Tudo sobre o jeito Peter Lynch de investir com sucesso

Conheça as técnicas utilizadas pelo grande investidor para alcançar rendimentos acima da média

É impossível falar sobre investidores de sucesso e não mencionar Peter Lynch. O norte-americano não só entrou para a história como um dos maiores nomes do ramo, como a sua técnica é utilizada até hoje por investidores do mundo todo. Neste artigo, vamos te explicar em detalhes como funciona o jeito Peter Lynch de investir.

Após gerar rendimento acima do mercado para a carteira do fundo Fidelity Magelan em 1977, Peter Lynch, começou a ficar conhecido em território americano. Seu desempenho seguia princípios simples, mas evidentemente eficazes, como mostravam os seus resultados.

A sua filosofia de investimento segue três princípios básicos. Falaremos sobre eles mais adiante. O importante agora é você saber que, para investir corretamente, é preciso aprender com quem sabe. E Peter Lynch, sem dúvidas, sabia.

Anúncios


Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar a você o jeito Peter Lynch de investir. Não deixe de conferir e aproveite a oportunidade para aperfeiçoar ainda mais os seus investimentos.

Peter Lynch e sua filosofia de investimento

Assim como grande parte dos investidores de sucesso, Peter Lynch reuniu diversos de seus conhecimentos em livros que escreveu. Mas, se você acha que é preciso ler algum deles para entender a filosofia desse investidor de sucesso, está enganado.

Peter nunca teve problemas em passar o seu conteúdo gratuitamente para qualquer pessoa interessada. É por isso que existem muitos ensinamentos dele disponíveis de forma gratuita na internet, como este artigo que você está lendo agora!

A filosofia de investimentos de Lynch segue 3 premissas básicas: invista no longo prazo, estude os seus investimentos e invista em negócios que você consegue entender.

Anúncios


A seguir, vamos detalhar essas premissas para que você entenda bem cada uma delas. Assim, você poderá aplicar o jeito Peter Lynch de investir na sua rotina de investimentos e prosperar. Vamos conferir?

Os três princípios para o sucesso

premissas do jeito peter lynch de investir

1. Invista no Longo Prazo

Anúncios


Peter Lynch costuma dizer que ações são previsíveis em longos períodos. Por isso, investimentos devem ser feitos pensando no longo prazo!

Lynch nunca foi atrás das tendências do mercado. Se uma empresa apresenta crescimento, o ideal é manter a ação na carteira.

Um estudo feito e apresentado por Lynch mostrou que apostar em tendências do mercado, focadas no curto prazo, não garante resultados acima de média.

Por outro lado, comprar ações com objetivos específicos e mantê-las no longo prazo pode sim, ampliar os rendimentos de um investidor.

Anúncios


Portanto, escolha os seus investimentos com cautela. Mantenha os seus objetivos no longo prazo, e compre as ações que, em um período de tempo maior, te aproximarão deles.

Sabe o que é e como usar o melhor home broker para investir na Bolsa de Valores? Aproveite para conferir nosso artigo sobre o assunto!

2. Estude os seus investimentos

Investir bem é sinônimo de estudo e aprofundamento a respeito dos seus investimentos. Peter Lynch costuma dizer que todo investidor precisa fazer a sua “lição de casa”. Ou seja, conhecer bem o território onde se está pisando.

Muitos acham um negócio promissor é equivalente a um bom investimento. Mas, nem sempre isso será uma realidade. Lynch sempre deixou claro que o seu sucesso nos investimentos era fruto das pesquisas rigorosas que fazia sobre as empresas.

De acordo com ele, você deve analisar qual o percentual de vendas daquele produto (ação) dentro da empresa em que você está interessado. Se a participação do produto no total das vendas for pequena, ele pode não ser um bom investimento.

Anúncios


Outro conselho de Peter Lynch é que você sempre confira as dívidas da empresa a qual pretende comprar ações. Certifique-se de não sejam muitas, pois, do contrário, pode sair perdendo.

Por ultimo, sempre verifique quais são as expectativas do mercado para o futuro da ação a qual você está interessado em comprar.

3. Invista em empresas que você consegue entender

No cotidiano, observando as notícias, é possível encontrar empresas promissoras para se investir. O próprio Lynch afirma que a maioria das ações mais rentáveis em que investiu foram descobertas de forma simples.

Boa parte do mercado de ações corresponde a produtos que solucionam problemas ou dores da população. Ou seja: produtos que as pessoas consomem. Logo, tornam-se bons investimentos.

Todos somos capazes de fazer análise sobre o que entendemos bem. Por isso, se você deseja seguir os passos de Peter Lynch, procure investir em empresas que você conhece e em negócios que você consegue entender.

Anúncios


Quanto mais você souber sobre a empresa e seus produtos, melhor! Não faz sentido investir em algo que você não conhece, por mais que esteja na moda.

E aí, o que você achou do jeito Peter Lynch de investir? Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Seja um agente de informação, levando conhecimento aos seus amigos e familiares!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta