Curva de Laffer: Entenda como os impostos afetam a economia

Saiba tudo sobre a teoria econômica que comprova a eficácia da diminuição dos impostos em tempos de crise

Você já ouviu falar sobre a Curva de Laffer? Trata-se de uma teoria econômica, desenvolvida pelo economista americano Arthur Laffer. Neste artigo, você vai entender como ela funciona na prática e qual a sua importância para a economia global!

Quando um governo está passando por uma crise financeira, o mais natural é que os impostos aumentem. No Brasil, vemos isso acontecer o tempo todo.

Pois bem! A teoria da Curva de Laffer afirma que a redução tributária pode ocasionar uma maior arrecadação de impostos. Parece loucura, não é mesmo? Mas, não é – e você vai entender o porquê daqui a pouco.

Ficou curioso sobre como é possível arrecadar mais impostos ao mesmo tempo que eles diminuem? Então, confira o nosso artigo até o final e saiba tudo sobre a teoria econômica da Curva de Laffer!

Quem foi Arthur Laffer?

O economista Arthur Laffer foi um membro da equipe econômica do presidente Ronald Reagan, que governou os Estados Unidos da América na década de 1980.

Dentre tantos desafios, o seu principal, naquela época, era estimular a economia e reduzir os impostos. A Curva de Laffer surgiu após muito estudo e dedicação do economista.

Ele logo começou a perceber que a alíquota e a arrecadação não caminhavam juntas. Na verdade, eles se movimentavam como em uma curva – que tinha picos e depressões em locais específicos. Daí o nome de Curva de Laffer, entendeu?

Entendendo a teoria da Curva de Laffer

exemplo da curva de laffer

Vamos imaginar uma situação hipotética onde um produto não tem nenhum imposto, enquanto outro tem 100% de tributação em cima do seu valor total.

No primeiro produto, o governo não irá arrecadar nenhum valor, tampouco transformar o dinheiro em serviços públicos.

Por outro lado, você, como consumidor, não compra o segundo produto porque não quer pagar o dobro do valor. Logo, o imposto desencorajou a compra.

Nas duas situações, o governo não gera receita! Percebeu agora que aumentar os impostos sobre um produto não necessariamente significa que o governo irá arrecadar mais dinheiro?

A Curva de Laffer impede que produtos sejam super taxados. Isso faz com que as pessoas continuem consumindo, o que gera mais receita para o governo. Por isso, Arthur acreditava que a sua teoria deveria ser levada em consideração em tempos de crise.

Curva de Laffer – Como a teoria funciona na prática?

Bem, como você já sabe, a Curva de Laffer é uma teoria econômica. O seu objetivo, na prática, é comparar os impostos que o governo cobra sobre determinado produto com a quantidade de receita que pode ser gerada por ele.

Essa foi a maneira que Arthur Laffer encontrou de fazer com que o governo diminuísse os impostos cobrados sobre o consumo. De acordo com o economista, quanto menos impostos sobre o produto, mais barato ele fica.

Uma vez que o produto cai de preço, mais pessoas irão consumi-lo – o que, vamos admitir, tem certo sentido. Logo, com cada vez mais produtos vendidos, o governo arrecadaria mais impostos!

Portanto, na prática, a Curva de Laffer é uma maneira de saber até que ponto um imposto pode subir sem que a decisão de compra dos consumidores seja afetada. Por isso, ela é utilizada como parâmetro para que os produtos não sejam super taxados.

Quais são as vantagens de utilizar a curva da Laffer?

Existem três principais vantagens de se utilizar a Curva de Laffer na hora de tributar os produtos em um governo.

O primeiro é que este é um dos métodos mais eficazes para que as pessoas possam entender como os impostos afetam os preços e decisão de compra dos consumidores.

O segundo é que ele encoraja a diminuição de impostos. Principalmente no Brasil, onde as cargas tributárias são altas, a Curva de Laffer se torna uma ótima forma de estudar a possibilidade de diminuição dos impostos.

Segundo especialistas, a carga tributária em cima do consumo no nosso país é de 36,5%. Eles afirmam que, de acordo com a curva de Laffer, o ideal seria uma tributação entre 25% a 30%.

Como terceira vantagem, a Curva de Laffer encoraja a diminuição dos impostos no país. Ela facilita, de forma geral, o cálculo das cargas tributárias.

O Brasil é um famoso por conta da alta sonegação de impostos. Acredita-se que, utilizando a Curva de Laffer para a diminuição das cargas tributárias, cada vez mais empreendedores conseguiriam pagar os seus impostos. Simples assim.

E aí, você já conhecia a teoria econômica curva de Laffer? Curtiu o nosso conteúdo? Então, aproveita para compartilhar com os seus amigos e familiares, através das redes sociais! Ah, e não vá embora sem antes conferir outros artigos valiosos na aba Finanças aqui do blog CiClick!

Em Alta

Aguarde…

0