Ibovespa? Saiba o significado de uma vez por todas

Confira o que é, como funciona e para que serve o Índice

Certamente você já ouviu ou leu essa palavra em noticiários. Mas afinal de contas, você sabe o que é e para que serve o Ibovespa?

Bem, estamos aqui para te deixar por dentro do tema. Chega de acompanhar as notícias todos os dias e não saber do que se trata. No artigo de hoje, vamos te explicar direitinho o que é o Ibovespa.

Primeiramente, saiba que o Ibovespa é o indicador de desempenho das ações que estão sendo negociadas na B3, a Bolsa de Valores Brasileira. Ele pode não ser o único, mas é, de fato, o principal.

O índice é de extrema importância para quem acompanha o desempenho das ações em que investiu. Acompanhá-lo também é importante para entender melhor o comportamento dos investidores brasileiros.

Neste artigo, saiba o que é o Ibovespa na prática, como ele funciona e muito mais! Vamos juntos?

Para que serve o Ibovespa?

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, mais conhecido pelo nome de Ibovespa, é o principal índice da B3! Ele é utilizado para medir o desempenho das ações que estão sendo mais negociadas em períodos de tempo determinados.

A referência é importante para analisar investimentos em renda variável, como BDRs, ETFs, fundos imobiliários e outros. É por isso que os investidores estão sempre de olho nas variações do Ibovespa.

O índice é medido através de pontos. Logo, quando a pontuação desde, significa que as ações que o compõem estão desvalorizando. Quando a pontuação sobe, entende-se que as ações estão ficando mais valiosas.

Pois é! Quando o Ibovespa cai, é um grande sinal de que a maioria das ações da B3 estão caindo também. A oscilação nos preços das ações é conhecida no mercado financeiro pelo termo volatilidade, e quem faz parte desse mundo já sabe que isso acontece todos os dias.

Podemos dizer que o Ibovespa é um termômetro do mercado brasileiro, já que o índice reflete justamente a expectativa dos investidores em relação à nossa economia. Estrangeiros que pensam em investir no Brasil estão sempre de olho no Ibov.

Entenda o Ibovespa na prática

Na prática, podemos visualizar o índice como uma carteira de investimentos teórica. Nela, estão algumas das ações mais negociadas na B3.

A cada quatro meses, a composição desta carteira de investimentos é reavaliada. Neste período, algumas ações entram e outras saem.

É possível, por exemplo, que durante quatro meses uma empresa faça parte da composição, e depois deixe de fazer. Isso pode acontecer facilmente se uma outa empresa obter um maior número de negociações.

A este processo, dá-se o nome de re-balanceamento. Quem define a sua metodologia é a própria B3.

Que ações compõem o índice?

Durante o pregão (período diário onde acontecem as compras e vendas de ações dentro da Bolsa de Valores) as ações o Ibovespa representam a maioria das ações negociadas.

Normalmente, a carteira teórica do Ibov possui algo em torno de 90 ações. Atualmente, mais de 400 empresas negociam ações na Bolsa de Valores brasileira. Isso quer dizer que apenas 22% das ações representam 80% de todas as negociações.

O índice é composto por ações de diferentes empresas, dos mais diversos setores! Telecomunicações, saúde, combustíveis e varejo são alguns deles.

Apesar de ter a sua composição reavaliada de 4 em 4 meses, o Ibovespa mantém sempre algumas empresas dentro de sua carteira. Vale a Petrobrás são dois exemplos.

De toda forma, saiba que a melhor maneira de saber quais são as empresas que formam a carteira atual do índice é através do site da B3! Lá, você deverá consultar a carteira teórica do Ibov, que é atualizada todos os dias.

Você terá acesso aos nomes e tipos de ativos! Saberá, também, a quantidade de ações e porcentagem de sua participação na composição do índice.

Índice Bovespa X Ações da Bolsa de Valores

Nem todos os ativos que estão na Bolsa de Valores estão na carteira teórica do Ibovespa. Estarão compondo o índice, as ações mais negociadas do país.

No entanto, uma ação que não está no índice não pode ser automaticamente considerada um mal investimento. Existem diversas ações negociadas fora do Ibovespa.

A B3 é a única Bolsa de Valores do país. Portanto, é impossível adquirir ações que não estejam disponíveis através dela.

Aqui, no Blog Ciclick, você encontra diversos artigos sobre o tema para estudar e se tornar um bom investidor, mesmo que iniciante. Que tal aproveitar?

Conta pra gente nos comentários se este artigo tirou as suas dúvidas sobre o que é e para que serve o Ibovespa! Não esquece de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais, hein?

Em Alta

Aguarde…

0