Saiba TUDO sobre o INSS para autônomo

Aprenda como ter acesso aos direitos trabalhistas e contribuir com o INSS de maneira autônoma

No Brasil, mais de 24 milhões de pessoas trabalham de forma autônoma. É muita gente, mesmo! Com a crise econômica e os empregos caindo, a tendência é que cada vez mais brasileiros escolham o caminho do empreendedorismo. E uma dúvida comum que surge nessa hora é: afinal, como funciona o INSS para autônomo?

O trabalhador autônomo não tem vínculo empregatício. Ele presta serviço a pessoas e empresas, como o nome já diz, de maneira autônoma, independente. Esse profissional tem nas mãos as suas escolhas com total autonomia profissional e econômica.

Você é ou conhece alguém que ficou recentemente desempregado e decidiu se tornar autônomo? Saiba que vocês têm direito a benefícios do INSS, assim como quando tinham carteira assinada. No entanto, as regras a cumprir, agora, são diferentes.

É normal se preocupar com o futuro e com a sua aposentadoria. Portanto, continue a leitura deste artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre o INSS para autônomos!

INSS para autônomos: Como funciona?

Como mencionamos anteriormente, o profissional que trabalha de maneira autônoma também tem acesso aos direitos trabalhistas. É por esse motivo que o INSS para autônomos existe!

A contribuição, neste caso, é realizada individualmente. Essa quantia mensal vai te garantir os benefícios do INSS, inclusive aqueles destinados às situações onde você pode vir a não conseguir mais trabalhar.

Aposentadoria por tempo de contribuição, salário maternidade, auxílio reclusão, salário família, auxílio acidente, aposentadoria por idade e invalidez, reabilitação profissional, auxílio doença e pensão por morte. Estes são os benefícios cobertos pelo INSS para autônomo!

A função do INSS para autônomo vai além de te pagar a aposentadoria. Ele te assegura de outros direitos trabalhistas, antes só acessíveis através da carteira de trabalho. Digamos, por exemplo, que você sofra um acidente: ao contribuir, você poderá se recuperar em casa e receber o auxílio-acidente.

Como contribuir com o INSS para autônomo?

Você precisa estar inscrito no PIS, o Programa de Integração Social, para se transformar em um contribuinte individual e ter acesso ao INSS para autônomos. Para isso, basta acessar o portal www.dataprev.gov.br e clicar em “inscrição”. Em seguida, selecione “filiado” e preencha todos os dados solicitados até que seja emitida a numeração do seu PIS.

Uma vez inscrito no PIS, acesse o site do INSS e escolha qual é o tipo de contribuição que você deseja. No plano simplificado, você contribui com 11% de um salário mínimo, mensalmente, para ter direito à quantia inteira na sua aposentadoria.

No plano normal, o autônomo pode contribuir com até 20% de um salário mínimo ou do teto da previdência. Neste caso, o valor da aposentadoria varia de acordo com a sua renda, mas você, com certeza, terá direito a benefícios extras.

Feita a sua escolha, chegou a hora de pagar a Guia da Previdência Social, a famosa GPS. O preenchimento pode ser de forma online ou manual, você é quem escolhe. Dirija-se até uma lotérica e faça os pagamentos da sua contribuição até o dia 15 de todo mês.

Como saber o número do meu PIS?

Você só vai conseguir acessar o INSS para autônomo se souber o número do seu PIS. Muita gente não sabe, mas isso é simples de resolver. Você vai precisar, apenas, do seu CPF.

Primeiramente, acesse o site do Meu INSS e clique em “entrar com gov.br”. Em seguida, digite o seu CPF para fazer o cadastro ou continuar.

Agora, coloque a sua senha e clique em “meu cadastro”. Pronto, você verá todas as informações a respeito do PIS no canto esquerdo superior da sua tela.

Vale a pena contribuir com o INSS para autônomo?

app da previdência para pagar inss como autônomo

Sim! Principalmente depois de saber todos os benefícios aos quais você terá acesso como contribuinte. São direitos trabalhistas importantes dos quais não se deve abrir mão, pois podemos precisar deles futuramente.

Cada um tem os seus próprios planos para os dias que virão. Mas, não podemos esquecer que a velhice, um dia, chega. Neste momento, é importante termos recursos financeiros para dar continuidade ao nosso padrão de vida.

Portanto, agora que você já sabe que o INSS para autônomos é uma realidade e como se tornar um contribuinte, não perca mais tempo. Ter acesso aos benefícios que citamos neste texto é preocupar-se com o seu futuro e com o futuro de todos que dependem diretamente de você.

Este artigo foi útil para você? Então, não se esquece de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais. Assim, cada vez mais pessoas saberão que o INSS para autônomo existe e poderão se tornar contribuintes, garantindo a própria aposentadoria.

Em Alta

Aguarde…

0