Mãe empreendedora: 7 ideias para conciliar filhos e carreira

Encontre equilíbrio entre vida profissional e pessoal enquanto gera uma boa renda com uma dessas 7 valiosas ideias de negócios!

A maternidade muda não só a rotina, mas os planos de vida de muitas mulheres. É comum o desejo de passar mais tempo em casa, dedicando-se à criação dos filhos. Só que o mercado formal nem sempre oferece essa possibilidade. Por isso, ser dona do próprio negócio é ótima opção para unir o melhor desses dois mundo: maternidade e carreira. Neste artigo, reunimos 7 dicas incríveis de negócios para mães empreendedoras!

Ser dona do próprio negócio e, ao mesmo tempo, responsável pela rotina e desenvolvimento dos filhos é uma função extremamente desafiadora. Mas, vamos combinar: superar desafios é algo comum na vida das mulheres brasileiras! O Brasil é um país marcado pela desigualdade de gênero e, desde pequenas, elas aprendem a encarar de frente essa realidade – e tentar mudá-la!

Para tocar um negócio, é necessário ter comprometimento e estratégia. E disso as mamães entendem, não é? O retorno financeiro e a realização pessoal fazem tudo valer a pena. <3

Anúncios


Se você é mãe e não vê a hora de iniciar um negócio próprio, este artigo é para você! Confira a nossa lista com 7 negócios lucrativos para mamães empreendedoras. Um deles pode ser, justamente, o que você precisa para mudar de vida! Então, vamos começar?

1 – Trabalhe com escrita otimizada

Se você sabe escrever bem, saiba que as técnicas de otimização de texto, conhecidas por SEO (Search Engine Optimization) são um mercado lucrativo dentro da internet.

Esse trabalho, que você poderá fazer da sua casa mesmo, tem como objetivo tornar textos mais relevantes para os leitores. Assim, eles conquistam as primeiras posições em resultados de buscas no Google e em outras ferramentas de pesquisa na web.

Na própria internet, é possível encontrar dezenas e cursos e ferramentas que poderão te ajudar neste processo.

Anúncios


Toda mãe empreendedora pode se especializar e atuar no nicho. Não é preciso ter nenhuma formação especifica – basta escrever bem, aprender as técnicas e oferecer o seu bom serviço para as empresas.

2 – Venda produtos artesanais pela internet

Anúncios


Você já percebeu que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a valorização do produtor local? Produtos artesanais estão em alta no mercado! Portanto, esse é um ótimo nicho de negócio para mães quem pensam em empreender!

Além disso, você pode comercializar os seus produtos para todo o Brasil através da internet. Basta traçar uma boa estratégia de marketing dentro das redes sociais.

Anúncios


Abuse e use das publicações. Mostre os bastidores da sua produção. Crie conteúdo de valor relacionado ao seu negócio. O importante é estar presente na vida dos seus seguidores todos os dias!

Com o tempo, você conseguirá fidelizá-los e até criar uma rede fixa de clientes. Esses “fãs” costumam indicar e compartilhar as páginas de seus produtos preferidos. Por isso, além de clientes, são ótimos divulgadores da sua marca!

3 – Ofereça consultoria especializada

Você tem conhecimento em alguma área? Quando somos experts em algo, um bom caminho para gerar renda é oferecer o nosso conhecimento para outras pessoas.

Por exemplo: digamos que, antes de se dedicar mais a maternidade, você fosse uma médica dermatologista. Você pode oferecer o seu conhecimento na área para pessoas do mesmo nicho que desejam obter uma trajetória profissional de sucesso.

Anúncios


Essa é uma maneira de se manter ativa na sua área de atuação, mesmo com horários reduzidos e trabalhando em casa. Portanto, invista sem medo!

4 – Atue como Copywriter                    

Já pensou em escrever conteúdo para campanhas de marketing e publicidade? É isso que fazem os Copywriters. A demanda do mercado por esses profissionais só cresce.

Para produzir as copys, que são justamente os textos publicitários, não é necessário ser formado em Jornalismo e nem mesmo em Comunicação.

Assim como para trabalhar com SEO, é necessário escrever bem e aprender bastante sobre gatilhos mentais.

Existe muito material disponível na internet sobre o assunto. É só pesquisar, estudar e iniciar um negócio lucrativo, sem precisar sair de perto dos seus filhos!

Anúncios


5 – Faça gestão de redes sociais

Atualmente, as redes sociais fazem parte da estratégia de marketing de qualquer empresas. Elas funcionam como canais para divulgação ou até mesmo como o próprio espaço de vendas.

Como gestora de redes sociais ou Social Media, a mãe empreendedora produzirá conteúdos, além de criar, organizar e gerenciar o calendário de publicações. Interagir com os seguidores, traçar estratégias de engajamento e analisar os resultados também fazem parte da função.

Você poderá trabalhar de casa, para quantos clientes conseguir, utilizando ferramentas para automatizar publicações e administrar as redes.

Existem diversos cursos e materiais gratuitos na internet que te ajudarão a ser uma grande Social Media. Portanto, aproveite!

Anúncios


Se identifica com redes sociais? Então, confira nosso artigo sobre 6 formas divertidas de ganhar dinheiro com o TikTok!

6 – Produza ou venda produtos digitais

Um mercado bem aquecido é o da comercialização de produtos digitais. São cursos, e-books, aulas e muitos outros produtos criados para o consumo no ambiente digital.

Nesse nicho, você pode atuar como infoprodutora ou como afiliada. Vamos saber mais?

  • Infoprodutora: é responsável por produzir o produto digital. O conteúdo intelectual de todo o material pertence a ela. Muitas mães conseguem dar continuidade à sua carreira através desse formato de trabalho, provando que desistir de determinado trabalho não significa deixar de se desenvolver na área. 
  • Afiliada: mesmo que você não seja uma infoprodutora, é possível comercializar produtos de quem é! Assim, você se torna uma afiliada, e passa a receber comissões em cima de cada venda realizada. Você pode trabalhar como afiliada através de plataformas como a Hotmart, que conecta infoprodutores a afiliados. Escolha o produto que deseja vender, afilie-se a ele e comece as divulgações!

7 – Trabalhe com Dropshipping

Trabalhar com Dropshipping é como ter uma loja, mas sem precisar de um estoque de produtos e nem se preocupar com a entrega! Ou seja: é perfeito para uma mãe empreendedora!

Anúncios


Através da internet, você monta a sua loja, escolhe os produtos, define os preços e só! Os seus parceiros é que vão se encarregar de entregar o produto a seus clientes. Simples assim! É quase como uma afiliada de produtos físicos.

Esse é um modelo de negócio simples, de baixo orçamento inicial, onde você administra tudo direto do seu notebook e/ou celular. Agora, me diz: é ou não é o negócio perfeito para uma mãe empreendedora?

Ser mãe não é tarefa fácil. Mas, com muito jogo de cintura, é possível dar continuidade à vida profissional e ainda curtir mais os filhos! E então, qual desses modelos de negócio se encaixa melhor na sua rotina materna? Escolha o seu e empreenda já!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0