7 dicas para fazer um planejamento semanal eficiente

Saiba como criar um planejamento semanal eficaz na direção dos seus sonhos

A produtividade está diretamente ligada ao planejamento. Se você tem se dedicado aos seus objetivos, mas sente que poderia estar fazendo mais e melhor, saiba que está no lugar certo. Vamos te ensinar, agora, como fazer um planejamento semanal eficaz para organizar a rotina e alavancar os seus resultados!

Para isso, separamos 8 dicas comprovadas que vão te ajudar nessa missão. É claro que nem tudo está sob o nosso controle, a gente sabe. Em algum momento, a vida pode “sair dos trilhos”. É natural. No entanto, planejar a sua semana, com certeza, deixará a sua rotina e a sua mente mais organizada.

Na verdade, assumir esse compromisso é dar um passo na direção dos seus próprios sonhos. Concorda? Então, continue com a gente e confira dicas preciosas sobre como fazer um planejamento semanal eficaz.

1 – Defina as suas metas

definir metas faz parte de um planejamento semanal

Ter metas definidas vai te ajudar muito a organizar a semana, sabe por quê? É que, assim, você mantém o foco, entendendo exatamente o que deseja lá na frente.

Digamos que você queira juntar uma determinada quantia em dinheiro para viajar. A sua meta, neste caso, precisa ser “viajar”. Afinal, é isso que você vai fazer com o dinheiro, certo? Ter consciência do seu objetivo vai te dá um norte para iniciar e conduzir o processo até “chegar lá”.

Portanto, defina as suas metas. Saiba os motivos pelos quais você se levanta e vai à luta diariamente. A partir daí, organize a sua semana com base nos seus objetivos pessoais.

2 – Assuma a necessidade do planejamento

O primeiro passo para quem deseja ser mais organizado e render mais planejando a semana é assumir que precisa desse planejamento. Na prática, não é tão fácil assumir para nós mesmos que precisamos melhorar na organização, não é verdade?

O ser humano só alcança mudanças quando reconhece que existem problemas! A transformação acontece quando a solução é encontrada. Portanto, admita as falhas e você estará pronto para entrar de cabeça no seu processo de mudanças.

3 – Analise e adapte a sua rotina

É importante que você defina o melhor dia para cada tarefa que está sob a sua responsabilidade. Você acorda cansado na segunda-feira ou pronto para ganhar o mundo? Se conhecer vai ajudar bastante nessa parte.

Se você é mais disposto no começo da semana, utilize esses dias para fazer o maior número de atividades que demandam mais energia. Execute, também, as tarefas mais difíceis.

Organize o seu planejamento semanal, a cada domingo, para iniciar a semana de trabalho numa boa! E não esquece de segui-lo com precisão para não se perder nas tarefas durante o decorrer da semana.

4 – Saiba quais são as suas prioridades

Depois que a gente define as nossas metas, é muito importante definir as nossas prioridades. Só assim fica possível alcançar os objetivos.

Digamos que você tenha como objetivo abrir uma loja de bijuterias no Instagram e lucrar muito com ela. Como você vai alcançar esse seu objetivo? É simples: estabelecendo prioridades.

A primeira, por exemplo, pode ser juntar um bom valor para comprar o seu estoque. A segunda, fotografar e gravas os vídeos que irão divulgar os seus produtos. A terceira, contratar um bom designer gráfico. E daí por diante.

Sem saber quais são as suas prioridades, como você vai produzir sem perder o foco? Portanto, trate de defini-las depressa!

5 – Separe um tempo para você

Se a mente não relaxa, também não produz direito. Portanto, certifique-se que de colocar um tempo só para você no seu planejamento semanal. Nada ao extremo é bacana – e isso também se aplica à produtividade.

O tempo de lazer é tão importante quanto por as suas tarefas em prática. Leituras, filmes e séries, sair com amigos e até mesmo tomar a velha e boa cervejinha no fim de semana (se você for adepto) devem fazer parte da sua rotina.

6 – Conte com imprevistos

Imprevistos sempre irão acontecer. Por isso, é importante contar com eles no seu planejamento semanal. Pode ser muito frustrante achar que tudo vai acontecer exatamente como planejado.

Organizar as atividades da semana serve para que você possa se guiar melhor no processo em busca dos seus objetivos. Entre os seus compromissos diários, é importante que existam horários vazios para que acontecimentos não previstos sejam encaixados ali.

7 – Pratique o planejado

A última dica é essencial: siga o seu planejamento. Colocá-lo em prática é a parte mais importante de todas. Senão, serão só anotações na sua agenda, não é verdade?

Além disso, é preciso testar os planejamentos para saber se eles são funcionais. Você verá, ao longo do tempo, que reajustes serão sempre necessários, pois algumas coisas não vão funcionar exatamente como imaginado.

E aí, o que você achou das nossas dicas para planejar a semana de modo eficiente? Agora, com a faca e o queijo na mão, você já está pronto para se organizar ainda mais, criando o seu próprio planejamento semanal.

Agora que você já sabe como organizar a rotina, que tal aprender também a organizar o orçamento familiar? Confira o nosso artigo AQUI!

Em Alta

Aguarde…

0