Networking – A importância do conceito para a sua carreira

Saiba tudo o que envolve o conceito de networking neste artigo.

O conceito de networking está ficando cada vez mais conhecido pelo mundo afora. Você sabe do que se trata? No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância do networking para a sua carreira.

Seja qual for o trabalho que você realiza, o networking tem um papel muito importante para que você seja reconhecido pelo seu trabalho ou profissão. Graças à internet, todo o processo se tornou muito mais fácil.

Hoje em dia, podemos fazer com que o nosso trabalho chegue até o outro lado do mundo rapidamente através de alguns cliques. Networking nada mais é do que ter bons contatos profissionais.

Se você deseja saber todos os benefícios e vantagens de ter uma rede de networking para o seu sucesso profissional, não deixe de ler este artigo! Iremos te mostrar como ter uma rede de contatos profissionais faz toda a diferença. Preparado? Então vamos lá.

Networking: O que é e para que serve?

O termo está em inglês, mas a grande maioria dos profissionais do mercado sabe muito bem o que é networking. Traduzindo literalmente, a palavra significa rede de trabalho, mas como se trata de um verbo, é algo como “criar a sua rede de trabalho”.

A gente usa a palavra Networking quando falamos a respeito da nossa rede de contatos profissionais. Na realidade, fazemos networking ao buscar conexões profissionais, seja pela internet ou pessoalmente.

O propósito por trás disso é ter mais contato com outros profissionais e fortalecer essas relações. Isso nos ajuda a encontrar novas e melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Ter uma boa base de contatos profissionais é interessante, principalmente, para quem desenvolve projetos. Quanto maior o seu networking, maiores as probabilidades de desenvolver um projeto de qualidade.

Quais são os benefícios do networking?

Existem diversas vantagens relacionados à prática do networking. A primeira delas é a oportunidade de crescimento dentro da sua área! Quanto mais pessoas sabem que você é um profissional bom no que faz, maiores são as chances de conseguir uma oportunidade melhor.

O networking também pode gerar um maior crescimento dentro da empresa que você já trabalha, sabia? Focando em conhecer melhor os seus colegas e superiores, é possível ganhar uma maior notoriedade em seu ambiente de trabalho.

Outro fator importante é que criar uma rede de conhecimento profissional gera autoridade, para você, sem seu nicho. Isso acontece porque, assim, cada vez mais pessoas conhecerão os seus trabalhos e resultados.

Além disso, através do networking, o profissional ganha mais visibilidade e se destaca dentro do mercado de trabalho. É importante passar uma imagem de confiança e experiência, mantendo a boa reputação.

Quanto mais contatos melhor

Quando temos uma boa rede de contatos com outros profissionais, ou seja, um bom networking, a tendência é que recebamos mais convites para participar de projetos!

Esses projetos podem ser de diversos tipos: daqueles onde aplicamos nossos conhecimentos para executar trabalhos, ou simplesmente participar de palestras ou podcasts, por exemplo.

Atualmente, já existem pessoas que conectam umas às outras através da internet. Por isso, diversas vezes, esses convites para novos projetos vêm de lá. Atualmente, muitas conexões são feitas pela internet, portanto, abra a cabeça para estes tipos de convite, caso eles cheguem!

Muitas pessoas acham que apenas quem está começando a trabalhar agora precisa fazer networking, mas não é bem assim. Esse pensamento é primitivo, pois um bom profissional está sempre em busca de novas oportunidades de crescimento.

Procure fazer networking com o maior número de pessoas que conseguir. Quanto mais gente souber do seu trabalho, mais recomendações e indicações você receberá. Apensar da internet ser a nossa maior vitrine nos dias de hoje, o velho e bom boca-a-boca também funciona.

Quando você tem networking e é indicado, o que é considerado é a palavra de outra pessoa ao seu respeito. Dessa forma, você não precisa fazer um esforço direto. Logo, concluímos que estabelecer contatos, ou seja, fazer networking, é contribuir bastante para a sua carreira profissional.

Como fazer networking?

Ao contrário do que muita gente pensa, criar uma rede de contatos profissionais não é assim tão difícil. Antes mais nada, esteja nas redes sociais e faça com que as pessoas que você conhece saibam o que você faz através dela. Assim, quando precisarem de um serviço que você faz, elas lembrarão primeiro de você.

Utilize o LinkedIn, que é a maior rede profissional do mundo. Por lá, é possível fazer mais de 30 mil conexões, além de expor o seu trabalho para pessoas que o estão buscando especificamente.

Busque ser o mais prestativo possível. Ninguém valoriza uma pessoa que não se presta a ajudar ninguém. Ao ser naturalmente gentil, existe uma grande probabilidade de que as pessoas lembrem de você diante de novas e boas oportunidades.

Pra fechar com chave de ouro, uma das melhores dicas que podemos te dar é: produza conteúdo voltado para o cliente que consome o seu serviço. Dessa forma, você estará sendo prestativo e ajudando os outros ao mesmo tempo em que divulga o seu trabalho!

Este artigo te ajudou? Se sim, pode ajudar também os seus amigos e familiares. Por isso, não esqueça de deixar o seu comentário e de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

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