5 provas da importância da educação financeira na vida do cidadão

Descubra, neste artigo, o impacto da educação financeira na vida de cada indivíduo

Utilizar o dinheiro com sabedoria deveria ser um dos pilares da vida. O problema, no entanto, é que pouco se fala sobre o papel da educação financeira para o nosso sucesso individual. Assim, por pura falta de informação, muitos de nós crescemos ser dar o devido valor ao assunto. E, claro, sofremos com as inúmeras consequências disso na vida adulta. No artigo de hoje, vamos te apresentar 5 provas da importância da educação financeira na vida do cidadão.

Quando se fala em educação financeira, realmente existe um debate. Este é um assunto que causa preocupação, uma vez que a maior parte dos brasileiros não está educada financeiramente. Não dá para entender como esse assunto ainda não virou matéria escolar. Mais de 60% do nosso povo está inadimplente, ou seja, tem dívidas em seu nome.

A educação financeira na vida do cidadão significa liberdade para escolher, e não deixar que o dinheiro disponível escolha por ele. É através dela que organizamos as nossas contas, aprendemos e cultivamos o hábito de investir, e passamos a tomar decisões melhores em relação ao nosso dinheiro.

Anúncios


Além disso, a importância da educação financeira na vida do cidadão é tema de provas de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares. A relevância do tema e o seu impacto na vida das pessoas é inegável!

Deseja melhorar significavelmente a sua qualidade de vida? Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final. Você irá descobrir, de fato, qual é a real importância da educação financeira na vida do cidadão.

O que é, de fato, Educação financeira?

Todos deveriam saber como fazer bom uso do próprio dinheiro. A importância da educação financeira na vida do cidadão é algo evidente. Afinal, precisamos de dinheiro para quase tudo na vida.

Ter mais dinheiro e mais poder de compra está nos desejos de todos. Mas, como adquirir habilidades para fazer escolhas certas e melhorar a nossa vida financeira?

A educação financeira pode ser descrita como o processo pelo qual as pessoas aprimoram os seus conhecimentos sobre termos, riscos e produtos financeiros. O conceito foi estabelecido pela OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Não se pode ignorar a importância da educação financeira na vida dos cidadãos. Utilizando o dinheiro de maneira saudável e sustentável, promovemos o progresso de toda a nação.

Anúncios


5 fatos que comprovam a importância da educação financeira na vida do cidadão

casal estudando educação financeira

Cada vez mais as pessoas se perguntam por que a educação financeira ainda não é ensinada nas escolas. Aprendemos sobre uma variedade enorme de assuntos, mas nada é ensinado sobre um dos mais importantes.

Anúncios


Afinal de contas, como já mencionamos, o dinheiro vai nos acompanhar até o fim da nossa vida. É com grana que a gente realiza os nossos sonhos, tem acesso a moradia, comida e tantas outras coisas importantes.

Justamente por isso que não dá para negar a importância da educação financeira na vida do cidadão. Mas, para entender melhor esse grau de importância, vamos conferir com atenção os tópicos abaixo.

Anúncios


1 – Ajuda a manter o controle sobre o dinheiro

Ter o controle do seu dinheiro vai te garantir mais segurança. Guardar uma parte do que ganha, ao invés de gastar tudo por impulso, vai te permitir realizar investimentos que aumentem o seu patrimônio.

É evidente que o dinheiro pode trabalhar para nós. Mas, para isso, ele precisa existir, não é verdade? Se gastarmos tudo, não sobra nada para investir.

2 – Afasta as dívidas

Mais cedo neste artigo, a gente te contou que mais de 60% da população brasileira está inadimplente, lembra? É bem provável que você seja uma dessas pessoas, inclusive. Se não for, você está do lado da minoria.

A educação financeira afasta as dívidas. Com o seu orçamento organizado através de planejamentos financeiros, você poderá quitar os débitos que ainda tem e adquirir as habilidades para nunca mais ficar devendo novamente.

3 – Te faz gastar de forma consciente

Você conhece alguém que ganha super bem, mas está cheio de dívidas? Essa pessoa não tem educação financeira. É que a chave não está exatamente em quanto se ganha. Mas, sim, em como se gasta.

A importância da educação financeira na vida do cidadão é tamanha, que a falta dela afeta negativamente a vida. Até a daquelas pessoas que ganham ótimos salários.

Anúncios


4 – Te faz investir melhor

Não adianta:quem quer ser bem sucedido nas finanças, precisa adquirir o hábito de investir. E com educação financeira, é possível investir bem melhor.

Muitos brasileiros começam a investir, mas sem o conhecimento dos riscos de cada investimento, o fracasso é certo.

A importância da educação financeira na vida do cidadão está diretamente ligada a saber utilizar os seus recursos da melhor forma.

5 – Melhora a qualidade de vida

A educação financeira na vida do cidadão promove mais qualidade de vida. Sem dívidas e com dinheiro sobrando, há tantas coisas que  podemos fazer!

Anúncios


Sabe aquele sonho que você deseja realizar? Muito provavelmente, ele custa um bom dinheiro. Que alegria seria tirá-lo do papel, não é mesmo?

Ter conhecimento de como utilizar bem o seu dinheiro vai te possibilitar alcançar metas e objetivos.

Afinal, qual a importância da educação financeira na vida do cidadão?

Resumindo, podemos afirmar que a educação financeira é o caminho para conquistar boa qualidade de vida, alcançar a liberdade, ter independência, saber investir e aumentar o patrimônio. Logo, podemos também afirmar que a sua importância na vida do cidadão é imensurável.

Todos querem liberdade financeira. Na verdade, todos querem liberdade e, na grande maioria das vezes, o bom uso do dinheiro pode nos proporcionar isso. Mas, como educar-nos financeiramente?

Anúncios


Bem, primeiramente, continue acompanhando o Blog CiClick e lendo os nosso arquivos. Somos um blog criado para auxiliar na formação do seu conhecimento financeiro. Ou seja: é para isso que estamos aqui.

Faça bom uso dos nossos artigos e comece, ainda hoje, a construir a base da sua educação financeira. Além disso, você pode encontrar diversos conteúdos gratuitos sobre o tema no Google, Youtube e até mesmo no Instagram.

A importância da educação financeira na vida do cidadão é tamanha, que há uma espécie de corrente digital a favor dela. Quanto mais cidadãos educados financeiramente, mais desenvolvimento econômico e social. Portanto, não fique aí parado! Compartilha este conteúdo com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0