Saiba como e quando desativar o pagamento por aproximação

A tecnologia contactless veio para facilitar os pagamentos. Mas, será que devemos mantê-la ativada o tempo todo? Saiba mais

O pagamento por aproximação conquistou os consumidores do Brasil e do mundo. O jeito fácil de pagar pelas compras, sem a necessidade de digitar senha e ter contato físico com a maquineta, atrai quem gosta de praticidade. No entanto, a tecnologia também traz alguns riscos. Neste artigo, vamos te contar quais são eles e como desativar o pagamento por aproximação, caso seja necessário.

Não por acaso, a maioria dos novos cartões de crédito dispõe da tecnologia Near Field Communication (NFC). Traduzindo do inglês, o termo significa Comunicação por Campo de Proximidade (CPC). É que, no geral, o consumidor gosta de ter em mãos um produto considerado “de ponta”. E o pagamento por aproximação é, de certo, o que há de mais novo quando se fala em cartão.

Mas, infelizmente, também existe o lado negativo. Por ser uma maneira até prática demais de pagar (na maioria das vezes, não pede a senha do cliente), o pagamento por aproximação também exige alguns cuidados. Quer ver um exemplo?

Anúncios


Já pensou se você perde o seu cartão de débito com a tecnologia de pagamento por aproximação ativada? Alguém pode achar e gastar alguma quantia, antes mesmo que você se dê conta do ocorrido. Até perceber o “sumiço” e bloquear o cartão, o seu prejuízo pode ser grande!

Por isso, saber o passo a passo para deixar a função inativa também é importante. Quer aprender como desativar o pagamento por aproximação? Então, continue com a gente!

O que é pagamento por aproximação?

Nunca ouviu falar de pagamento por aproximação? A gente te explica do que se trata. É uma ferramenta relativamente nova, que permite comprar em estabelecimentos comerciais sem inserir o cartão na maquineta ou digitar a senha: basta aproximar!

Essa tecnologia não está presente apenas nos cartões. A ferramenta de compra é, de fato, a mais utilizada pelos consumidores. Mas, por conta das carteiras digitais, também é possível pagar aproximando smartphones, pulseiras digitais e relógios digitais.

Dessa forma, não é necessário ter nenhum contato físico com as maquinas de cartão. Durante a pandemia, o pagamento por aproximação ganhou muitos adeptos, uma vez que qualquer contato físico poderia representar risco à vida. 

Anúncios


A tecnologia é mesmo prática e perfeita para o dia a dia. No entanto, é importante saber como desativar o pagamento por aproximação para não correr risco de sair no prejuízo caso, por exemplo você perca o seu cartão.

E como ele funciona, na prática?

pessoa realizando pagamento por aproximação
Anúncios


A nova tecnologia que nos permite realizar pagamentos por aproximação se chama NFC (Near Field Communication) ou Contactless. Os cartões de crédito e dispositivos mais recentes já estão equipados com ela.

O pagamento na maquineta, inserindo o cartão e utilizando a senha, ainda pode ser realizado mesmo nos cartões que têm a tecnologia. A escolha é sua! Você decide se quer pagar de um jeito ou de outro.

Os cartões e dispositivos que realizam pagamento por aproximação possuem uma pequena antena que se comunica com o leitor de cartões da máquina, no momento da compra.

Anúncios


Funciona assim: o cartão ou dispositivo envia, para o leitor de cartões, um número único, conhecido como token, com todas as informações necessárias para que a transação aconteça. Da próxima vez que usar, ele envia outro token, de numeração diferente.

Quais as vantagens da tecnologia?

Que o pagamento por aproximação trouxe diversas vantagens para o nosso cotidiano, não é novidade. Ele facilitou os pagamentos, proporcionando mais praticidade e segurança aos consumidores, especialmente em tempos de pandemia.

Graças ao pagamento por aproximação, a gente pode pagar pelas compras rapidinho, sem precisar tocar em nada, correndo menos riscos! Vale lembrar que as maquinetas de cartão são manuseadas o dia inteiro, por muita gente. Então, é melhor evitar o contato, não acha?

Utilizar o cartão sempre teve como vantagem não precisar pegar em notas sujas de dinheiro. Agora, com a tecnologia de pagamento por aproximação, não precisa tocar em mais nada, nem na maquineta!

Anúncios


Como desativar o pagamento por aproximação?

Agora que você já conhece e entende o pagamento por aproximação, vamos ao que interessa! Afinal de contas, como é possível desativar o pagamento por aproximação do cartão de débito ou crédito? Te contamos agora.

No internet Banking, ou seja, no site da sua instituição bancária, é possível desativar a função de pagar por aproximação do seu cartão de crédito ou débito.

Primeiramente, acesse a sua conta e procure a opção “cartão”. Em seguida, clique em “Compras por aproximação” ou “Contactless”. Pronto! Escolha se deseja que a função esteja ativada ou desativada. Para ativar, novamente, não tem mistério! Basta fazer o mesmo caminho e ativar.

No aplicativo, é quase a mesma coisa. Antes de mais nada, faça o login. Em seguida, acesse as configurações e selecione “NFC”, “aproximação”, “contactless” ou semelhantes. Por fim, ative ou desative a função!

Viu como é simples? Esse pequeno detalhe pode nos tirar de algumas enrascadas que comprometem a segurança dos nossos cartões!

Anúncios


Esste artigo foi útil para você? Então, não esquece de compartilhar nas suas redes sociais! Aproveite para conferir o nosso artigo sobre cartões de crédito fáceis de aprovar – e que possuem tecnologia contactless, claro!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0