Afinal, o que é DV da conta? Saiba tudo sobre o Dígito Verificador

Entenda o que é, como localizar e qual a função do dígito verificador da sua conta

Também conhecido como algarismo de controle, o digito verificador ou DV é uma ferramenta de segurança utilizada por muitas instituições financeira. Ele aparece antes do número da conta, separado por um pequeno traço. Você já se perguntou sobre a utilidade desse dígito? Afinal, o que é o DV da conta e qual a função? No artigo de hoje, o blog CiClick te explica!

Primeiramente, vale lembrar que a gente também encontra o digito verificador na maioria dos cartões. Ele costuma vir na frente, emitido junto ao número da conta. O algarismo tem a função de validar os números das agências e contas durante as transações financeiras.

Como a gente sabe, para receber uma transferência que não seja do tipo PIX, é necessário enviar os dados bancários ao remetente – ou seja, a pessoa que vai transferir o dinheiro. Por isso, o DV ainda é muito solicitado hoje em dia!

A sua função é comprovar que os dados ali são válidos e correspondem a uma conta que existe de verdade. Mas, não é só isso! Continue com a gente para descobrir se o dígito verificador interfere no número da sua conta bancária e mais algumas funcionalidades do algarismo! Vamos lá?

O que é DV da conta e qual a sua função exatamente?

O dígito verificador ou DV é um algarismo de controle, ou seja, um mecanismo de autenticação! Como falamos um pouco mais cedo neste artigo, sua função é comprovar a existência da conta bancária.

Já sabe de qual digito estamos falando, não é? Aquele que, nos cartões, está separado do número da conta apenas por um traço! Para acessar o Internet Banking, por exemplo, você também precisa digitá-lo em um campo separado.

Pois bem! É graças a ele que uma instituição financeira consegue enviar uma transferência bancária para outra. O DV é quem comunica à instituição remetente que a conta do destinatário existe e que os seus dados são reais.

Na maioria das instituições, existe apenas um número no DV da conta. Mas, há exceções: alguns bancos contam com dois algarismos.Abaixo, confira como acontece o cálculo para se chegar no dígito verificador da sua conta.

Como é calculado o Dígito Verificador?

cartão com destaque para o dv

Este cálculo vai variar de acordo com a política de cada instituição financeira. Como mencionamos, bancos mais populares, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, costumam utilizar apenas um número no DV.

Mas, existem ainda aqueles bancos que utilizam dois algarismos como dígito verificador. Alguns exemplos são o HSB, o Banrisul e o Citibank!

No entanto, existe uma maneira comum de calcular esse número. Ela é a mais adotada pelos bancos e consiste em multiplicar os números da conta, dividindo-os por 11 em seguida.

O que sobra dessa divisão é subtraído de 11. Assim, o resultado final da operação se torna o dígito verificador ou algarismo de controle.

Existem outras maneiras, ainda mais complexas, para se chegar ao número verificador. Lembra que, muitas vezes, o DV está presente tanto nas contas, quanto nas agências?

Sim, alguns bancos tradicionais também utilizam o DV para identificar a agência de origem daquela conta bancária para qual a transferência será realizada. O Banco do Brasil é um deles.

O DV interfere na conta bancária?

Não! O DV não exerce qualquer tipo de interferência na conta bancária, seja ela corrente, poupança ou conta PJ. A sua única função é ser um mecanismo de autenticação da mesma!

O banco que efetuará a transferência para outra instituição financeira precisa se certificar da autenticidade da conta para qual está enviando o dinheiro de seus clientes. Afinal, ele é o responsável por aquela operação.

Por isso, é necessário inserir o dígito verificador da conta em todas as operações de transferência e depósito para poupanças e contas correntes.

É esse pequeno algarismo que torna a operação segura. Como se trata de um mecanismo de autenticação de agência, conta e titularidade, muitas fraudes são evitadas diariamente graças à ele.

E quando a conta tem 2 DVs?

A gente te contou lá em cima que existem bancos com dois números verificadores, lembra? Os clientes do banco Banrisul, por exemplo, sabem do que estamos falando. É que suas agências e contas contam com dois algarismos de controle.

Quando isso acontece, o cliente pode ter problemas para inserir os dados bancários em alguns sistemas. Um exemplo é na hora de preencher notas fiscais eletrônicas ou inserir os dados no site da Receita Federal. É que as plataformas aceitam apenas um algarismo como DV.

Ainda bem que a solução é fácil e que a gente está aqui justamente para te contar o que fazer nessas ocasiões. Quando por ventura isto acontecer, considere apenas o segundo e último número como dígito verificador!

E aí, você já conhecida o DV da conta assim, tão profundamente? Então, que tal aproveitar para compartilhar tudo o que você aprendeu agora com os seus amigos e familiares, através das redes sociais? Aproveite também para conferir outros artigos valiosos sobre Finanças aqui no blog!

Em Alta

Aguarde…

0