Guia completo – Mercado Financeiro: o que é e como funciona!

Que a gente escuta o termo “Mercado Financeiro” o tempo inteiro, é um fato. Mas será que a maioria dos brasileiros sabe, realmente, o que ele significa?

A gente se depara com o termo “Mercado Financeiro” a todo momento, seja no rádio, na TV ou na internet. Mesmo assim, a maioria dos brasileiros ainda é leiga em relação à sua importância e ao que ele significa. Se você chegou até aqui é porque deseja fazer parte do grupo de pessoas que entendem sobre o assunto, certo? Pois saiba que este guia completo sobre Mercado Financeiro vai te ajudar!

Entender sobre finanças, principalmente em países como o nosso, é caminhar em direção à liberdade!

Portanto, dê o primeiro passo e não deixe de conferir este artigo até o final. Você saberá o que é Mercado Financeiro, como ele funciona na prática e por que é tão importante conhecer sobre o assunto. Preparado? Então, vamos começar!

Anúncios


O que é o Mercado Financeiro?

Podemos definir o Mercado Financeiro como um ambiente cuja função é sediar a negociação de produtos financeiros.

Nem todas as relações são diretas dentro desse universo. Mas, como em toda negociação, duas ou mais partes com interesses comuns estão envolvidas.

Logo, existe sempre a parte que quer tomar dinheiro emprestado para devolver com juros, e a parte que empresta esse dinheiro.

No Mundo Financeiro, as negociações ou transações podem acontecer de duas formas distintas: direta e indireta. Vejamos a seguir!

Negociação Direta

Ao fazer um empréstimo no banco, não existe intermediário entre você e a instituição. Essa, portanto, é uma negociação direta no Mercado Financeiro, onde o produto financeiro é o empréstimo.

Anúncios


Negociação Indireta

Já ao adquirir produtos financeiros como ações, títulos públicos e fundos de investimentos, você estará em uma negociação indireta. É que a sua corretora de valores junto com a BM&BOVESPA (principal bolsa de valores do Brasil) serão intermediadores da negociação.

Mesmo sem saber, você faz parte do Mercado Financeiro

Anúncios


Hoje em dia, os produtos financeiros estão ao alcance de qualquer pessoa física ou jurídica. Basta abrir uma conta digital, pelo próprio celular, para ter acesso a uma variedade de opções, como cartões de crédito, cheque especial e empréstimos, por exemplo.

E se você pensa que não faz parte do Mercado financeiro por não ter adquirido nenhum produto, temos uma novidade: o seu banco utiliza o dinheiro que você mantém parado na conta corrente como um recurso para empréstimos. Ou seja: você pode até não saber, mas já faz parte do famoso Mercado Financeiro.

Anúncios


O Banco não é seu amigo. O Mercado Financeiro, sim!

como funciona o mercado financeiro

Esta é uma informação sobre o Mercado Financeiro que ninguém te conta, mas que é real. O seu banco empresta o dinheiro em sua conta corrente. Você sabia disso?

Quando não investimos o nosso dinheiro, o próprio banco o o aplica, sem pagar taxas! É um tipo de aplicação automática, onde o dinheiro dos correntistas gera ainda mais receita ao banco.

Isso significa que se você não investir o seu capital, o seu banco vai emprestar o dinheiro a outros correntistas.Por essas aplicações eles recebem 450% ao ano de juros, não te repassam nenhum valor e, pra piorar, ainda cobram taxas administrativas pela sua conta corrente.

Anúncios


Entendeu, então, por que é tão importante conhecer o Mercado financeiro? Para que você retire o seu patrimônio do banco e possa investi-lo você mesmo! Portanto, reflita.

Resumindo, o mercado financeiro reúne dois grupos: quem quer emprestar e quem quer tomar emprestado para pagar com juros.

Se você deixa o seu dinheiro parado na conta, seja corrente ou poupança, saiba que existem diversas opções mais rentáveis para investir. Veja o nosso artigo sobre o assunto.

Como o Mercado Financeiro funciona

Primeiramente, tenha em mente que este é um mercado de interesses. De um lado, alguém que tem dinheiro sobrando e quer rendimentos. Do outro, alguém que precisa de dinheiro e deverá devolvê-lo com juros.

Para entender o Mercado Financeiro, é importante você saber que o Sistema Financeiro do Brasil é dividido em quatro mercados. Então, confira a seguir.

Anúncios


Mercado Monetário

Dentro deste mercado, acontecem transações em um tempo de até 24 horas. É o mercado responsável pela liquidez da nossa economia. Cabe ao Banco Central regular e equilibrar a oferta de moeda. Assim, teremos sempre acesso ao nosso dinheiro.

O Mercado Monetário é onde o Certificado de Deposito Interbancário, mais conhecido como CDI, está. Você, provavelmente, já ouviu falar sobre ele.

O CDI é uma taxa muito próxima da Selic, a nossa taxa básica de juros. Ela é cobrada por um banco ao emprestar dinheiro a outro banco. Essa é uma obrigação legal que garante aos bancos finalizar o dia com saldo positivo.

Mercado de Crédito

Este é o mercado onde o dinheiro de investidores é emprestado a pessoas físicas ou jurídicas para que elas devolvam com juros. Ele costuma crescer em tempos de crise, como o que vivemos agora.

É aqui que estão produtos como Cartões de Crédito, Cheque Especial e empréstimos pessoais, por exemplo.

Anúncios


Mercado de Câmbio

Aqui é onde as trocas de moedas acontecem. Portanto, esse mercado é importante para quem mantém relações internacionais com empresas exportadoras. Ah, e se você tem planos de viajar para fora do país, ele é importante para você também!

Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais é onde estão todos os que não dependem mais dos mercados anteriormente citados. Simples assim.

Quem tem capital, pode emitir títulos de dividas. Os que dominam este mercado dominam a saúde da sua vida financeira, poupando mais do que gastando, investindo e obtendo lucros.

Ao investir, você emprestará dinheiro a empresas que usarão o capital para dar andamento a seus projetos.  Essas empresas, por sua vez, se comprometem a devolver o dinheiro acrescido de juros.

Anúncios


Você pode clicar aqui para conhecer mais sobre tipos de investimento e obter dicas de como investir, mesmo com pouco dinheiro. Aproveite nossos conteúdos valiosos para entender mais sobre o assunto. Dessa forma, você tem mais chances de aumentar o seu patrimônio!

Gostou de descobrir o que é o Mercado financeiro? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Assim, você ajuda seus amigos a aprimorarem conhecimentos e habilidades financeiras!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0