Conheça 5 pequenos negócios rurais lucrativos para começar já

Saiba como ganhar dinheiro investindo em pequenos negócios ligados à agricultura

É apaixonado pela vida no sítio e pensa em fazer dessa paixão um negócio e um estilo de vida? Se a resposta for sim, este artigo foi feito para você! Hoje, queremos te apresentar os pequenos negócios rurais mais lucrativos do mercado.

Não precisa começar grande. Uma pequena propriedade, com cerca de 2 hectares, já é o suficiente para dar início. Mais importantes do que a o tamanho da sua terra será a sua disposição para fazer acontecer.

Já deu para perceber que se esse for o seu caso, esta é uma leitura obrigatória, certo? Então, preste bastante atenção, pois agora vamos te apresentar os 5 pequenos negócios rurais mais lucrativos do momento. Confira!

Anúncios


Dentre os pequenos negócios rurais mais lucrativos estão a agricultura e a criação de animais. Junto de outras atividades, elas formam um leque de opções disponíveis para quem tem o sonho de viver do agronegócio!

Horta de alimentos

horta de alimentos é um pequeno negócios rural lucrativo

Uma das atividades mais comuns entre os que ganham a vida com o agronegócio é, obviamente, o cultivo de alimentos. Há quem viva exclusivamente disso e quem o faça como uma atividade secundária.

O que vem ao caso é que, ao montar a sua horta, você terá como mercadoria alimentos que podem ser facilmente vendidos. Dá para comercializá-los em várias frentes: feiras livres, cidades vizinhas, pela internet através de uma loja online ou através do contato direto por você, através de aplicativos como Instagram ou WhatsApp.

É possível até firmar parcerias com empresas! Afinal de contas, todo mundo precisa de comida o tempo todo, não é verdade?

Anúncios


Basicamente, você precisará de um terreno para realizar a adubação de forma profissional. Como cada cultivo demanda uma maneira diferente de tratar a terra, o ideal é que você estude as técnicas ou conte com a ajuda de um especialista.

Anúncios


Não podemos esquecer que você também vai precisar de muita água disponível para dar início ao seu pequeno negócio rural.

Produção de Silagem

A produção de silagem está entre os pequenos negócios rurais mais lucrativos do mercado.

A prática de armazenamento de forragem é um processo importante para a vida rural como um todo. Ele garante que não haja grande perda nutricional ao armazenar o alimento destinado ao gado.

A fermentação controlada, que acontece durante o processo de silagem, permite que o alimento seja conservado por um longo período de tempo.

Investir no ramo pode gerar muito lucro! Pense conosco: existem muitos criadores de animais no mercado rural. Esses criadores compram comida para o gado todos os dias! E precisam armazená-la corretamente. Portanto, clientes não vão faltar.

Anúncios


Criar abelhas e produzir mel

Criar abelhas é bastante lucrativo! Como a procura pelo mel é grande em qualquer época do ano, o mel é um produto que tem alta demanda no mercado e, por isso, garante bons lucros aos produtores.

Você sabia que a quantidade de produtores no mercado não consegue suprir a demanda de mel? Pois é.

Uma única colmeia de abelhas consegue produzir até 120 kg de mel por ano. O seu investimento para montar a estrutura necessária retorna em aproximadamente 2 anos!

É por essas e outras que ter uma criação de abelhas é um dos pequenos negócios rurais mais lucrativos do mercado. Muita gente tem investido na área para gerar uma renda complementar para a fazenda. Acha que funciona para você? Então, vá em frente!

Criação de animais

A criação de animais é um dos negócios rurais mais lucrativos e também mais tradicionais! Com um bom terreno para construir as estruturas necessárias, você poderá transformar alguns de seus hectares em uma ótima fonte de renda.

Obviamente, você também vai precisar adquirir alguns conhecimentos técnicos sobre a prática! Mesmo com a ajuda de profissionais, esse é o seu negócio. Portanto, é fundamental que você se aprofunde nos estudos a respeito de qualquer pequeno negócio rural que decida iniciar.

A criação de animais pode resultar no comércio de carnes, no caso de porcos para engorda e gado para corte. O criador também pode investir na produção de leite, através do gado leiteiro ou cabras leiteiras.

Enfim, existem inúmeras possibilidades! Portanto, nossa dica é: pesquise. Uma rápida pesquisa no Google te dará informações sobre o leque de atividades ligadas à criação de animais.

Anúncios


Turismo Rural

turismo rural é um pequeno negócio rural lucrativo

Muita gente viaja ao campo para aproveitar os diversos atrativos que só ele tem. São muitos lugares bonitos, como cachoeiras e locais para trilha e prática de esportes, por exemplo.

Você pode montar uma pousada rural para acomodar esses visitantes. Outra opção é organizar pacotes turísticos e terceirizar todo o serviço. Vai depender de quanto você pode investir no momento.

Nos dois casos, certifique-se de que os turistas permaneçam em ambientes rústicos na maior parte do tempo. Eles vão para o campo com o desejo de experienciar o estilo de vida rural. Portanto, dê ao cliente o que ele quer!

Anúncios


Com pouca grana, será preciso começar terceirizando. Conheça bem os clientes e selecione os melhores serviços da sua região para oferecer aos turistas. Simples assim!

E então, você já conhecia esses 5 pequenos negócios rurais lucrativos? Não esquece de enviar este artigo para aquele seu amigo que sonha em viver do campo! Aproveite para conferir outros artigos valiosos sobre Finanças aqui no blog CiClick! 😉

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0