5 dicas para otimizar a sua lista de compras de supermercado

Saiba como ganhar tempo e dinheiro na hora de ir às compras do dia a dia

Na hora de fazer as compras no supermercado, levar consigo uma lista de compras bem organizada pode ser um grande alívio para o seu orçamento. Você sabe como fazer a sua?

Quando vamos ao supermercado sem uma lista, existem grandes chances de gastar mais dinheiro do que o previsto. É por isso que vemos tantas pessoas riscando a famosa listinha depois de colocar algum item no carrinho.

É que fazendo assim, você vai pro supermercado com objetivo de comprar apenas aqueles itens que a sua casa está precisando. Já sem a lista, é muito comum que as compras ultrapassem o orçamento com itens desnecessários.

Confira, neste artigo, dicas de como organizar a sua lista de compras e economizar dinheiro com essa ferramenta que não é nova, mas ainda é muito útil. Vamos lá?

Aprenda a organizar uma lista de compras eficiente

Você sabe bem: para abastecer bem a sua casa, é preciso fazer uma lista de compras completa contendo todos os itens básicos de alimentação, limpeza e higiene.

A lista é uma ferramenta bem antiga, mas não a toa, continua em nossas vidas. Ela facilita tudo! Inclusive a nossa rotina. E além disso, ela impede que a gente esqueça de comprar itens muito importantes.

A lista precisa seguir uma espécie de planejamento, não importa se ele é semanal ou mensal. Agora, chegou a hora de conferir as nossas dicas para fazer uma lista de compras funcional, sem gastos desnecessários e tudo o que o seu lar está precisando.

Confira abaixo 5 dicas valiosas para fazer a sua lista de compras!

1 – Confira o que está faltando

Antes de mais nada, você precisa conferir exatamente o que é que você já tem em casa, e o que está faltando! É que assim você evita fazer compras repetidas e, consequentemente, desnecessárias.

Abra a geladeira, a dispensa, o armário dos itens de limpeza e higiene e confira o que está faltando e o que já tem em casa, para assim fazer a sua lista de compras. Anote apenas o que realmente é necessário comprar.

2 – Otimize o seu tempo

Uma ótima maneira de organizar o processo das suas compras de supermercado é otimizando o tempo que você passa lá dentro. Quando não temos uma lista e não estipulamos um tempo para realizar as compras, podemos ficar perdidos analisando se precisamos ou não de itens desnecessários.

Estipule o tempo que você vai ficar no supermercado. Depois que você definir a quantidade de itens que está precisando, coloque um período de tempo máximo para realizar a função das compras. Afinal, tempo é dinheiro.

 3 – Defina os itens da sua lista

Agora que você já viu o que está faltando e sabe o tempo que tem para fazer as suas compras, chegou a hora de definir quais serão os itens e anotá-los. Pode ser no velho papel e caneta ou no celular! Pode usar o bloco de nota, mas existem até aplicativos que te ajudam a preparar esse tipo de lista. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Defina primeiro quais são os itens básicos, como a alimentação. Depois, passe para os itens de higiene e por último os de limpeza. Se o valor máximo que você tem para gastar não for atingido, aí sim, você pode incluir algo que não esteja na lista. Mesmo assim, pense duas vezes antes se não é melhor para você economizar esse dinheiro.

4 – Lance mão dos aplicativos

Você sabia que existem aplicativos que otimizam o processo de ir no supermercado? Eles te ajudam a fazer uma lista de compra mais funcional, a não perder tempo no supermercado, enfim! A cumprir com as dicas que a gente acabou de compartilhar com você.

Alguns deles permitem que você cria a lista até mesmo através de um comando de voz! Quer mais praticidade do que isso? Além disso, você pode compartilhar a sua lista com amigos e familiares, pois ela fica sincronizada na nuvem.  Abaixo, alguns nomes destes aplicativos para você baixar mais tarde:

5 – Vá ao mercado no dia certinho

A gente sabe que a vontade de entrar no mercado para aproveitar as promoções é grande, mas se você é do tipo de pessoa que está sempre lá, não tem como economizar dinheiro. Você vai continuar gastando com o que não precisa.

Por isso, determine os dias em que irá ao supermercado comprar o que está faltando ou fazer as compras do mês/semana. Ficar entrando por entrar no supermercado vai te fazer gastar bem mais dinheiro do que o previsto no orçamento.

Prontinho! Agora não tem mais desculpa para ficar perdendo tempo no mercado e levando para casa itens desnecessários, não é?

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais! E não vá embora sem antes conferir o nosso artigo sobre os melhores cartões de crédito de loja do momento!

Em Alta

Aguarde…

0