Vai subir ao altar? Veja quanto custa casar hoje

Casar, seja no religioso ou no civil, vai mexer no seu bolso. Saiba quanto desembolsar para oficializar a união

Amar é de graça! Já fazer uma festa de casamento… bem, não podemos afirmar o mesmo sobre isso. Afinal de contas, você sabe quanto custa casar? 

Para quem namora, juntar as escovas de dente é o próximo passo. E para celebrar a união do casal, nada como uma boa festa, com todos os amigos e familiares reunidos.

A festa de casamento é um verdadeiro sonho para muitas mulheres – e para homens também, claro. No entanto, poucos sabem o preço para tornar esse sonho em realidade. Na maioria das vezes, ele costuma ser alto!

As despesas incluem o convite, o local da festa, as roupas, as comidas e bebidas, e uma lista enorme de outros itens. Absolutamente tudo que diz respeito à uma festa de casamento envolve dinheiro. Portanto, o primeiro passo para fazer a celebração acontecer é se planejar e montar um orçamento real.

Está pensando em oficializar a união com o amor da sua vida? Quer saber quanto custa casar? Então, vem com a gente na leitura deste artigo!

Afinal de contas, quanto custa casar?

casal economizando para casar

A grande verdade é que existem casamentos para todos os bolsos! Não é possível definir, ao certo, quanto custa uma festa de casamento, pois você pode fazer “o que dá”, dentro de um orçamento disponível. Não é verdade?

Logo, o valor de uma festa de casamento depende de muitos fatores! O número de convidados, o local escolhido e o buffet são alguns deles, por exemplo.

A maioria dos gastos irão envolver fornecedores de alimentos, bebidas e móveis, como mesas e cadeiras. A gente também não pode esquecer da decoração, roupas e beleza.

A localidade também irá influenciar. Afinal de contas, existem lugares onde certos serviços são mais caros! Portanto, não dá para colocar um preço fixo em uma festa do casamento.

Casamento no Civil – Quanto custa?

Casar no cartório, ou seja, realizar a celebração do casamento civil é totalmente grátis. O único custo, na verdade, é referente à uma taxa que cobre os custos da habilitação do registro do casório.

Cada estado cobra um valor. Você pode saber os preços pelo Brasil inteiro através da tabela da ANOREG, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil. Acesse a página do estado em que você mora e procure pela tabela oficial de registro civil.

Para se casar em São Paulo, é preciso desembolsar quase 500 reais – que é o valor da taxa no Estado. Para habilitar uma união estável, o mesmo valor é cobrado.

No entanto, se o casal não tiver como pagar a taxa, ele pode alegar pobreza. Basta assinar uma declaração que, normalmente, já está disponível em cartório. Feito isso, o registro civil é gratuito.

Casamento religioso – Quanto custa casar na igreja?

Casar no religioso, apesar de ser bem menos burocrático do que casar no civil, tem as suas exigências. As regras variam bastante de igreja para igreja. Por isso, informe-se a respeito dos custos para casar na paróquia escolhida.

Os valores, no geral, costumam fica entre R$ 600 e R$ 10 mil. Vai depender mais da igreja selecionada pelo casal e também da data do casamento.

Para te ajudar com os detalhes, contrate uma assessoria de casamento. Apesar de investir um pouco mais, o serviço faz diferença quando o assunto é organizar tudo.

As igrejas exigem documentação para realizar a celebração. São eles:

  • Comprovante de transferência do valor para a paróquia;
  • Cópias autenticadas do CPF e RG do casal;
  • Cópia do comprovante de residência atualizada;
  • Certidão de batismo de ambos os noivos;
  • Certificado de curso de noivos;
  • Declaração de entrada no processo de casamento civil;
  • Carta do padre e cópia de identificação presbiteral, se necessário;
  • Ficha das testemunhas – precisam ser duas, não podendo ser mãe, nem pai ou menores de 18 anos;
  • Toda a documentação deve ser apresentada com no mínimo três meses de antecedência à data do casamento.

Como se preparar para o Grande Dia?

mulher vendo quanto custa casar

O período da preparação do casamento é o mais importante para que tudo saia perfeito no Grande Dia. Evite dores de cabeça realizando o planejamento financeiro da celebração do seu amor!

Fazendo isso, o dia do seu casamento será sobre emoções, amor e muitos sorridos! Nada de dor de cabeça com problemas relacionados a dinheiro.

Os principais recursos que financiam casamentos no Brasil são poupança e economias pessoais. Esse dado foi levantado pela plataforma casamentos.com.br, baseado em mais de 300 mil entrevistas.

Coloque na ponta do lápis o preço de tudo o que o casal considera necessário para que a celebração seja perfeita! Uma vez que você sabe exatamente de quanto vai precisar, fica mais fácil transformar esse lindo sonho realidade.

Afinal de contas, o dia do seu casamento é um dos dias mais importantes da sua vida!

Sem dinheiro para realizar o casamento do sonho? Confira opções de empréstimo online que podem te ajudar!

Em Alta

Aguarde…

0