Aprenda como pagar os seus boletos com PIX em segundos

Em menos de um ano, o PIX tornou-se a transferência e uma das operações bancárias mais utilizadas do Brasil. Mas, o que muita gente ainda não conhece – e aproveita – é a praticidade de poder pagar boletos com PIX, a qualquer hora e dia da semana! Quer utilizar a função e ganhar tempo no seu dia a dia? Pois, você está no lugar certo. Vamos te ensinar tudo sobre o pagamento de PIX com boleto neste artigo!

O novo sistema de transferências é mesmo um sucesso. A frase “faz um pix” se tornou até um bordão, já que a transferência instantânea resolve tudo rapidinho quando o assunto é pagamento. Em menos de 10 segundos, o dinheiro cai na conta. Realmente incrível, não é? 

Em breve, pagar boletos com o PIX deve se tornar mais comum do que outras formas de realizar o pagamento das contas. É bem simples, você vai ver.

Anúncios


É mais uma maneira de otimizar o seu tempo e tornar a rotina dos seus pagamentos mais prática. Quer descobrir como? Então, fica com a gente até o final deste artigo. Vamos começar?

Vamos relembrar a história do PIX

logo pix

Em 2020, o Banco Central, autoridade monetária do Brasil, lançou o PIX em nosso sistema financeiro. A novidade deu o que falar, uma vez que transferir dinheiro e realizar pagamentos nunca foi tão simples.

O brasileiro estava acostumado a realizar transferências dentro do horário comercial, nos chamados dias úteis da semana. De repente, surge uma modalidade de transferência instantânea e que pode ser realizada a qualquer momento, não importando o dia ou horário.

Os pagamentos são realizados por meio da “chave PIX”. A chave pode ser o CPF, telefone celular e até e-mail. Tem também as chaves aleatórias, que são sequências criadas pelos próprios aplicativos.

Anúncios


Como mencionamos no começo deste artigo, a praticidade de utilizar o PIX para realizar transferências e pagamentos logo fez dele um sucesso! Abaixo,vamos entender melhor como usar o sistema no dia a dia.

O que é possível fazer via PIX?

Anúncios


O PIX é a forma mais prática de movimentar dinheiro entre contas e realizar pagamentos. Ele não é substituto para outros tipos de transferências. Cada uma tem a sua finalidade, mas, sem dúvidas, o PIX é a transação mais prática que existe.

Dá para transferir para empresas, pagar contas em restaurantes e até pagar pelas suas compras em lojas com o PIX, por exemplo. Mais de 1/3 de todas as lojas online já aceitam pagamentos via PIX!

Lojas famosas como Carrefour, Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon, Lojas americanas e Drogasil já aceitam pagamentos de produtos via PIX. E se você precisar pegar um Uber e só tiver PIX para pagar, pode entrar no carro tranquilo: a plataforma também aceita a forma de pagamento.

Como cadastrar uma chave PIX?

área pix no app

Não é nada difícil cadastrar uma chave PIX. Se você ainda não cadastrou a sua, aproveite para fazer isso agora mesmo.

Anúncios


Dentro do aplicativo do seu banco, ou do internet banking, você vai acessar o menu PIX e seguir os passos para realizar o cadastro da sua chave.

A chave PIX nada mais é do que os dados que identificarão a conta bancária para qual o dinheiro será enviado. No caso, as pessoas utilizarão a sua chave para transferir dinheiro para a sua conta via PIX.

Ao todo, é possível criar quatro tipos diferentes de chave: CPF, telefone celular, e-mail e chave aleatória. No caso de empresas, o CNPJ também pode ser usado como chave.

É possível utilizar todas as chaves em uma única conta. Mas, se você tiver contas em bancos diferentes, você pode escolher uma para cada conta. Assim, fica mais fácil não se confundir.

Anúncios


Para cada conta Pessoa Física, existe um limite de cinco chaves PIX. Já para as empresariais, ou seja, Pessoa Jurídica, é possível ter até 20 chaves diferentes. Nas contas onde existe mais de um titular, cada um deve ter a sua própria chave PIX.

Você também pode fazer portabilidade de chave. Por exemplo: se o seu CPF estiver cadastrado como chave de uma conta, você pode solicitar a portabilidade e cadastrá-lo como chave de outra conta. É bem simples, você só precisa autorizar, no app do primeiro banco, a portabilidade da chave PIX para o segundo.

Aproveite para conferir nosso artigo com dicas de segurança para o uso do PIX

Como pagar boleto com PIX?

Sim! É possível realizar o pagamento de boletos pelo PIX, de forma bem simples, sem precisar sair de casa e enfrentar filas em bancos ou lotéricas. Você fará isso pelo aplicativo do seu banco.

Como os aplicativos dos bancos costumam ser diferentes, pode ser que você precise fuçar um pouco na plataforma para realmente aprender a pagar o boleto com PIX. Mas, geralmente, funciona como vamos te explicar neste passo a passo:

Anúncios


  1. Primeiramente, abra o app do banco e selecione o menu PIX;
  2. Selecione a opção pagar;
  3. Selecione a opção “ler QR code”;
  4. O app irá abrir uma câmera, e você deve ler o QR code do boleto com ela;
  5. Se o boleto não tiver QR code, selecione a opção “PIX copia e cola”;
  6. Insira o código de barras no campo indicado;
  7. Pronto! Efetue o pagamento normalmente.

Gostou de aprender como pagar os seus boletos com PIX? Com certeza, é a forma mais prática de fazer esse tipo de pagamento. Não guarda essa informação só para você, viu? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos e familiares também possam descobrir que é possível pagar boleto com PIX!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0