Energia solar residencial – Vale a pena utilizar?  

Descubra se vale a pena adotar o sistema de energia solar residencial

A energia solar é algo que chama atenção, principalmente, em tempos onde a sustentabilidade e economia se fazem essenciais. Se você está se perguntando se utilizar energia solar vale a pena, este artigo é pra você.  

Bem, a energia solar é abundante, renovável e limpa. A tecnologia que a capta é tão eficiente, que pode suprir o consumo de energia de uma residência inteira. O resultado disso é uma conta de luz muito mais barata.  

Aderir ao sistema é bem simples. Se produzir a sua própria energia a partir de um sistema de captação de energia solar te parece interessante, não deixe de fazer a leitura completa deste conteúdo.  

Não é à toa que milhares de pessoas estão aderindo ao sistema de energia solar! Saiba mais sobre ele e descubra se vale a pena fazer o investimento aí na sua casa!

A energia solar residencial vale a pena?  

Vamos responder já de cara que sim, a energia solar residencial vale muito a pena. Sabe por que? A sua conta de luz vai chegar bem mais barata, com um valor cerca de 95% mais baixo do que o você paga hoje.  

Por esse mesmo motivo, propriedades que contam a tecnologia valorizam bastante! Logo, ao investir nela, você investe também no seu imóvel.  

Atualmente, a energia solar é a terceira mais importante fonte de energia renovável do mundo inteiro. A alternativa, que é limpa e sustentável, já está sendo utilizada em mais de 100 países ao redor do mundo.  

Sem contar que esse tipo de tecnologia pode ajudar a diminuir os impactos do aquecimento global. Portanto, podemos dizer com todas as letras que sim, adquirir energia solar vale a pena, ainda mais agora, que ela está mais acessível do que nunca.  

Energia solar residencial – O que é?  

A energia solar residencial é, na realidade, uma tecnologia que gera energia elétrica a partir dos raios de sol. Ela funciona através de placas solares que contam com captação fotovoltaica.  

Os resultados de quem a tem são diminuições significativas na conta de luz! Colocar energia solar residencial garante autonomia elétrica nas casas! A tecnologia, cada vez mais, cresce e se torna uma realidade no país.  

Quais são as vantagens da energia solar residencial?  

O primeiro ponto positivo de instalar energia solar na sua casa é que você, agora, estará utilizando uma energia sustentável. Energia solar não emite gases poluentes, o que a torna interessante para a preservação do meio ambiente.  

Como a energia solar preserva os recursos naturais? Bem, a fonte da geração de energia, neste caso, o sol, não é nociva para a natureza!  

A gente já mencionou, mas vale a pena tocar neste ponto novamente: a energia solar é inesgotável e gratuita. Portanto, a redução na sua conta de luz será de até 95% do valor que você paga atualmente.  

É fundamental que você saiba que para ter os equipamentos necessários, precisará investir um valor. Acontece que eles duram muitos e muitos anos, logo, você recupera o valor investido rapidamente.  

Por proporcionar tantas vantagens, o valor do seu imóvel também sobe por causa desse investimento. De acordo com estudos, o fato de possuir energia solar valoriza o valor de um imóvel em até 30%!  

A porcentagem pode aumentar, viu? Como o sistema tem ficado mais popular, a tendência é que as casas que o contenham passem a valer cada vez mais.  

Quanto custa a energia solar?  

Saber o custo é essencial na hora de saber se instalar energia solar na sua residência vale a pena ou não. Não existe um valor único, e o investimento depende de diversos fatores. 

O primeiro é a altura do imóvel, por conta do risco de instalação. Em seguida, é importante saber em qual tipo de cobertura ou telha será instalado o material.  

A qualidade dos painéis também influenciam, assim como a do inversor. Quanto melhor for o equipamento, maior será o custo da sua aquisição.  

A potência também influencia bastante. Quanto mais potência, maior o valor. Estes valores normalmente iniciam em cerca de R$ 10 mil, podendo chegar até a casa dos R$ 200 mil, a depender da capacidade do equipamento.  

4 passos para instalar energia solar 

Está decidido e realmente deseja instalar energia solar? Confira abaixo 4 passos essenciais para seguir nesta etapa inicial. Vamos lá?  

1. Compreenda bem a sua conta de luz  

Quais são as necessidades da sua casa quando o assunto é energia elétrica?  

Entender a sua conta de energia é fundamental, para ter certeza do consumo médio de kWH do seu lar. É assim que você vai saber como calcular a potência necessário do sistema que você pretende comprar.  

2. Saiba onde o sol bate  

A energia elétrica solar pode ser produzida até mesmo em dias nublados, sabia? No entanto, é importante fazer a instalação das placas em um local com muita incidência solar! Com isso, faz-se extremamente importante verificar a localização do seu imóvel, geograficamente falando.  

3. Contrate uma empresa confiável  

A qualidade do serviço influencia diretamente na qualidade da energia solar que a sua casa vai ter. Por isso, busque por um serviço que tenha recomendações!  

4. Faça a homologação junto à distribuidora  

Quem decide instalar energia solar deve ter autorização da distribuidora de energia da região.  

É assim que as adaptações recomenda das no relógio serão feitas, e você conseguirá a economia na sua conta de energia.  

O que você achou deste artigo? Conta pra gente nos comentários! Não esquece de compartilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares através das suas redes sociais!  

Em Alta

Aguarde…

0