Imóveis: É melhor construir ou comprar pronto?

Quando batemos o martelo a respeito de ter um imóvel próprio, existe uma dúvida que paira na mente. Afinal de contas, o que é melhor: construir ou comprar pronto?

Decidir o melhor entre construir e comprar é muito pessoal. É você quem vai analisar os objetivos da família, levando sempre em consideração a situação financeira e em quanto tempo você desejar estar de mudança para a sua casa nova.

Mas, também existem outras questões, além dessas, a considerar. Foi por esse motivo que a gente preparou um guia básico com tudo o que é preciso saber antes de decidir entre a compra ou a construção.

Quer tomar a decisão correta? Então, continue com a gente para descobrir se é melhor construir ou comprar pronto. Boa leitura!

É melhor construir ou comprar pronto?

Essas são as duas opções para quem não ganha uma casa dos pais depois do casamento. Se você não é herdeiro, vai ter que desenrolar sua própria casa de algum jeito!

Os dois caminhos são bem distintos e, por isso, a escolha certa vai depender do que você tem como objetivo a longo prazo. Comprar um imóvel parece mais simples, já que você só precisa escolher e pagar, praticamente.

No entanto, construir pode sair bem mais em conta. Além disso, você pode fazer absolutamente tudo do seu jeito. Tem gente que, mesmo comprando um imóvel, coloca tudo abaixo e reforma praticamente 100% do lugar.

O processo é mais demorado. Você tem que comprar um terreno, contratar um engenheiro para preparar o projeto, legalizar a sua obra através de um alvará da Prefeitura, contratar mão de obra…

O que sai mais barato?

É relativo! Vai depender, principalmente, da situação econômica do país e do mercado imobiliário atual. Os investimentos para construir e comprar podem ser, inclusive, bem próximos, dependendo dos valores de venda de imóveis e dos preços médios da construção no local onde você deseja morar.

Tanto os preços da construção quanto os valores dos imóveis podem aumentar devido à inflação. Neste ano, de acordo com dados divulgados pelo índice FipeZap – indicador da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro – o metro quadrado, no Brasil, está variando entre R$ 4.870 e R$ 9.882.

Em algumas regiões, tudo o que engloba uma construção pode custar mais caro ou mais barato do que comprar um apartamento ou uma casa pronta. Por isso, saber qual é a mais barata entre as duas opções vai exigir conhecimento sobre a sua realidade.

Fora que você não deve utilizar o valor ou preço como único (nem mesmo como principal) critério da sua decisão!

Prós e contras das duas opções

Existem muitas vantagens em construir o seu imóvel do zero. Você pode fazer tudo sob medida, escolher a localização ideal e, se quiser, vender lá na frente por um preço bem mais alto do que o que você gastou.

No entanto, vai demorar mais para se mudar, enfrentar uma obra complexa, arcar com os custos da obra enquanto ainda paga aluguel e lidar com todas as burocracias do licenciamento.

Já quem compra um imóvel pronto pode se mudar imediatamente, escolher entre as diversas opções do mercado e se livrar da dor de cabeça das obras – como custos extras.

No entanto, dificilmente, você encontrará pronto um lar que atenda a todas as suas necessidades, não precise de reforma ou que não cobre um valor super alto pela entrada do pagamento. E se desejar vender, não existe valorização garantida. Ou seja, você pode acabar repassando o imóvel por um valor igual ou inferior ao pago na compra.

Afinal de contas, quando vale a pena construir ou comprar pronto?

Comprar um imóvel pronto vale a pena quando a sua única opção de pagamento for um financiamento, por exemplo. Quando a mudança tiver que acontecer com urgência, também é a melhor solução.

Aproveite para conferir nosso artigo especial sobre os melhores bancos para fazer um financiamento imobiliário

Não vamos esquecer que sempre existe a possibilidade de você encontrar um imóvel ideal para a sua família. Apesar de ser raro, pode acontecer.

Construir valerá a pena quando você tiver uma casa dos sonhos, por exemplo. Dificilmente algo que só existe dentro da sua mente vai estar em um bairro próximo para você se mudar de imediato.

Se você já tem um terreno e profissionais de confiança, pode começar a obra! Mas, lembre-se de que você precisará dispor de muito tempo para acompanhar tudo direitinho, ok?

Agora que você já conhece os fatores que precisa colocar na balança, faça a sua análise e descubra se o que vale mais a pena para você: comprar pronto ou mandar construir do zero!

Em Alta

Aguarde…

0