Pix será gratuito para PF e MEI – Entenda por que

Saiba por que algumas transações serão cobradas e outras não, na nova plataforma de transações financeiras Pix!

Todos podemos perceber o quanto o mercado financeiro está sofrendo modificações graças às novas tecnologias que estão surgindo. A grande maioria das instituições financeiras estão reavaliando a maneira de pensar, bem como estrutura de negócios, para estarem aptas a atender todas as demandas deste novo mercado.

Recentemente, o Banco Central anunciou que não fará diferente, e que também moldará a essas novas tecnologias, o sistema operacional financeiro do Brasil.

Anúncios


Uma nova tecnologia que será implementada neste sistema, já anunciada pelo Banco Central, é o sistema de pagamentos de transações financeiras instantâneas, chamado de PIX.

O Banco prometeu modificar toda a maneira com a qual nós utilizamos ferramentas financeiras em nosso cotidiano, trazendo mais simplicidade e praticidade, assim como maior rapidez.

A implementação da ferramenta PIX no sistema financeiro, de acordo com especialistas, irá tornar a competição entre os bancos tradicionais e digitais ainda mais acirrada.

Para o consumidor, esta é uma ótima notícia, pois quanto mais empresas competindo por clientes, mais ofertas de serviços, vantagens e benefícios também!

Anúncios

Quer entender um pouco mais sobre o PIX? Então continue a leitura até o fim, porque o nosso blog irá te deixar por dentro de tudo neste artigo. Confira!

PIX – o sistema de pagamentos instantâneos

Anúncios


Trazer a ferramenta PIX para o mercado financeiro do país trará também outra nova ferramenta. Trata-se do Open Banking, que democratizará serviços de pagamentos e operações bancárias, trazendo mais agilidade para essas transações.

Além disso, todas as transações que serão executadas pelo PIX, serão efetuadas 24 horas por dia, durante sete dias por semana, sem importar se são horários ou dias úteis.

Dessa forma, o que antes era algo exclusivo para bancos digitais, passará a ser executado por qualquer banco tradicional, a partir do próximo dia 16 de novembro 2020.

Anúncios

Vantagens do PIX

Podemos dizer que o mais vantajoso a respeito dessa plataforma é a democratização dos serviços bancários. Logo após, a oferta de mercado que será criada pelo sistema, pois bancos e instituições passarão a oferecer cada vez mais vantagens e benefícios para fidelizar os seus clientes.

Como mencionamos acima, o PIX não precisa ser feito em horários ou dias específicos para que você faça uma transferência e o dinheiro caia na hora, por exemplo.

A transferência, pagamento ou qualquer operação, será feita e concretizada naquele mesmo momento. Você não vai precisar se preocupar se o dia é um domingo ou uma segunda-feira para enviar dinheiro para alguém!

Ah! Sabia que vamos poder fazer transferências utilizando apenas dados básicos da pessoa para a qual queremos enviar dinheiro? Não serão mais necessários informações do tipo conta, agência, etc.! Uma baita mudança, né?

Nem todas essas operações serão gratuitas, mas para PF e MEI, serão! Isso irá simplificar a vida desses clientes e garantir-lhes uma maior comodidade.

Anúncios

Porque PF e MEI estarão isentos de tarifas?

Em 1 de outubro deste ano, o Banco Central anunciou que todas as operações feitas pelo PIX são gratuitas para consumidores e empreendedores individuais (MEI).

Tanto o banco físico quanto o digital estão autorizados a cobrar tarifas por cada transação realizada pelo PIX, sempre que realizadas por autoatendimento ou ligação telefônica.

De acordo com o Banco Central, as PF e MEIs só poderão ser cobradas por transações quando a transferência for com finalidades de compra em estabelecimento ou quando receberem dinheiro destinado à transferência.

Um exemplo: Você compra algo e o pagamento foi feito via transferência. O valor poderá gerar tarifas.

Anúncios

Como o banco irá identificar a finalidade da transação?

De acordo com o Banco Central, compra é a prática de pagamento vinculada a uma obrigação. Fornecimento de serviços, produtos, geralmente são sujeitos a emissão de nota fiscal eletrônica.

Dessa maneira, a transferência para uma obrigação de pagamento será taxada pela instituição financeira, mas não são obrigatórias. O Nubank foi um dos primeiros a anunciar que transferências pelo PIX serão gratuitas em contas empresariais.

Cobranças pelo PIX

Optando pela cobrança de taxas sobre os serviços PIX, a instituição financeira, seja ela física ou digital, necessita informar o seu cliente com clareza e transparência.

Essas cobranças devem estar bem descritas no extrato bancário do cliente que utilizou a ferramenta para realizar operações financeiras.

A melhor parte é que tudo isso será feito da palma de nossas mãos, não importa onde estejamos, basta que haja internet. Já imaginou conseguir enviar ou receber dinheiro via transação bancária em um dia de Domingo de qualquer lugar que você estivesse? Apostamos que não.

Anúncios

E aí, gostou do nosso conteúdo? Ele te ajudou a entender um pouco melhor sobre essa nova tecnologia que será inaugurada no Brasil?

Então não se esquece de deixar o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais notícias a respeito do PIX!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta