebê necessita se dirigir ao banco escolhido, portando os documentos da criança. Caso o seu filho tenha entre 16 e 18 anos, ele também precisará comparecer. 

Como alguns bancos já abrem esse tipo de conta bancária pela internet, certifique-se de que o escolhido por você não dispõe de canais eletrônicos. Não vai dar viagem perdida e sair de casa em vão, não é?

Atualmente, o banco onde os brasileiros mais abrem este tipo de conta é a Caixa Econômica Federal. Por isso, hoje vamos te ensinar a abrir a conta do seu bebê na Caixa!

Abrindo uma conta poupança para bebê na Caixa

Abrir uma poupança para bebê na Caixa Econômica é bem simples. Você deve comparecer na agência portando o seu RG e CPF, comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou RG e CPF do bebê.

Apresente a documentação ao atendente e aguarde a abertura da conta! Não precisa de um valor mínimo para abrir, mas se a poupança aberta permanecer sem movimentação durante 180 dias, ela será excluída automaticamente pelo banco.

Anúncios


Agora você já sabe que é possível e incrivelmente fácil abrir uma poupança para bebês. Então, não perca mais tempo! Abra hoje mesmo e comece a investir no futuro do seu pequeno!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0