Qual a diferença entre Empréstimo e Financiamento? Entenda agora

Entenda o que diferencia as duas soluções e descubra como escolher a opção mais vantajosa

Existem bens de consumo que custam dinheiro demais para serem comprados à vista. Para isso, o mercado financeiro oferece duas soluções: o empréstimo e o financiamento. As duas podem te ajudar na aquisição daquele item tão desejado. Mas, para escolher a opção adequada, é fundamental conhecer bem a diferença entre empréstimo e financiamento.

Para começar, vamos te falar que não existe uma opção melhor do que a outra. Cada uma dessas soluções se encaixa em momentos diferentes da vida e, para escolher entre elas, diversas questões devem ser levadas em consideração.

É para isso que estamos aqui. Queremos te ajudar a escolher a opção ideal entre financiamento e empréstimo, tendo como base a funcionalidade do dinheiro e o Custo Efetivo Total das operações. Assim, você terá mais segurança na hora de contratar o serviço e encaixar as parcelas no seu orçamento.

Ficou interessado? Então, continue com a gente! Até o final deste artigo, você vai entender exatamente qual é a diferença ente empréstimo e financiamento. Depois, é só colocar o conhecimento em prática e fechar um bom negócio!

Empréstimo e financiamento: Qual a diferença, afinal?

Em um empréstimo, o banco deposita a quantia na sua conta para que você faça livre usufruto. Isso significa que você pode utilizar o dinheiro do empréstimo como preferir e achar melhor.

Já no financiamento, o banco vai comprar o bem de consumo para você. Digamos que você queira financiar um carro: é a instituição quem compra o carro e você paga as parcelas + os juros ao banco!

Quando você pede um empréstimo, a tarefa de comprar o que deseja é sua. Já no financiamento, o banco resolve tudo para você.

No entanto, quando solicitamos um empréstimo, o banco nos pergunta qual é o propósito daquela linha de crédito. E a sua resposta vai contribuir bastante para a aprovação ou não do mesmo.

Como escolher entre eles?

casal fazendo cálculo para escolher entre empréstimo e financiamento

É simples! Para escolher entre empréstimo e financiamento, basta que você reflita sobre qual será a finalidade do dinheiro. Caso você precise quitar dívidas, por exemplo, fica claro que a decisão correta é solicitar um empréstimo.

Agora, se o seu objetivo é adquirir um imóvel ou veículo, como carro ou moto, o financiamento é mais adequado. Até porque, dificilmente, você irá conseguir um empréstimo que alcance o preço desses bens de valor!

Vantagens de tomar um empréstimo

O empréstimo é o tipo de crédito mais simples que existe no mercado financeiro. Em pouco tempo, você encontra diversas ofertas acessíveis e com taxas de juros bem competitivas, além da opção de solicitar online mesmo! Na maioria das vezes, o dinheiro cai rapidinho na conta.

Como a gente te contou antes, o dinheiro do empréstimo pessoal não precisa de um destino certo. O banco deposita a grana na sua conta e espera, apenas, que você pague o valor das parcelas na data combinada.

Muitos bancos perguntam o motivo pelo qual o cliente está solicitando um empréstimo. Afinal de contas, é dever da instituição financeira fazer uma análise criteriosa do seu perfil antes de disponibilizar o dinheiro na sua conta.

Além disso, você vai ter a liberdade de escolher a melhor data do mês para pagar as parcelas! Esta é uma das principais vantagens do empréstimo, ou seja, o poder de escolha.

Vantagens de fazer um financiamento

No financiamento, o dinheiro é liberado mais rápido, já que a finalidade do crédito é comprovada e o banco é quem faz a compra.

Além disso, as taxas de juros costumam ser mais baixas. Sabe por que? O banco utiliza o próprio bem financiado como garantia. Se você não pagar as parcelas, ele toma de você. Simples assim.

Sempre que existe uma garantia para o crédito, as taxas de juros costumam ser mais baixas. Isso porque o bem garante que o banco não sairá no prejuízo caso você não consiga fazer o pagamento.

Além disso, essa modalidade de crédito é a mais segura para realizar a compra de imóveis ou veículos atualmente. O próprio contrato com o banco vai te dar garantias que protegem o seu bem.

O que analisar antes de tomar um empréstimo ou financiamento?

Percebe que a escolha certa vai depender do seu objetivo? É ele quem vai apontar qual a melhor opção de crédito para você naquele momento. No entanto, existem algumas coisas que você deve analisar antes de contratar um empréstimo ou um financiamento!

Por exemplo, as taxas de juros! Existem modalidades que cobram mais e outras que cobram menos juros. Sempre faça a simulação do crédito para saber, exatamente, quanto você pagará em taxas e tarifas!

Só através da simulação do financiamento ou do empréstimo você vai saber qual é o Custo Efetivo Total (CET? da operação, que inclui seguros, juros e tarifas! Às vezes, os juros até são mais baixos, mas o CET é mais alto. Portanto, fique atento!

E aí, agora você já está craque e vai saber escolher entre as duas opções! Além disso, também está munido para escolher com sabedoria as melhores opções de empréstimos e financiamentos do mercado!

Em Alta

Aguarde…

0