Crédito pré-aprovado: o que é, como funciona e quando utilizar

Entenda como funciona o crédito pré-aprovado na prática e se a opção vale a pena para você

Você provavelmente já ouviu falar sobre ele. Mas, sabe de fato do que se trata o crédito pré-aprovado? Caso não saiba o que é ou quando utilizar, fique por aqui, pois é exatamente sobre esse assunto que vamos falar hoje!

O crédito pré-aprovado é um tipo de empréstimo. A diferença é que, para contratar, você não precisa enviar mais documentos ou aguardar análises de crédito. Como o nome já diz, ele é pré-aprovado de acordo com a análise que o banco realiza no seu perfil de consumidor.

Quanto mais relacionamento com o nosso banco ou instituição financeira, maiores as chances de termos esse tipo de serviço disponível. Mas, sem dúvidas, o que mais conta pontos é o seu histórico enquanto consumidor. Quem está com o nome sujo ou com um Score muito baixo, por exemplo, não tem acesso ao crédito pré-aprovado.

Gostaria de saber o que é, como funciona, quando utilizar e como fazer para conseguir ter crédito pré-aprovado pelo seu banco? Então, continue aqui com a gente, pois vamos te explicar tudo agora, em detalhes!

Anúncios


Crédito pré-aprovado: o que é?

O crédito pré-aprovado é uma linha de crédito que pode ser utilizada a qualquer momento, sem que você precise perder tempo com burocracia. Sim, os bancos e financeiras topam te emprestar dinheiro sem a necessidade de análise de crédito!

Isso acontece porque você, como cliente do banco, já disponibilizou os seus dados. Logo, uma análise do seu perfil é realizada e a instituição, por sua vez, disponibiliza acesso ao serviço com base nessa análise.

Se você tem o costume de pagar as contas em dia e não adquirir dívidas, por exemplo, é bem provável que o seu crédito esteja disponível. Esse tipo de crédito se parece bastante com o cheque especial, mas com a diferença de que ele requer solicitação.

Mas o que os dois têm em comum? A praticidade na hora de contratar! Você pode solicitar o crédito pré-aprovado como um empréstimo, ou através do seu cartão de crédito, tudo com zero burocracia.

Anúncios


Como funciona esse tipo de crédito?

dinheiro de crédito pré-aprovados

Funciona da seguinte forma: basta ir até o banco ou utilizar o aplicativo para solicitar. E você pode fazer isso no caixa eletrônico mesmo, sem a necessidade de enfrentar filas para falar com atendentes ou gerentes.

Anúncios


É tudo muito parecido com um empréstimo tradicional. O crédio pré-aprovado também envolve taxas de juros, tarifas, prazos para pagamentos…  E, da mesma forma que nas demais modalidades de crédito, as cobranças são diferentes de uma instituição para outra.

Como falamos anteriormente, o seu relacionamento com a instituição vai contar e muito na hora de ter o crédito pré-aprovado. Digamos que você tenha conta em mais de um banco: pela lógica, as chances de ter acesso ao serviço são maiores na conta que você movimenta mais.

Antes de contratar, no entanto, procure realizar pesquisas entre as taxas e tarifas das diferentes instituições financeiras. Solicite o crédito àquela que tem as melhores condições, pois na hora de contratação, não será possível negociar estes valores.

Anúncios


Como saber se já tenho crédito pré-aprovado?

Tem conta em um ou mais bancos? Através do aplicativo correspondente ou em um caixa eletrônico, consulte a opção “limite de crédito”. Mas, não preocupe: geralmente a instituição te avisa sobre a existência do crédito pré-aprovado por mensagem SMS.

Muito cuidado para não confundir o cheque especial do crédito pré-aprovado. As taxas de juros cobradas pela contratação do cheque especial são consideradas umas das maiores do mercado!

Também é importante ficar atendo aos golpes. Nenhuma, repetindo, nenhuma instituição pede valores em adiantamento para liberar o crédito pré-aprovado. Portanto, fique esperto!

Quais são as vantagens?

A principal vantagem do crédito pré-aprovado é, sem dúvidas, a facilidade de contratação do serviço. Nada de enviar documentos, preencher formulários ou aguardar a realização da análise.

Basta ter um celular ou computador, acesso à internet e pronto! Por isso que o crédito pré-aprovado é altamente indicado para quem passa por emergências que demandam dinheiro para solucionar.

Anúncios


Como o banco não corre grandes riscos liberando o crédito pré-aprovado, você também pode trocar uma dívida mais cara por essa, por exemplo. É que com baixo risco de inadimplência, as taxas de juros tendem a ser mais baixas, lembra?

Antes de contratar o crédito pré-aprovado, faça um bom planejamento financeiro. Caso você não pague a sua dívida, o banco poderá descontar o valor devido diretamente do saldo disponível em conta.

Como solicitar o crédito pré-aprovado?

É muito simples solicitar o crédito pré-aprovado! Basta acessar o aplicativo do seu banco ou ir até um caixa eletrônico, na agência. Se ele estiver disponível, você poderá solicitá-lo em forma de empréstimo ou cartão de crédito.

A indicação do blog CiClick é que você utilize o seu limite pré-aprovado para contratar um empréstimo pessoal. Como os juros são mais baixos, você termina pagando mais barato pelo serviço.

Lembrando que se você não paga as suas contas em dia, não tem um bom Score de crédito e não movimenta as suas contas, nem adianta, tá? É preciso estar com o nome limpo, ter um bom relacionamento com o banco e um bom Score para conseguir este tipo de crédito!

Anúncios


Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, não esquece de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares, através das suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0