Saiba como preencher uma nota promissória corretamente

Aprenda de uma vez por todas como preencher uma nota promissórias sem erros

Não dá para confiar em acordos verbais quando o assunto é dívida. Registrar tudo de maneira formal, “no papel”, ainda é a melhor forma de assegurar o pagamento de um débito. Por isso, vamos te falar sobre um documento muito comum quando o assunto é negócios: a nota promissória. Até o final deste artigo, você vai aprender, de uma vez por todas, como preencher uma nota promissória da forma correta, sem margem para erros.

Esta documentação super importante garante que a promessa do pagamento de uma dívida será, de fato, cumprida. No entanto, ela não é tão simples – tem suas particularidades. Por isso, é importante conhecer todas os detalhes que envolvem a nota promissória. Só assim, será possível fazer um bom uso desse recurso quando for necessário.

Se você está no mundo dos negócios, precisa se informar sobre ela. E nós vamos te ajudar agora! nessa missão Continue a leitura deste artigo para saber tudo quando o assunto é nota promissória.

Anúncios


Afinal, o que é nota promissória?

Uma nota promissória, nada mais é, do que um documento que garante o pagamento de uma dívida. É um título de crédito normalmente utilizado quando adquirimos um produto, um empréstimo ou até mesmo um serviço. Ele garante a quitação de um débito para com um credor!

Preenchida da forma correta e devidamente assinada, uma nota promissória tem valor judicial. Em outras palavras, isso significa que ela é um documento legítimo, de acordo com a própria Justiça.

De empresas de grande porte até os pequenos empreendimentos, ela é frequentemente utilizada dentro do mundo dos negócios. Seja para emprestar dinheiro a familiares ou a funcionários, por exemplo.

Assim como qualquer movimentação monetária dentro de uma empresa organizada, a nota promissória deve ser emitida se preciso. Além disso, o documento deve ser registrado no fluxo de caixa do negócio.

Anúncios


A seguir, você confere como preencher uma nota promissória da forma correta.

Como preencher uma nota promissória corretamente?

várias notas promissórias na mesa
Anúncios


Muitas pessoas até entendem do que se trata, mas não sabem como preencher uma nota promissória na prática. A boa notícia é que existem modelos de notas promissórias prontas, totalmente grátis, na Internet.

Você pode contar com a ajuda do Google para encontrar algumas delas facilmente. Daí, basta imprimir ou até mesmo comprar blocos prontos em papelarias! 

Vejamos mais detalhes que vão te ajudar a preencher uma nota promissória sem erros:

A nota promissória é um título referente a um pagamento. O emitente é quem deve o dinheiro! É ele quem deve assinar o documento, prometendo que irá cumprir com a promessa de pagar o valor pego emprestado.

Anúncios


Já à pessoa que emprestou o dinheiro ou forneceu o produto/serviço damos o nome de beneficiário ou tomador. É ele que fica em posse da documentação até a data prevista para a cobrança.

O devedor toma posse da nota promissória depois que quita o pagamento da dívida. Se o devedor não cumprir com o pagamento, a nota será protestada! Isso significa que o beneficiário tem o direito de processar, na Justiça, a pessoa que lhe deve.

O que deve constar no documento?

Agora, vamos entender como preencher a nota promissória, de fato. Antes de tudo, o nome “Nota Promissória” deve constar no topo da documentação, assinalando que se trata deste tipo de papel.

A soma total da dívida é outra informação que, obviamente, deve constar na nota promissória. Além disso, a promessa pura e simples de que essa soma será paga.

O nome da empresa ou pessoa física que está emprestando o dinheiro, e que deve receber o valor, também!

O emitente, isto é, a pessoa que está fazendo usufruto do recurso, seja ele em dinheiro, produtos ou serviços, deve assinar a documentação de punho. A ele e ao beneficiário também cabe inserir uma gama de dados pessoais, como CPF ou CNPJ, endereço.

Estas são as informações obrigatórias e que não podem faltar, em hipótese alguma, na hora de preencher uma nota promissória.

Anúncios


Nota promissória é tudo igual?

homem assinando nota promissória

Na verdade, não. Existem duas modalidades diferentes de nota promissória. Apesar de terem nomes semelhantes, os documentos não são iguais. Confira abaixo as particularidades de cada uma para não ter dúvidas de como preencher a sua nota promissória corretamente.

Nota promissória pró-soluto

A nota promissória pró-soluto é emitida quando ambas as partes acordam que, mesmo descumprindo-se a promessa de pagamento, não existe a possibilidade de o negócio ser desfeito.

Digamos, por exemplo, que você venda uma joia por metade do valor do pagamento, acrescido de uma nota promissória. Eis que, na data prevista para o pagamento da nota, o comprador da sua joia não cumpriu com a promessa de pagar a dívida.

Se a nota promissória for pró-soluto, você não poderá reaver a joia. Será necessário dar entrada em um processo judicial e buscar os seus direitos para garantir o pagamento.

Nota promissória pró-solvendo

Neste tipo de nota promissória, é justamente o contrário: caso a nota não seja paga, o acordo negociado pode, sim, ser desfeito. Dessa forma, você poderia reaver a joia.

Anúncios


Resumindo, a concretização do negócio só acontece após o pagamento da nota promissória. No caso do pró-soluto, o negócio está firmado deste antes do pagamento da dívida descrita na documentação.

Esse tipo de nota, no entanto, não existe para extinguir o negócio. O seu papel enquanto documento é trazer um pouco mais de garantia a promessa de pagamento.

E se a nota promissória não for paga?

Lembra mais cedo, quando a gente falou que a nota promissória, devidamente preenchida e assinada, tem caráter judicial? Pois é. Caso não receba o pagamento, quem ficou com o prejuízo tem o direito de entrar na justiça e reaver a quantia.

Caso o valor da nota seja menor ao da soma de 20 salários-mínimos, você pode entrar na Justiça sozinho, através de uma Ação de Execução de Título Extrajudicial contra quem lhe deve. A contratação de um advogado só será necessária em caso de quantias maiores.

Anúncios


O devedor será obrigado a pagar o valor da nota. Se necessário, a Justiça subtrairá de seus bens para que a promessa seja cumprida.

Aprendeu direitinho como preencher uma nota promissória corretamente? Se esta artigo foi útil para você, não deixei de compartilhá-lo nas suas redes sociais! Aproveite para conferir outros artigos valiosos sobre Finanças aqui no blog CiClick!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0