Valores a Receber – Veja se você tem dinheiro esquecido no banco

Mais de 6 bilhões de reais estão esquecidos por cerca de 40 milhões de pessoas físicas e jurídicas no Brasil

Você sabia que existe dinheiro esquecido nos bancos? Pois é! O Banco Central, no início deste mês, autorizou o saque destes montantes em bancos, financeiras e cooperativas de todo o país.

Segundo o BC, autoridade monetária do país, muitos titulares de contas físicas e jurídicas possuem valores a receber. Será que você está dentro deste grupo? É muita gente!

De acordo com a autarquia, são mais de 38 milhões de pessoas físicas e mais de 2 milhões de pessoas jurídicas. A soma dessa grana esquecida chega aos 6 bilhões!

Quer saber se você tem alguma grana esquecida por aí e como fazer para resgatar esse dinheiro? Então venha conosco na leitura completa deste artigo e descubra.

Valores a Receber – O que é isso?

O SVR, ou Sistema de Valores a Receber, é uma plataforma online criada pelo Banco Central. Por ela, um consumidor pode fazer consultas para descobrir se tem dinheiro esquecido por aí.

A grana pode estar em uma conta no banco, consórcio ou até mesmo algum outro tipo de instituição financeira. O sistema mostra exatamente quanto eonde está o seu dinheiro. Abaixo, confira o que é possível consultar:

  • Contas poupança ou corrente encerradas;
  • Recursos não procurados por grupos de consórcios finalizados;
  • Tarifas cobradas de forma indevida;
  • Cotas de capital e rateio – sobras líquidas dos ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • Contas de registro de corretoras e distribuidoras que foram encerradas, mas têm saldo disponível;
  • Parcelas de operações cobradas indevidamente;
  • Outros recursos disponíveis para devolução em instituições financeiras.

Como consultar se tenho dinheiro esquecido?

A consulta é feita pela internet. Isso mesmo! Assim, você não precisa sair de casa para saber se tem algo a receber. O primeiro passo é acessar o site Valores a Receber.

Em seguida, você deve clicar no botão “consulte se tem valores a receber” e preencher o campo com o seu CPF e data de nascimento. No caso de pessoa jurídica, insira o CNPJ ao invés do CPF e data de abertura de empresa no lugar do nascimento.

Se você tiver valores a receber, o item “acessar SVR” vai aparecer e você deve clicar nele. Caso não tenha, será informado imediatamente por uma mensagem na própria tela do sistema.

Recebendo o seu dinheiro esquecido

Já tem uma conta no portal Gov.br? Se ainda não tem, é importante que faça, porque você vai precisar dela para solicitar o seu pagamento como pessoa Física.

Agora, se você tiver valores a receber registrados para pessoa jurídica, será possível acessar o sistema. No entanto, o seu CNPJ também precisa estar vinculado a uma conta no site do governo.

Faça login no site com a sua conta Gov.br! Agora, clique em “meus valores a receber”! Em seguida, aceite o temo de ciência e siga todas as orientações que serão dadas pelo sistema.

Confira abaixo todas as orientações que poderão aparecer no momento de solicitar dos seus Valores a Receber!

“Solicite por aqui”

Caso essa orientação apareça, o sistema vai pedir para que você selecione uma das suas chaves PIX em um dos campos obrigatórios. Você também vai precisar informar os seus dados pessoais nesta etapa.

Depois, informe o número para contato. Depois que fizer isso, o dinheiro vai cair na conta da chave PIX seleciona dentro de até 12 dias úteis.

Pode ser que o banco entre em contato por e-mail ou telefone. Esse contato serve para confirmar a sua identidade e faz parte do procedimento de segurança. No entanto, os agentes não pedirão nenhum tipo de senha pessoal – por isso, não forneça esta informação de maneira alguma.

“Solicite por aqui” sem chave pix para selecionar

Pode ser que a orientação apareça, mas sem a opção de selecionar uma chave PIX obrigatória. Em casos como este, você deve entrar em contato direto com o seu banco ou instituição financeira.

Neste contato, combine com o banco a melhor maneira de estar realizando o resgate do seu dinheiro esquecido. O lado negativo desta orientação é que ela não tem previsão para o recebimento do valor – portanto, certifique-se de combinar uma data limite durante o seu contato com o banco.

Nenhuma chave PIX disponível para seleção indica que você provavelmente não tem uma. Por isso, se quiser, crie a sua e volte para o sistema antes de solicitar o pagamento.

Opção “solicitar por aqui” ausente

Caso o sistema não ofereça a opção de resgate, entre em contato com o banco ou instituição financeira e informe o que está acontecendo. Assim como no caso anterior, você pode combinar a devolução.

No site da plataforma, você consegue salvar, imprimir e ainda compartilhar o comprovante com os dados dos seus valores a receber – até mesmo número de protocolo. Você consegue compartilhar o documento pelo celular, mesmo, diretamente para um aplicativo de mensagem como o Whatsapp!

Gostou deste artigo? Deixa o seu comentário pra gente!

Em Alta

Aguarde…

0