5 motivos que te impedem de ter um cartão de crédito

Todas as suas solicitações para cartão de crédito são negadas? Descubra neste artigo 5 motivos pelos quais isso pode estar acontecendo. Confira!

Depois que o brasileiro descobriu o cartão de crédito, ficou quase impossível levar a vida sem ele. Contudo, diariamente, milhares de pessoas tem suas solicitações para aquisição de cartão de crédito negadas.

Não é só nos bancos, não. Lojas, supermercados e outros estabelecimentos que também oferecem cartão de crédito também não te liberam a facilidade, não é mesmo? Tá difícil pra muita gente.

Anúncios


Foi pensando na resolução deste problema de milhares de brasileiros, que o nosso blog trouxe hoje este artigo que pode te ajudar a entender o que é que está te prejudicando na hora de solicitar o seu tão sonhado cartão de crédito.

Tá curioso pra saber? Então acompanhe a leitura até o final, porque vamos te dizer quais são os 5 principais motivos pelos quais isso pode estar acontecendo! Preparado? Então vamos lá.

01. Pontuação de Score abaixo da média

Não é difícil ouvir alguém falar que não está tendo acesso à linhas de crédito por conta do Score abaixo da média. O score é uma espécie de índice de responsabilidade financeira, pontuação criada por órgãos de proteção ao crédito para categorizar o indivíduo como bom ou mau pagador.

Anúncios


Ele é instituído por órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e é avaliado dentro de uma pontuação de 0 a 1000. Essa pontuação irá comunicar à instituição financeira se você é ou não um cliente que apto a honrar os seus compromissos com o banco.

Anúncios


Por isso, é de máxima importância que você pague as suas contas em dia e não tenha histórico de dívidas. Caso existam dívidas em aberto, aconselhamos fortemente o abatimento das mesmas. Atualmente, os órgãos de proteção ao crédito que detém a sua dívida oferecem diversas facilidades para o pagamento das mesmas, como descontos e parcelamentos, ou os dois.

Confira como funciona o Score:

De 0 a 300 pontos: risco alto de inadimplência

De 301 a 700 pontos: risco médio de inadimplência

De 701 a 1000 pontos: risco baixo de inadimplência

Ou seja: Para ter o mínimo de chance de conseguir ter em mãos o seu cartão de crédito, e com um bom limite, é necessário que o seu score esteja, no mínimo, acima de 700 na pontuação da média.

Anúncios


02. Histórico de dificuldades financeiras

Se você já foi daqueles que comprou e não pagou, as suas chances de conseguir adquirir um bom cartão de créditos podem ser quase nulas.

Sabe por quê?  Quando passamos o cartão de crédito para fazer as nossas compras, é como se o banco estivesse pagando para nós naquele primeiro momento. Primeiro a instituição financeira efetua o pagamento, e depois, na fatura, nós pagamos ao banco de volta.

É por isso que, antes de aprovar uma linha de crédito para o cliente, mesmo das mais simples, como um cartão de baixo limite, o banco necessita fazer uma análise para ter a certeza de que as compras realizadas por ele serão pagas.

Nessa análise, o documento que os guiará será o seu CPF, pois se houver alguma pendência financeira, é através deste documento que a instituição a irá localizar. Caso o seu nome esteja negativado, o famoso “nome sujo”, é bem provável que a sua solicitação seja negada.

Por isso, recomendamos quitar as dívidas antes. Isso aumentará as suas chances de ser aprovado em qualquer linha de crédito que você venha a precisar.

Anúncios


Mesmo com o nome limpo, algumas empresas ainda irão te negar o cartão por conta do seu mau histórico. Por isso, se você já vem devendo acumulando dívidas a algum tempo, preocupe-se em pagá-las e em se manter um bom pagador por pelo menos um ano, para aumentar as suas chances.

03. Não possuir histórico de crédito

Se ter um passado te condena na hora da aprovação do cartão de crédito, não ter passado nenhum pode ser tão prejudicial quanto.

Para conseguir um bom cartão de crédito é necessário que haja, pelo menos, algum histórico financeiro em seu passado. Claro que um bom histórico, pois, como já vimos, um mau aniquilará as suas chances de ter um cartão aprovado.

Se você ainda não tem conta corrente em nenhum banco, mas mesmo assim deseja ter o seu cartão de crédito aprovado, pode abrir a sua conta agorinha mesmo! Isso ficou muito mais fácil agora que você pode abrir contas diretamente pelo seu celular, então não tem desculpa, hein?

Anúncios


Depois, pague algumas contas simples com o dinheiro em sua conta e comece a movimentá-la. Isso aumentará as suas chances de ter o seu cartão de crédito em mãos.

04. Renda mensal incompatível

Mais um motivo que pode estar te atrapalhando é a sua renda mensal. Se ela não for compatível com o cartão que você está tentando solicitar, sentimos muito, mas há grandes chances de você ter sua solicitação negada mais uma vez.

Por isso, busque sempre opções de cartões de crédito cujo limite caiba no seu bolso (renda mínima exigida compatível com seus ganhos).

Não vá atrás de grandes limites se você não tem uma renda que poderá pagar por eles. Ponha os pés no chão e estará ampliando as possibilidades de conseguir, finalmente, o seu cartão.

Anúncios


05. Informações erradas em seu cadastro

Se os bancos são cautelosos na hora de avaliar o seu perfil de consumidor, dados errados na sua ficha de cadastro só poderão atrapalhar o processo para conseguir um cartão de crédito.

Por isso, esteja atendo na hora de cadastrar as suas informações, para que todas estejam realmente corretas e para que o banco não suspeite de fraude. O banco irá checar tudo, por isso, atente-se às informações corretas.

Este artigo foi útil para você? Então que tal compartilhar nas suas redes sociais? Ele também pode ser útil aos seus amigos. Ah! Não esquece de deixar o seu comentário, falando pra gente o que achou.

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0