Leasing vale a pena? Entenda como a modalidade funciona

Fique por dentro de tudo sobre a modalidade e descubra se ela é uma boa opção para você

Você já ouviu falar na palavra leasing? Muita gente não! Se você está no grupo de pessoas que ainda não sabe do que se trata ou tem dúvidas se vale a pena, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos te contar o que é leasing, como ele funciona na prática e onde contratar.

O leasing é uma operação de crédito! Pode ser parcelamento, empréstimo, financiamento… Funciona como uma espécie de “aluguel”. Mas, ao final do contrato, existe a opção de compra.

Se tanta gente ainda não sabe nem ouviu falar no leasing, quem dirá nas suas particularidades. Mas, não se preocupe, é para isso que estamos aqui. Queremos que você saiba como esse tipo de crédito funciona, pois ele pode ser uma boa opção para o seu bolso.

Anúncios


Também conhecida como locação financeira ou arrendamento mercantil, a operação vem tomando espaço no mercado financeiro.  Preparado para saber exatamente o que é o leasing, suas vantagens e detalhes? É só acompanhar este artigo até o final. Boa leitura!

Leasing: o que é isso?

O arrendamento ou leasing, como é conhecido, é tipo um aluguel. Funciona basicamente assim: Existe o arrendador, que é o dono do bem específico; e o cliente ou arrendatário, que é quem vai alugar o bem por um determinado período de tempo.

É possível fazer leasing com imóveis, carros, motos, terrenos. Enfim, todo o tipo de bem de valor! Só que não funciona como em um aluguel comum. Ao final de um contrato, o cliente tem a opção de realizar a compra do bem, usando o valor que já foi pago durante a vigência do contrato mais uma quantia residual.

Está pensando em adquirir um imóvel? Conheça o consórcio de imóveis da Gazin

Esse é um acordo firmado entre as partes. Resumindo: o cliente aluga um carro, imóvel ou outro bem e, ao fim do contrato, restam a ele três opões: compra, devolução ou renovação.

Anúncios


O leasing pode ser contratado tanto por pessoas físicas, como por pessoas jurídicas (empresas). Com certeza, você já percebeu que esse tipo de crédito é diferente dos demais, não é mesmo? Mais uma opção na mesa dos produtos financeiros!

Conheça os 2 tipos diferentes de leasing

tipos de leasing
Anúncios


A resolução 2.309, do Banco Central, é responsável por consolidar todas as normas em relação a operações de leasing. De acordo com ela, existem dois diferentes tipos de leasing no mercado: o financeiro e o operacional. Abaixo, confira as principais características de cada um deles!

Financeiro

O leasing financeiro é um contrato com prazo mínimo. Geralmente, de dois a três anos. E quando o acordo termina, o bem pode ser comprado, descontando do total a quantia que já foi paga ao longo dos meses vigentes do contrato.

O cliente que contrata um leasing é chamado de arrendatário. Ele, por sua vez, fica responsável pelo bem e pela sua manutenção.

Esse é o leasing que mais se aproxima de um financiamento, por existir um bem como garantia do “empréstimo”.

Anúncios


Operacional

O leasing operacional também tem um prazo mínimo, mas ele é menor: apenas 90 dias. No fim do contrato, o bem também pode ser comprado, mas os valores já pagos não entram na conta: não é residual, como no leasing financeiro.

E, diferentemente do anterior, a responsabilidade pela manutenção do bem durante a vigência do contrato pode ser do arrendatário ou do arrendador. Isso deve ser combinado entre as partes antes da assinatura do contrato.

Dica Bônus – Conheça a BBC Leasing

A BBC Leasing é a maior operadora logística rodoviária do nosso país. Para tornar caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos mais acessíveis para a população de caminhoneiros e pequenos empresários, ela oferece o serviço de arrendamento mercantil, o leasing!

A proposta é realizar um processo de inclusão social desses trabalhadores. E, assim, contribuir para o crescimento sustentável do setor na economia brasileira.

Se você está precisando de um veículo, saiba que pode conseguir um bom contrato de arrendamento mercantil através da BBC Leasing. No site oficial da empresa, você faz a simulação do seu leasing e verifica se as condições oferecidas estão dentro do seu orçamento mensal. Portanto, não deixe de passar por lá!

Anúncios


Como fazer um leasing com a BBC?

Primeiramente, acesse o site da BBC Leasing e clique na opção “simulador”. Em seguida, você deverá preencher os campos indicados com as informações solicitadas para realizar a simulação do seu arrendamento.

É possível arrendar caminhões, automóveis, ônibus, máquinas e equipamentos, por exemplo. Para isso, você precisa ser caminhoneiro ou proprietário de uma micro ou pequena transportadora.

Ao final do contrato com a BBC, você escolhe se substitui o seu veículo ou se liquida o contrato e passa a ser o proprietário do bem. Simples assim!

Ah, no caso, o tipo de leasing oferecido pela BCC é o financeiro!

Portanto, não perca tempo: acesse o site da BBC e faça já a simulação do seu arrendamento.

Anúncios


Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhar com os seus amigos e familiares através das suas redes sociais?

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0