CPF irregular: Entenda os prejuízos e saiba como regularizar

Descubra agora os motivos que podem deixar o seu CPF irregular e veja como resolver o quanto antes

Apesar de já ter quitado as suas dívidas, o seu CPF continua irregular? Ao contrário do que muitos pensam, negociar os débitos com os órgãos de proteção ao crédito não “limpa” o seu nome automaticamente. As situações são diferentes e vamos te explicar o porquê.

Um CPF registrado em banco de devedores é resultado de inadimplência ou atraso de contas. Já o CPF irregular é o resultado de pendências no seu cadastro.

Estar com o CPF irrregular pode te causar problemas eventuais. Por exemplo: em 2020, mais de 11 milhões de brasileiros correram para regularizar o CPF, caso contrário não receberiam o Auxílio Emergencial.

Portanto, fique ligado nas informações deste artigo para não sair prejudicado. Entenda as consequências de ter um CPF irregular e aprenda como regularizar o seu cadastro, caso precise!

Anúncios


Afinal, o que configura um CPF irregular?

O seu CPF está irregular? Saiba, então, que existe alguma pendência ou problema com o seu cadastro de Pessoa Física. A falta da declaração do Imposto de Renda, por exemplo, é algo que pode levar à desregulação.

A Receita Federal determina que um CPF, a depender da situação, pode estar nulo, suspenso, cancelado, com titular falecido ou pendente de regularização. Confira, abaixo, o que cada uma dessas classificações quer dizer.

  • CPF Nulo: o CPF fica nulo quando a declaração do Imposto de Renda de um indivíduo apresenta irregularidades. Antes que isso causa maiores problemas, é necessário ir até à Receita Federal para fazer a regularização.
  • CPF Suspenso: Uma informação incoerente no seu Cadastro de Pessoa Física pode suspender o mesmo. Deixar de entregar documentos obrigatórios para a Receita, também. Por isso, é importante identificar o erro o quanto antes de corrigi-lo.
  • CPF Cancelado: um CPF é pode ser cancelado se você for roubado ou perder o documento. Se ele for duplicado, também pode haver o cancelamento.
  • CPF de titular falecido: Quando alguém morre e é emitida a certidão de óbito, o CPF não some do mapa. O cadastro passa a ser categorizado como Titular Falecido.
  • CPF Pendente: Isso acontece quanto o indivíduo, nos últimos 5 anos, não entregou a declaração de Imposto de Renda pelo menos uma vez.

A importância de ter um CPF regular

app receita federal

O CPF é um dos documentos mais importantes que temos. Inclusive, para quem deseja ter uma vida financeira saudável e bem ativa, é essencial cuidar para que o Cadastro de Pessoa Física esteja em situação regular.

Anúncios


Uma das principais exigências das instituições financeiras para que você abra uma conta e tenha acesso a cartões de crédito é que o seu CPF esteja em dia. Viu como é importante?

Anúncios


Sem falar que com o CPF irregular, não é possível tirar carteira de motorista ou passaporte, comprar imóveis, dar entrada na aposentadoria e ingressar em cargos públicos. O cidadão também não consegue pedir empréstimo em lugar nenhum, perde a chance de ter um novo emprego e de quebra, não pode nem recolher um prêmio da loteria, caso ganhe!

Já imaginou ganhar na Mega Sena e perder os seus milhões porque não regularizou seu CPF? É, acho que agora você entendeu bem a importância disso!

Como posso saber se o meu CPF está irregular?

É rapidinho e não vai demorar nada. Além do mais, não precisa nem sair de onde está. Basta acessar o site da Receita Federal, assim que terminar de ler o nosso artigo, claro.

Primeiramente, tenha em mãos o seu documento e acesse o site. Em seguida, preencha os campos com os dados solicitados pela Receita e marque “não sou um robô”, na caixa de diálogo. 

Anúncios


Agora, é só clicar em consultar. Você verá um relatório onde constarão todas as informações a respeito do cadastro do seu CPF. Uma delas, é se ele está regular ou não.

Meu CPF está irregular. E agora?

Checou no site da Receita e viu que o seu CPF está irregular? Bem, se ele estiver suspenso, você pode regularizar a situação cadastral de forma simples pela internet, sem gastar nada. Mas, para as demais modalidades, você terá que se dirigir até uma agência física da Receita Federal.

No caso da suspensão, você entra no site da Receita e preenche o formulário que solicita a regularização. Depois, você envia o formulário e anota o código de atendimento.

A partir daí, é só acompanhar a solicitação! Acesse “consultar andamento do pedido” e informe o código que você anotou. Você também pode pedir para regularizar o CPF pelos Correios, mas o serviço custa R$ 7.

Anúncios


A Receita aguarda por 90 dias o contribuinte aparecer para regularizar o CPF. Depois desse período, caso o indivíduo não compareça, o pedido é cancelado.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhá-lo também com os seus amigos e familiares, nas redes sociais! E não deixe de conferir mais artigos valiosos sobre Finanças aqui no blog CiClick!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0