10 filmes sobre finanças que você não pode deixar de assistir

Prepara a pipoca e vem conferir a nossa lista com 10 filmes que vão te ensinar muito sobre dinheiro

Que tal se divertir e, ao mesmo tempo, adquirir importantes lições sobre dinheiro? Como educação financeira não é ensinada nas escolas e faculdades, a gente precisa dar o nosso “jeitinho” para aprender. Para tornar parte desse aprendizado mais leve e divertido, preparamos uma lista com os 10 melhores filmes sobre finanças que você não pode deixar de assistir!

O universo das finanças pode ser um pouco complicado de entender. No entanto, esse é um tema de muita importância! Sem educação financeira, a vida fica muito mais difícil, principalmente quando pensamos no futuro.

É preciso saber ganhar, gerir, poupar, investir e aumentar o nosso patrimônio. Afinal de contas, basta olhar em volta para perceber que precisamos de dinheiro para tudo: da alimentação diária até a realização dos nossos sonhos mais ousados!

Anúncios


Está preparado para aprender sobre gestão financeira e investimento de maneira leve e descontraída? Então, confira o nosso artigo até o final e não deixe de assistir esses 10 filmes sobre finanças que vão te ensinar muito!

1 – Até Que a Sorte Nos Separe

filme até que a sorte nos separe

Essa comédia brasileira vai te arrancar boas gargalhadas enquanto te ensina sobre a importância da educação financeira. No filme, Tino, interpretado pelo comediante Leandro Hassum, ganha na loteria e passa a ostentar a riqueza.

Sem planejamento financeiro, ele vê toda essa grana acabar, mas precisa esconder esse “pequeno” detalhe da sua esposa para salvar o seu casamento. Quer aprender sobre a importância de controlar os seus gastos?  Esse é o filme! Prepara a pipoca!

Anúncios


2 – Parasita

Esse filme foi o grande vencedor do Oscar em 2020. Ele ficou conhecido por denunciar a desigualdade econômica que assola a Coreia do Sul.

Na trama, uma família de coreanos vive em extrema pobreza, até que um deles consegue um emprego em um lar de elite. 

Anúncios


Enquanto os patrões viajam, os coreanos em situação de miséria se infiltram e passam a usufruir da mansão. E o resto a gente não pode contar, não é? Nada de spoiler!

3 – A Grande Aposta

Que tal conhecer a história dos investidores que ganharam dinheiro com a crise que derrubou Wall Street entre os anos de 2007 e 2009? O filme é baseado em uma história real, contada no livro “A Jogada do Século”, de Michael Lewis.

O dono de uma empresa aposta que o mercado imobiliário entrará em crise nos Estados Unidos. E a partir disso, a história vai se desenrolando. Quer saber se o filme é bom? Ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado!

Anúncios


4 – Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Você é uma compradora compulsiva? Não pode evitar passar o cartão ao menor desejo por algo? Se a resposta for sim, você se identifica com Becky Bloom, principal personagem dessa narrativa.

O filme mostra como a jovem Becky tenta se reerguer após afundar em dívidas por conta de tantas roupas, bolsas e sapatos! Ela vai precisar repensar muita coisa – e quem sabe você não repensa junto? Vale a pena assistir!

5 – Grande Demais Para Quebrar

Nesse filme dirigido por Curtis Hanson, você vai ficar por dentro do ponto de vista de um secretário do tesouro americano sobre um grande banco de investimentos que faliu em 2008.

A falência da instituição causou uma crise econômica mundial. Dá para acreditar? Você vai acompanhar as diversas tentativas para salvar esse banco! Para saber “qual”, você terá que assistir ao filme!

6 – Margin Call: O Dia Antes do Fim

A crise de 2008 no setor imobiliário dos Estados Unidos também é retratada nesse filme, que chegou aos cinemas em 2011. Ele mostra com detalhes como era a rotina dos grandes bancos um dia antes de tudo vir a tona.

Anúncios


Ele quase levou o Oscar de melhor roteiro original, mas tudo bem, continue sendo um ótimo filme para quem deseja aprender mais sobre finanças. Se você gosta de saber como as coisas funcionavam em Wall Street, vai dar bom!

7 – O Lobo de Wall Street

filme lobo de wall street

Um filme dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio não tem como ser ruim, concorda? O Lobo de Wall Street foi lançado em 2014 e conta a história de um corretor que lucrou muito, muito dinheiro.

Desempregado, o personagem principal, interpretado por DiCaprio, abre uma empresa onde vende papéis de baixo custo para investidores. Porém, o negócio deslancha, e assim a trama acontece. Um filme empolgante que tem muito a ensinar sobre finanças. Não deixe de assistir!

Anúncios


8 – O Capital

Imagina só virar o CEO de uma empresa do nada, ganhar um bônus milionário por isso e ter acesso a jatinhos particulares e hotéis de luxo? É isso que acontece com o personagem principal do filme “O Capital”.

A trama retrata como as potências mundiais se relacionam financeira e politicamente. Interessante, não é? Pois, saiba que vale mesmo a pena conferir.

9 – Fome de Poder

Gosta dos sanduíches Mc Donalds? Então, que tal conhecer a história por trás do crescimento da maior rede de fastfood do mundo e, de quebra, ainda aprender muito sobre dinheiro e finanças?

Fome de poder conta a história de um pequeno vendedor que conseguiu transformar o seu pequeno negócio em um império do comércio alimentício.

10 – A procura da Felicidade

Estrelado por ninguém menos do que Will Smith, esse filme é baseado em uma história real. Ele narra a vida de um empreendedor que se funda, inclusive financeiramente, após a morte da sua esposa. Ele perde, literalmente, tudo: dinheiro, carro e casa. Simples assim.

Anúncios


Com um filho pequeno e muitas contas para pagar, o personagem precisa se reerguer e criar um futuro diferente. Para reestruturar a vida financeira, ele tem muito trabalho a fazer.

Antes de assistir, prepare a pipoca e separe uma caixa de lenços. Você, com certeza, vai se emocionar!

Gostou de conhecer esses 10 filmes incríveis sobre finanças? Acha que ele pode ajudar alguns de seus amigos? Então, não perde tempo e compartilha as indicações nas suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0