Gastando demais? 7 filmes sobre consumismo para você refletir

Confira, neste artigo, 7 filmes para refletir sobre os prejuízos do consumo desenfreado

Você sabe o que significa consumismo? A palavra está atrelada ao consumo exacerbado de produtos que, na realidade, não precisamos. Quer entender melhor sobre o assunto e repensar os seus hábitos de compra? Então, vale a pena conferir a nossa lista com 7 filmes atuais sobre consumismo que você precisa assistir o quanto antes!

Pode parecer inofensivo, mas o consumismo é como uma droga, capaz de destruir vidas e famílias inteiras. No entanto, na nossa sociedade capitalista, as pessoas são cada vez mais “seduzidas” pela ideia de que comprar (ou seja, “ter”) traz satisfação, status e felicidade.

Depois que a revolução industrial aconteceu, aumentando a produção de quase tudo, o consumo se tornou uma grande parte do nosso dia a dia. E agora, com as compras online, tudo está a um simples “clique” de distância.

No artigo de hoje, queremos te fazer refletir a respeito dessa questão. Será que não estamos comprando muito além do que é realmente necessário? Que males o consumo desenfreado gera para o nosso planeta? E o que poderá acontecer com o nosso meio ambiente nos próximos anos?

Confira abaixo a nossa lista com 7 filmes sobre consumismo que te farão refletir a respeito do seu próprio consumo. Preparado? Então, vamos lá!

1 – Delírios de consumo de Becky Bloom

delírios de consumo de becky bloom fime sobre consumismo

Esta deliciosa comédia conta a história de uma jovem moça que tem um problema muito grave: ela é uma compradora compulsiva. Só que o destino dela muda quando uma revista de finanças a convida para ajudar leitoras a economizarem e serem controladas com seus gastos.

A crítica aponta para uma doença que começou a se desenvolver ainda quando ela era criança, ao entrar em contato com mulheres extremamente consumistas. Se você é dessas que não se controla na hora de passar o cartão de crédito, vale muito a pena aprender com as lições deste filme sobre consumismo.

2 – Wall-E

Que tal refletir sobre a quantidade de lixo que o consumismo provoca no mundo? Wall-E é um filme que dá para ser assistido pela família inteira, já que provoca reflexões poderosas tanto em adultos quanto em crianças.

Nosso país é o 4o maior produtor de lixos plásticos do mundo inteiro, sabia disso? Produzimos 1,52 toneladas de lixo toda semana. Neste filme, o mundo fica completamente inabitável de tanto lixo, o que leva os humanos a viverem no espaço, dentro de naves gigantes.

O personagem principal é o pequeno robô Wall-E, que ainda mora no planeta Terra. A sua principal atividade é compactar o lixo ali presente.

3 – Na Natureza Selvagem

Este filme conta a história de um jovem rico que não se identifica com a vida de luxos da sua família. Christopher, o personagem principal, deixa tudo para trás e foge de casa levando somente uma mochila nas costas.

Sem se importar com bens materiais, o jovem adulto sai em busca de autoconhecimento, frustrado com a sociedade completamente capitalista. Durante o filme, somos convidados a repensar o nosso relacionamento com o dinheiro e sobre o que, de fato, importa na vida.

4 – Clube da luta

Este filme é antigo, mas não fica velho nunca. Ele é uma crítica pura a respeito do consumismo e do capitalismo. Dentre as narrativas, estão frases motivacionais para deixar claro que não somos definidos pelo nosso emprego, tampouco pelo dinheiro que temos.

O consumo excessivo preenche diversos vazios em muita gente. É isso que poderemos observar neste filme clássico sobre consumismo!

5 – A história das coisas

Nesta série-documentário disponível na Netflix, é possível saber a história das coisas, como o próprio nome já diz. Um dos episódios da série é justamente sobre consumismo.

Nele, fica claro o quanto o consumismo exacerbado impacta negativamente no meio ambiente, situação que só piora com o passar dos anos. A cada dia, uma infinidade de resíduos tóxicos são despejados na natureza, o que afeta não somente o meio ambiente, como a nossa saúde de forma geral.

6 – O preço do amanhã

Este longa-metragem, estrelado pelo famoso cantor Justin Timberlake, conta a história de uma sociedade onde as pessoas só vivem até os 25 anos de idade. Depois disso, a sua vida depende da maior moeda de troca que existe: o tempo.

No filme, tempo, literalmente, é dinheiro! Existe um relógio na pele das pessoas, que está sempre em contagem regressiva. Ele expressa o tempo, ou seja, o dinheiro que o personagem ainda tem. E se esse “tempo” zerar, ele morre.

A reflexão é justamente essa: tempo é dinheiro. As críticas estão concentradas na desigualdade entre classes sociais.

7 – O custo verdadeiro

o custo verdadeiro filme sobre consumismo

Sabe os produtos que você compra por preços muito, mas muito baixos mesmo? O Custo Verdadeiro nos revela o que existe por trás de roupas com preços extremamente baratos!

Em outras palavras, você vai ficar por dentro da indústria fast fashion e entender as condições vivenciadas pelas pessoas que trabalham para que esses itens sejam comercializados por tão pouco.

Hora de maratonar! Então, pega a pipoca e se joga no sofá! Não esquece de contar pra gente quais foram os seus filmes sobre consumismo favoritos, combinado? Aproveite, ainda, para conferir nossa lista com filmes imperdíveis sobre Finanças!

Em Alta

Aguarde…

0