Negativados podem fazer Fies? Descubra neste artigo!

Fique por dentro sobre quem poderá participar do Fies e saiba quais opções existem para quem está com o nome sujo.

A gente sabe que o estudante, na maioria das vezes, não tem muitos recursos! Na pandemia que estamos vivendo por causa do novo COVID-19, é muito normal encontrar estudantes negativados, sem dinheiro para realizar o pagamento das mensalidades relacionadas aos seus cursos superiores! 

É por isso que existem programas como o Fies, e também por esse motivo que muitos estudantes acabem recorrendo a esses tipos de financiamentos para conseguirem cursar o ensino superior. 

Anúncios


O Fies é o programa de financiamento de cursos superiores mais conhecido entre os existentes, além de ser uma ótima opção, já que o financiamento é fornecido através do Governo Federal. Por ser um programa federal, os juros são menores do que a grande maioria dos demais financiamentos! 

Isso acontece para que o estudante possa ter uma real oportunidade de crescimento através de um curso superior e pagá-lo de forma tranquila e acessível , com parcelas que caberão no seu bolso e condições que não irão gerar dívidas! 

A dúvida que viemos esclarecer aos nossos leitores hoje é: se eu estou negativado, conseguirei utilizar o Fies para cursar?  

Então se você quer saber se vai dar pra fazer o fies negativado ou não é quais são as demais opções do mercado, continue a leitura conosco! 

Anúncios


Sobre o Fies

Para quem não sabe, o fies é um financiamento para estudantes fornecido pelo Governo Federal. 

Ele foi desenvolvido para tornar o ensino superior acessível para mais brasileiros! 

Por causa do alto grau de inadimplência (estudantes que não pagaram pelo financiamento), o programa enfrenta problemas financeiros e dificuldades em fornecer financiamentos para um maior número de solicitantes. 

Anúncios


Para que haja a continuidade do programa, o governo atribuiu algumas regras. O que chamaremos de “novo Fies” agora é dividido em diversas modalidades. As mudanças, ao contrário do que se possa pensar, ainda fornecerá financiamentos para quem mais precisa.

A mudança principal é que agora, o programa irá fornecer financiamentos de valores diferentes, a depender da renda familiar de cada candidato! 

O Novo fies apresentará melhorias severas no que diz respeito a gestão de fundos, de acordo com o próprio Governo Federal. Isso deverá trazer uma maior sustentabilidade financeira, além de garantir com que o programa continue realizando o sonho de tantos brasileiros! 

A primeira modalidade do novo programa irá oferecer aos estudantes vagas com juros zero para quem tiver renda familiar de até três salários mínimos! 

Anúncios


Na segunda, cujo nome será P-fies, o foco é em estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos. Essa opção contará com fundos de bancos privados. 

Para conseguir um financiamento estudantil pelo Fies, é preciso estar com o ENEM em dia é ter um desempenho satisfatório. 

Posso fazer o Fies negativado? 

Não existe uma resposta concreta para essa pergunta. A aprovação do financiamento irá depender de diversos fatores que vão além de estar negativado ou não! 

Em diversas análises, quem está negativado consegue sim aprovação, mas existem outros critérios nos quais ele precisa estar encaixado em pelo menos um; São eles: 

-Estar matriculado em um curso de licenciatura

-Estar cadastrado como bolsista parcial do Prouni  (Programa Universidade para Todos) e se inscrever no Fies no mesmo curso. 

Anúncios


-Renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio. 

Para ter o financiamento aprovado, o estudante deverá optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo como fiador do contrato, além de selecionar uma universidade ou faculdade que aceite receber alunos que aderem a este financiamento. 

Quem já foi beneficiado pelo Fies não poderá realizar outro financiamento. Quem já concluiu algum curso superior, também não. Assim como quem não conquistou um bom desempenho no ENEM, Matriculados em instituições com nota do MEC inferior a 3, recebe bolsa do Prouni, inadimplentes no Programa de Crédito Educativo, quem tem matrícula trancada Ou pretende fazer EAD! 

Demais opções 

As bolsas de estudos são boas opções para quem quer estudar mas não pode pagar por seus estudos. Já que às bolsas não existe nada em relação a crédito ou análises de crédito, não é necessário se preocupar em estar ou não negativado. 

Algumas opções: 

Anúncios


SISU 

O Sistema de Seleção Unificada, o SISU, junto com o ENEM, oferece vagas dentro de universidades públicas em todo o território nacional. Ele foi criado pelo MEC. 

Prouni

Trata-se do Programa Universidade Para Todos, também desenvolvido pelo MEC, Que oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas, especialmente para estudantes de baixa renda. 

Quero Bolsa

Este é um programa de iniciativa privada que oferece bolsas de estudo parciais. 

Para se cadastrar é só entrar no site e consultar as universidades participantes. 

Anúncios


Educa Mais Brasil

Também privado, o programa Educa Mais Brasil tem parceria com as principais universidades particulares do Brasil. 

O programa pode cobrir até 70% do valor total do curso! 

Se este artigo foi útil para você, ele pode ser para os seus amigos e familiares também!

Então não esquece de deixar o seu comentário e de compartilhar esse texto nas suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0