Décimo Terceiro 2021 – Até quando, quanto e como receber

Dezembro chegou e grande parte da população que estava à espera do décimo terceiro 2021 já recebeu uma parte – ou, dependendo do empresa, até 100% do valor. O dinheiro é um direito de todos os trabalhadores contratados com carteira assinada.

Esse valor extra é pago sempre no fim do ano. Se você faz parte da parcela da população que trabalha no modelo CLT, já deve ter feito até planos para essa grana.

Pagar uma dívida, fazer uma viagem em família, comprar todos os presentes de Natal ou até mesmo fazer uma reforma, não importa! O décimo terceiro salário é um direito do trabalhador!

Por isso, é importante se manter informado sobre quando o seu “dinheiro extra” vai estar disponível. Confira as datas do pagamento do décimo terceiro salário 2021, quem tem direito e mais!

Décimo Terceiro Salário – O que é?

O benefício do décimo terceiro salário surgiu em 1962. Lançada como gratificação de Natal, a Lei 4.090/62 proporcionou aos trabalhadores o direito de receber 1/12 (um doze avos) extra do seu salário a cada mês.

Assim, acumulados durante um ano, as parcelas somam o equivalente a mais um salário. É por isso que o valor do décimo terceiro é exatamente o mesmo do salário.

A não ser quando o trabalhador ainda não tem 12 meses de contrato com a empresa. Neste caso, ele recebe o equivalente aos meses trabalhados, mas não deixa de receber o benefício no fim do ano.

Ao longo da história, o décimo terceiro salário se mostrou muito mais do que um benefício trabalhista. Ele também representa uma boa injeção na economia, já que aumenta significativamente o desempenho do comércio nas comemorações de fim de ano.

Como funciona e como é pago o salário extra?

pessoa calculando valor do décimo terceiro 2021

Como mencionamos mais acima, o décimo terceiro salário tem como base o salário mensal do trabalhador. Se a cada mês você acumula 1/12 do seu salário, em 12 meses você terá a quantia exata que recebe por mês.

Quando o trabalhador ainda não tem os 12 meses completos, ele recebe o equivalente ao tempo trabalhado, como mencionamos antes.

O décimo terceiro 2021 pode ser pago de uma vez ou dividido em duas parcela. A primeira deve ser depositada entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, enquanto a segunda tem até o dia 20 de dezembro, no máximo, para cair na conta!

Quando essas datas caem em domingos ou feriados, a Lei determina que as empresas antecipem o pagamento para o último dia útil antes da data limite.

O trabalhador também pode optar por receber parte do décimo terceiro em suas férias. E se houver reajuste de salário entre o pagamento das parcelas, a diferença será paga no depósito da segunda. Então, fique atento ao seu contracheque.

Quem tem direito ao décimo terceiro em 2021?

carteira de trabalho assinada garante décimo terceiro 2021

Todo o empregado que trabalha no regime da CLT, com vínculo trabalhista de pelo menos 15 dias, tem direito ao décimo terceiro 2021. Seja ele trabalhador doméstico, urbano, avulso ou rural.

Você pode até ser demitido antes de o ano acabar, mas jamais ficará sem o seu décimo terceiro. Quando o seu contrato de salário terminar, você receberá o proporcional aos meses que trabalhou. A não ser que a demissão ocorra por justa causa.

Quem não tem carteira assinada não tem direito ao benefício. Simples assim. Infelizmente, muitos trabalhadores atuam sem o registro na carteira! O que é bem arriscado, pois o empregador pode se negar a fazer o pagamento.

Aposentados do INSS também têm direito ao décimo terceiro 2021, sabia? Assim como todos os beneficiários de programas do governo, como o Auxílio Brasil, pensão por morte, salário maternidade e auxílio reclusão, por exemplo.

O que fazer se a empresa não pagar o décimo terceiro?

É obrigação de toda empresa realizar o pagamento do décimo terceiro 2021 para todos os contratados sob o regime CLT. Como vimos, além de Lei, o benefício é um direito do trabalhador. Portanto, deve ser cumprido.

Caso você não receba o seu décimo terceiro 2021, deve denunciar a empresa onde trabalha na Justiça do Trabalho. O não pagamento do benefício pode acarretar em diversas multas para a instituição.

Para realizar a denúncia, basta acessar o site oficial da Justiça do Trabalho e selecionar a sua região.

O seu décimo terceiro salário deve ser pago integralmente, sendo descontados apenas o valor do Imposto de Renda – para aqueles que ganham mais do que R$ 1.903,98 – pensão alimentícia e Previdência Social. Todo e qualquer desconto deve ocorrer apenas na segunda parcela.

Dica – O que fazer com o décimo terceiro 2021?

Receber o décimo terceiro salário pode nos dar uma falsa sensação de estabilidade financeira. Por isso, não esqueça dos seus compromissos primários. O primeiro impulso é mesmo gastar tudo nas festas e aproveitar ao máximo as comemorações de fim de ano.

Mas, antes de esbanjar por aí, verifique se não existem pendências financeiras para quitar. Quanto mais você evitar aquela dívida, maior ela fica, tá lembrado?

O benefício pode ser uma mão na roda na hora de arcar com as despesas do começo do ano: material escolar, IPTU e IPVA, por exemplo. É claro que você vai usar uma parte do dinheiro nas comemorações, e isso é compreensível.

Mas, pense conosco: precisa mesmo “torrar” tudo? Poupando e investindo a maior parte, você estará criando um futuro próximo melhor para si mesmo. Portanto, seja cauteloso e analise bem a sua realidade antes de gastar o décimo terceiro. Assim, você terá mais chances de começar 2022 mais tranquilo financeiramente!

Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares, através das redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0