Como fazer PIX com o cartão de crédito: Passo a Passo

Conheça o "segredo" para realizar transferências via PIX com cartão de crédito

Quem disse que para fazer PIX é preciso ter dinheiro na conta? Bem, pode até ter sido assim no começo, mas agora existe outra opção. Alguns estabelecimentos comerciais já aceitam receber com PIX que sai direto do limite do seu cartão de crédito. 

Legal, não é? Funciona mais ou menos como um empréstimo. Vamos ser francos: o PIX conquistou os brasileiros de maneira que nenhuma outra transação de pagamentos fez algum dia.

Atualmente, a transferência está presente na letra de diversas músicas e já ultrapassa o número de TEDs e DOCs realizadas. Aliás, você ainda se lembra das transferências que costumávamos fazer antes do PIX?

Quer entender como fazer PIX com cartão de crédito e descobrir se e quando a operação vale a pena? Basta conferir tudo neste artigo. Boa leitura!

Pix – A transferência que conquistou os brasileiros

O PIX foi um meio de pagamentos lançado pelo Banco Central no mês de novembro de 2020. Ele foi criado para que pagamentos e operações bancários pudessem ser feitos de maneira instantânea.

Mais acima neste mesmo artigo, a gente te perguntou se você ainda lembrava das transferências TED e DOC. Elas só podiam ser feitas dentro do horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Com o PIX, tudo mudou! Afinal de contas, a operação pode ser realizada 7 dias por semana, 24 horas por dia! Ou seja: o tempo em que dependíamos de determinados horários ou dias para realizar transações financeiras chegou ao fim. Agora, elas podem ser feitas a todo instante.

O PIX ficou tão popular que, dentro do período de três meses após o seu lançamento, já havia ultrapassado o número de transações TED e DOC com mais de 200 milhões de lançamentos mensais.

De lá para cá, esse número só aumentou e, hoje, o PIX representa mais de 30% das operações financeiras do país.

Dá para fazer PIX com o cartão de crédito?

Essa novidade, com certeza, está confundindo a cabeça de muita gente. É que o PIX é um meio de realizar pagamentos instantâneos inaugurado em 2020 pelo Banco Central do Brasil.

Logo, a resposta para a pergunta “dá pra fazer PIX com cartão de crédito?” deveria ser NÃO! Afinal, a operação não é de crédito.

A transferência funciona da mesma forma que as que usávamos antigamente. É possível realizá-la a partir de contas corrente, poupança ou de pagamento. Portanto, quem pretende enviar dinheiro pelo PIX, necessitaria ter saldo em conta.

Só que para contrariar o sistema, alguns bancos e carteiras digitais estão oferecendo a seus clientes o pagamento por PIX utilizando o limite do cartão de crédito!

Passo a Passo: Como fazer PIX com cartão de crédito

Funciona assim: o cliente transfere uma parte do limite pré-aprovado do seu cartão de crédito para a própria conta, e, uma vez que o valor é creditado, ele já pode fazer o PIX! Entendeu?

Mas, antes de fazer este tipo de operação, aconselhamos pesar se vale a pena. A prática é conhecida como PIX com cartão de crédito, mas como vimos, se trata de uma maneira de pegar dinheiro emprestado do banco.

E como você sabe, todo dinheiro que a gente pega emprestado do banco vem acompanhado de um fantasma que assusta um pouco a gente: a famosa taxa de juros!

Ainda inseguro em usar o PIX? Confira o nosso artigo com dicas para reduzir as chances de golpe!

3 formas simples de usar o PIX no dia a dia

Você sabia que existem três diferentes maneiras de enviar PIX para pessoas ou estabelecimentos sejam eles digitais ou físicos? O primeiro é através da chave PIX!

Também dá pra fazer PIX através dos dados bancários. Muita gente não sabe disso, mas dá pra fazer a operação exatamente como fazíamos com DOC ou TED: informando os dados da conta corrente ou poupança para o remetente do dinheiro que vai ser transferido.

Você já pagou com PIX em algum estabelecimento através do QR Code? Ele já está presente na maioria das máquinas de cartão e sistemas de pagamento de estabelecimentos físicos.

É muito simples: na hora de pagar pelas suas compras, diga que deseja pagar com PIX. O código QR deverá aparecer na maquineta ou na tela do computador do caixa. Em seguida, abra o aplicativo do seu banco e clique na opção “pagar com QR Code”. O app vai abrir a câmera que você vai utilizar para escanear o código e dar procedimento ao pagamento com PIX!

A terceira forma de realizar a transferência instantânea é através do PIX copia e cola, um código gerado pelo QR Code do remetente do dinheiro. Você copia a sequência que contém números e letras enviada pela pessoa ou estabelecimento comercial, cola no campo indicado do APP e faz o pagamento de forma simples e rápida.

E aí, você já conhecia essa “malícia” para fazer PIX com cartão de crédito? Ela é totalmente legal, mas tome cuidado com as taxas de juros do seu cartão. Antes de lançar mão do recurso, faça os cálculos e veja se realmente vale a pena do ponto de vista financeiro!

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0