Patrimônio líquido – Entenda a importância desse indicador

Escolher melhores investimentos fica mais fácil quando conhecemos o patrimônio líquido das empresas. Entenda o cálculo neste artigo.

Na hora de investir, os acionistas consideram uma série de fatores a respeito das empresas que analisam. Um deles é a margem de lucro. A saúde financeira de um negócio é medida por esse indicador. E quanto maior ele for, maior a credibilidade da empresa. Logo, a escolha por investimentos melhores está diretamente ligada ao conhecimento a respeito do patrimônio líquido.

O indicador pode apontar falhas na gestão das empresas de capital aberto. Conhecendo-o bem, investidores podem escolher onde investir de forma mais assertiva.

Acompanhe a leitura completa deste artigo para saber tudo sobre patrimônio líquido e investir de forma cada vez mais inteligente.

Patrimônio Líquido – O que é?

O patrimônio líquido nada mais é do que a riqueza de um negócio, ou seja, o que de fato pertence aos acionistas. Trata-se de um indicador, e ele aponta a diferença entre os passivos e ativos da empresa.

Ativos são os bens e também os direitos dos empresa. Podemos dizer o que é convertido em dinheiro, como caixa ou duplicatas, estoque, equipamento, é um ativo.

Passivos são todas as obrigações financeiras em relação a terceiros que um negócio possui. Dívidas, contas a pagar e empréstimos, por exemplo, fazem parte deste grupo.

Sabendo disso, podemos dizer então que o patrimônio líquido denúncia, negócio diz respeito aos bens e direitos possuídos por um negócio. Subtrai-se os passivos dos ativos e chega-se ao resultado.

Como calcular o patrimônio líquido?

Agora, vamos ter uma noção de como realizar este cálculo. Acredite, calcular corretamente este indicador faz toda a diferença na hora de investir.

Antes de tudo, ache os rendimentos da empresa. Ele está presente no balanço patrimonial, documento que pode ser encontrado facilmente no site oficial da empresa.

Existe também o DRE, documento que divulga as receitas líquidas e brutas, despesas, lucro e prejuízos de uma empresa. DRE quer dizer Demonstração dos resultados dos exercício.

Quando o resultado do cálculo é positivo, quer dizer que a empresa tem mais patrimônio do que despesas. Quanto maior o resultado, melhor a saúde financeira do negócio.

Um resultado negativo indica que a empresa pode estar enfrentando problemas financeiros. Operando no vermelho, um negócio corre sérios riscos de não ter como custear futuras despesas.

Como o patrimônio líquido funciona?

Antes de calcular o patrimônio líquido das empresas, é necessário saber como ele funciona e a hora certa de utilizar o cálculo. O resultado é a subtração de todos os passivos de uma empresa.

Logo, vamos entender um pouco mais a respeito do seu funcionamento, antes de colocar o cálculo do patrimônio líquido das empresas em prática na nossa estratégia de investimento.

Os ativos que estão disponíveis para compra na bolsa, compreendem, na prática, todos os bens que a empresa possui. Quanto mais ativos e menos passivos, mais valiosa a ação de uma empresa.

Quando o acionista entra no mercado financeiro, precisa aprender a lidar com diversos assuntos! Todos eles, é claro, estão relacionados a finanças. 

Não basta estudar educação financeira. É preciso adaptar-se ao mercado. Além disso, estar devidamente preparado para possíveis momentos de crise – acontece. Por isso que é tão importante ter uma boa reserva de emergência. 

Saber a importância do patrimônio líquido é ter uma ampla visão a respeito dos seus investimentos.  Existem outros indicadores importantes, portanto busque conhecer a todos, antes de investir. Para quem quer obter mais rentabilidade, não deixe de utilizar o patrimônio líquido como uma peça fundamental. 

Utilizar o cálculo de forma correta vai tornar a sua vida mais fácil. Use o cálculo isoladamente para não limitar a sua visão a respeito de uma empresa. 

Considerações finais

O conceito de patrimônio líquido nos leva a concluir que quanto mais obrigações financeiras uma empresa tem, menores são suas riquezas. 

Se você é um novo investidor, saiba que entender a respeito de indicadores como este é fundamental para obter bons resultados. 

Antes de investir, observe o ativo e estude, cada vez mais, sobre educação financeira e mercado. 

Elabore uma boa estratégia de investimentos e mantenha a sua carteira sempre positiva. 

Quer um bom conselho? Consuma conteúdo de investidores de sucesso e faça com que o seu dinheiro trabalhe por você. Na internet, existem centenas de cursos gratuitos a respeito do tema. Além disso, as livrarias estão repletas de livros escritos por investidores como Warren Buffet, por exemplo.

Fala pra gente se você gostou deste artigo comentando aqui embaixo e não esquece de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais! 

Em Alta

Aguarde…

0