O que acontece se não pagar IPVA? Entenda os riscos

Veja as consequências de não quitar o débito e como fazer o parcelamento do seu IPVA atrasado

Quem tem carro sabe que precisa pagar o IPVA, anualmente. Mesmo assim, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores ainda gera muitas dúvidas entre os proprietários. O que acontece se não pagar o IPVA? Com quitar os débitos atrasados? É possível parcelar a dívida? Vamos te explicar tudo isso agora.

Não tem carro, mas está pensando em ser proprietário de um veículo? Este artigo também é de extrema importância para você. Muitas vezes, cometemos o erro de calcular apenas o valor da compra, sem pensar no quanto aquele bem irá nos custar ao longo dos anos. Entender todos os aspectos que envolvem a manutenção de um carro é fundamental!

Por isso, te convidamos a acompanhar a leitura deste artigo até o fim. Vamos te contar, em detalhes, o que acontece se você não pagar o IPVA e como ficar em dia com o seu carro. Quer rodar sem medo de blitz por aí? Então, vem com a gente!

O que é o IPVA?

IPVA é a sigla para Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. Todos os proprietários de veículos no Brasil é são geradores dessa taxa.

Funciona assim: sempre no começo do ano, mais especificamente em janeiro, o IPVA é recolhido. No entanto, nem sempre o proprietário do veículo tem a quantia para pagar o que deve.

É que o começo do ano, geralmente, é atordoado por dívidas ou gastos feitos por impulso no final do ano anterior. Por isso que tanta gente atrasa o pagamento do IPVA! 

Mas, você sabe quais são as consequências para quem atrasa ou não paga o seu IPVA? Vamos explicá-las agora. Confira a seguir!

O que acontece se eu atrasar ou não pagar o IPVA?

pessoa segurando a carteira de motorista

Quem atrasa o pagamento do IPVA pode ter o seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Isso é bastante prejudicial, pois as portas do mercado do crédito se fecham para quem está com o nome sujo na praça.

Além disso, o nome do proprietário do veículo que atrasa o pagamento do Imposto também pode ser colocado na dívida ativa. Sem contar que, com o IPVA atrasado, o dono do veículo também não pode licenciá-lo, e o bem pode ser apreendido em circulação. 

Deixando de pagar o Imposto, o proprietário também corre o risco de perder pontos na carteira de habilitação e pode até perder o veículo, em uma execução penal.

O IPVA é cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos automotores. O seu valor varia de acordo com as características do bem. Quanto mais novo e mais caro o veículo, maior o IPVA.

Para ter novamente o seu veículo, o proprietário precisa pagar o IPVA completo, mais juros e multa. Só assim a situação do veículo será regularizada. Além disso, os dias em que o veículo ficou no pátio do Detran também geram uma cobrança. Ou você achou que a “vaga” era de graça? Pois, não é.

Sendo o seu veículo confiscado em uma blitz e levado para o pátio do DETRAN, você precisa regularizá-lo o quanto antes. Caso contrário, o automóvel pode até ser leiloado pela autarquia para quitar a sua dívida.

Como fazer o pagamento do IPVA atrasado?

Você deve negociar o IPVA atrasado o quanto antes. É que você paga uma multa diária, e a gente nem te contou ainda sobre a cobrança de juros mensais. Existem alguns estados brasileiros onde essa multa chega a 0,33% do valor do documento por dia!

Antes de mais nada, você deve acessar o site oficial do Detran ou da Secretaria da Fazenda. Em seguida, emita uma nova Guia para a Regularização de Débitos, conhecida como GRD.

Pronto! Agora basta efetuar o pagamento em uma casa lotérica ou até mesmo no aplicativo do seu banco, pelo celular. Muito mais prático e cômodo.

Como parcelar o IPVA atrasado?

site para pagar ipva atrasado

A gente sabe que pagar o valor integral do IPVA pode não ser uma realidade para muitos. No entanto, você pode parcelar!

Compareça à Secretaria da Fazenda do seu município com os documentos do veículo em mãos. Em seguida, informe-se a respeito do valor e aguarde a proposta de parcelamento.

Pronto, agora basta você pagar todos os boletos certinhos e não atrase nenhuma parcela. Caso contrário, você volta à estaca zero, mesmo já tendo pago uma parte do valor!

Crescemos ouvindo sobre a importância de pagar os nossos impostos por algum motivo. Por mais que seja duro ver o dinheiro “indo embora”, pagar as taxas continua sendo uma lei federal, que implica em diversas consequências para aqueles que não o fazem.

Portanto, se você está com o IPVA atrasado, considere uma das soluções apresentadas neste artigo para não perder o seu automóvel.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir nosso artigo explicando como comprar um carro no cartão de crédito!

Em Alta

Aguarde…

0