Estorno no cartão de crédito: Quando e Como solicitar?

Saiba em que situação é possível pedir o estorno de uma compra no seu cartão de crédito e como proceder 

Não é incomum: o consumidor realiza uma compra online no cartão de crédito e o produto nunca chega, vem com algum defeito ou é bem diferente do que aparentava na foto. E agora, o que fazer? A melhor saída para esse e outros problemas semelhantes é cancelar a compra e solicitar o estorno do valor no cartão de crédito o quanto antes!

Em outras palavras, o estorno no cartão de crédito é a devolução do valor pago ao comprar um produto ou utilizar um serviço. No artigo de hoje, queremos te deixar por dentro de tudo que envolve o assunto. Assim, você saberá exatamante como agir quando precisar lançar mão dele. É importante se manter informado, pois essa necessidade pode surgir para todos, a qualquer momento.

Quer saber como fazer o estorno do cartão de crédito e recuperar a grana que você gastou em vão? Descubra todas as situações onde é possível reaver o dinheiro e como realizar o estorno na leitura deste artigo!

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O que é o estorno do cartão de crédito?

dinheiro recuperado com estorno do cartão de crédito

Como mencionamos acima, estorno é o nome que damos ao retorno de fundos, normalmente realizado ao consumidor por um erro da loja ou do estabelecimento onde o mesmo fez as compras. Às vezes, também acontece por erros do banco ou da instituição financeira.

Portanto, o estorno de cartão de crédito acontece quando o consumidor pagou pelas compras em questão com o seu cartão de crédito. É, simplesmente, a devolução do dinheiro que você gastou.

Pode ser por desistência da compra, algum erro no valor que está sendo cobrado, não importa. Mas, de toda forma, o estorno do cartão de crédito deve ser solicitado no mesmo dia, diretamente com o estabelecimento.

Apesar de o estorno de cartão de crédito ser um direito do consumidor, na maioria dos casos onde ele é solicitado, o dinheiro não volta no mesmo dia. Normalmente, o processo pode demorar dias, semanas e até meses.

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E se a loja negar o meu estorno?

Caso a loja onde você fez a compra não colabore e recuse o estorno, é seu dever informar à operadora do cartão de crédito sobre o impasse. Ela não tem autonomia para estornar o valor que você gastou. Porém, podem intermediar, buscar uma solução diplomática para o problema junto ao estabelecimento.

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Como mencionamos anteriormente, o estorno em si pode demorar um pouco para acontecer. Mas, caso o cliente esteja dentro dos critérios da lei que exijam a devolução do dinheiro, tudo deve ocorrer normalmente.

No entanto, se o seu pedido de estorno no cartão de crédito for negado mesmo com o intermédio da operadora, procure o Procon e procure um advogado.

E se eu for vítima de fraude?

O estorno de cartão de crédito para vítimas de fraude é feito entrando em contato com a operadora do cartão de crédito. Muitas vezes, a gente não reconhece uma compra feita com o nosso cartão. Pode acontecer, caso ele tenha sido clonado, ou alguém tenha roubado os seus dados.

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Mas, fique atento, pois o nome que aparece na fatura nem sempre é o mesmo do estabelecimento. Então, confira direitinho se não foi você ou algum familiar que efetuou a compra não reconhecida.

Todo mundo usa o cartão de crédito. Ele traz muitas vantagens e facilidades pro nosso dia a dia. Mas, com a sua popularização e o crescimento das compras online, as fraudes relacionadas a eles começaram a acontecer com uma certa frequência.

Esteja atento para a segurança do seu cartão. Confira o artigo que escrevemos sobre como se proteger de fraudes!

Como solicitar o estorno de cartão de crédito?

passo a passo para pedir estorno do cartão

Basicamente, existem 3 situações onde é possível solicitar o estorno de cartão de crédito:

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  1. Erro na fatura: o local onde a compra foi realizada, físico ou online, é o responsável por estornar o valor e fazer uma cobrança nova, dessa vez com o valor correto.
  2. Cancelamento da compra online: sabia que você tem até 7 dias para se arrepender de qualquer compra realizada pela internet? Para solicitar o estorno no cartão de crédito, entre em contato direto com a empresa para cancelar o envio do produto e estornar o valor.
  3. Desistência de compra física: Você pode solicitar o estorno no cartão de crédito se perceber que a peça veio com defeito e não quiser trocar por outra. Mas, na verdade, não existe uma lei que obrigue o estorno de compras presenciais, portanto, o lojista estará na razão caso se negue a devolver o valor.

Você já precisou solicitar o estorno do cartão de crédito alguma vez? Situações como essas são sempre uma dor de cabeça, mas quando estamos preparados e sabemos como contornar, as chances de sucesso são maiores!

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Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

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