Profissionais financeiros: Como eles impactam nossa vida?

Entenda a importância e quando recorrer a eles para ter uma relação mais saudável com o dinheiro

Dúvida e insegurança são sentimentos que invadem a cabeça do brasileiro quando o assunto é finanças. É por este motivo, que no artigo de hoje, queremos trazer à tona da importância do profissional financeiro em nossas vidas.

Se o único problema que a gente enfrentasse fosse a dificuldade de encontrar bons investimentos, o problema financeiro do Brasil estaria solucionado. A questão é que a falta de educação financeira básica afeta, negativamente, a economia do país como um todo.

Se engana quem pensa que educação financeira gira, apenas, em torno de guardar dinheiro, investir e não gastar mais do que se ganha. A verdade é que o buraco é muito mais embaixo.

Existem coisa que apenas um profissional financeiro pode fazer por nós. É por isso que eles impactam tanto a nossa vida, em um sentido positivo que talvez você jamais tenha imaginado. Portanto, não deixe de ler este artigo, principalmente se estiver em busca de equilíbrio financeiro. Vamos lá?

Por que profissionais financeiros são importantes?

Tratar as finanças com descaso é prejuízo na certa. Tratar o assunto com ingenuidade tampouco ajuda em alguma coisa. É por causa disso, inclusive, que mais de 82% dos brasileiros não fizeram nenhum tipo de investimento em 2022.

Como mencionamos, o problema não está na falta de investimentos valiosos – Eles existem e não é difícil encontrá-los. A questão é que ignorar a educação financeira é algo enraizado na cultura do Brasil.

O brasileiro não dá a importância devida para o assunto. É aí onde entra o profissional do mercado financeiro. Ele pode nos guiar no processo de criar consciência financeira, construir reservas de emergência, saber onde investir, poupar, etc.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas que fazem empréstimos, por exemplo, não sabem o mínimo a respeito de taxas de juros. A falta de atenção à importância da educação financeira prejudica toda a economia – e é claro que quem se prejudica mais são os mais pobres.

Qual o dever do profissional financeiro?

O papel do profissional financeiro é compreender os nossos principais anseios em relação a dinheiro. Seu dever é realizar um trabalho justo e honesto, que cause transformações positivas reais na vida do seu cliente.

Diante de um país que não tem educação financeira, este profissional nunca se fez tão necessário. Hoje em dia, muitos brasileiros estão precisando de ajuda para aprender sobre dinheiro e como lidar com as finanças.

As pessoas ainda não sabem coisas básicas como quanto gastar, quanto guardar e onde investir. Quando o assunto da roda é grana, pode ter certeza: a maioria dos brasileiros não sabe nem pra onde vai.

Profissionais financeiros impactam a nossa vida porque nos ensinam a utilizar o nosso dinheiro ao nosso favor! Com a ajuda dele, obtemos conhecimento o suficiente para tomar melhores decisões financeiras – o que, consequentemente, melhora a nossa qualidade de vida.

Em resumo, eles têm a capacidade de reprogramar as nossas crenças em relação a dinheiro! O mais bacana é que eles atendem aos seus interesses pessoais, e não aos de instituições financeiras que, normalmente, te vendem produtos que você nem precisa, visando o lucro acima do seu bem-estar.

O que faz um planejador financeiro pessoal?

Quem está perdido nas próprias finanças certamente precisa da ajuda de um planejador financeiro. Este profissional vai te ensinar sobre muito mais do que dinheiro.

Para achar uma solução, é preciso alcançar a raiz do problema. O planejador financeiro vai te ajudar a identificar todas as angústias, traumas e frustrações que te levam a ter o seu comportamento financeiro atual.

Como não conseguimos mudar o que não vemos, a conscientização é o maior elemento da mudança de comportamento. É isso que o planejador financeiro faz: ele traz a sua consciência financeira à tona.

Diariamente, escolhas que fazemos são influenciadas por traumas e outros motivos que vão além dos números em si. Mais do que nunca, finanças pessoais não é mais um assunto meramente matemático.

Como o profissional financeiro impacta minha vida?

No mundo onde vivemos, o acesso a praticamente tudo só é possível mediante dinheiro. Isso inclui qualidade de vida, é óbvio. Diante disso, finanças deveria ser um assunto de grande importância – principalmente em instituições como escolas e faculdades.

Infelizmente, a realidade não é essa. A nossa sorte é que existem profissionais financeiros prontos a nos ajudar a conquistar melhor qualidade de vida e sossego, a partir da educação financeira.

Dinheiro deve ser solução, e nunca problema. O profissional financeiro vai te ajudar a tornar isto em realidade! Com sua ajuda, podemos virar esse jogo e sair ganhando.

A sociedade passa por problemas financeiros e é preciso fazer a nossa parte, nos desenvolvendo. Conte com a ajuda do profissional financeiro para isso!

Gostou do artigo? Conta pra gente aqui nos comentários e não esquece de compartilhar nas suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0