Quanto devo guardar do meu salário? Dicas infalíveis para poupar

Saiba como e quanto você deve guardar do seu salário para ter prosperidade financeira

Poupar dinheiro é a regra número um quando o assunto é prosperidade financeira. Hoje em dia, a importância de se ter uma reserva de emergência já não é mais um segredo. A pandemia do novo Coronavírus veio e mostrou isso direitinho para todos os brasileiros. Mas, afinal, quanto devo guardar do meu salário?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. A dúvida é bem comum e, por isso, escrevemos este artigo! Você já se questionou quanto da sua renda mensal deve ser guardada?

Existem alguns hábitos que você pode adquirir e alguns métodos para que consiga economizar mais dinheiro de agora em diante. Juntar grana é um ato fundamental para todos aqueles que desejam alcançar a independência financeira.

Se é isso o que você está buscando – e se você já se pegou perguntando “quanto devo guardar do meu salário?” – não pule este artigo! Seja 5, 10 ou 100 mil reais, não importa o seu objetivo, esta leitura vai te ajudar.

Vamos nessa?

Anúncios


Juntar dinheiro – Por onde começar?

Adquirir bons hábitos financeiros é mais simples do que você imagina. Todo mundo pode tomar decisões mais inteligentes com o próprio dinheiro e aumentar o patrimônio a longo prazo!

O dia a dia já tem os seus altos e baixos. Viver em instabilidade financeira torna tudo mais difícil. Ter as finanças organizadas é sinônimo de qualidade de vida. “Quando devo guardar do meu salário?”, você me pergunta!

Bem, eu te digo que sem um bom planejamento financeiro as probabilidades de você não guardar nada são grandes. Por isso, comece por ele! É necessário entender as suas finanças e organizá-las para economizar de verdade.

Comece fazendo a conta de todas as suas despesas fixas: aluguel, água, internet, luz e alimentação, dentre outras. Depois, levante os seus gastos variáveis, como saídas e qualquer dinheiro que você gastou fora do planejamento. Assim, é possível ver para onde o seu salário vai e fazer os devidos ajustes para que ele sobre!

Anúncios



Quanto devo guardar do meu salário?

Para saber quanto guardar do seu salário, é essencial se reeducar financeiramente e entender muito bem todos os seus gastos, como mencionamos acima. Feito isso, você pode pensar em uma quantidade de dinheiro ideal a poupar, trabalhando com porcentagens.

Anúncios


Como esse é um hábito que você ainda não domina, e tudo vem com a prática, a nossa sugestão é que você comece devagar. No primeiro mês, a sua tarefa é guardar apenas 5% do valor total da sua renda mensal.

Quando a gente fala em economizar, é importante lembrar que o hábito deve ser muito bem cultivado antes de tudo. Então, veja se você consegue guardar 5% do seu salário para depois pensar em porcentagens mais altas.

Anúncios


Para não dar sorte ao azar, separe logo os 5% assim que receber o seu salário e guarde! A poupança pode ser um bom lugar, mas atualmente, o mais indicado é que você guarde o dinheiro em investimentos de renda fixa.

Pode parecer mentira, mas é simples assim. Aos poucos, aumente as porcentagens de dinheiro para guardar!

Essas pequenas quantias irão te ajudar a cultivar o hábito de economizar e, ao longo do tempo, montar a sua reserva de emergência!

Onde devo guardar o meu dinheiro?

“Quanto devo guardar do meu salário?” é uma pergunta feita por milhares de brasileiros. Para os que leram este artigo até aqui, ela já está respondida, concorda?

Mas, existe outra dúvida, que vem logo depois: onde guardar esse dinheiro? Mais cedo, comentamos sobre a poupança e os investimentos de renda fixa, e afirmamos que a segunda opção era a mais indicada. Lembra?

É que existem investimentos tão seguros quanto a poupança e que são muito mais rentáveis! Ou seja: locais seguros para guardar o seu dinheiro, onde o mesmo se multiplicará com muito mais agilidade!

Anúncios


Portanto, a decisão de investir é mais sábia do que a de deixar a grana praticamente parada na poupança. Tesouro Direto, Tesouro Selic e IPCA, por exemplo, são ótimos investimentos para se fazer com a parte poupada do salário.

Por que economizar é importante?

Tudo nessa vida custa dinheiro. Ter um futuro confortável, também! Não falamos só sobre comprar o que se gosta ou realizar sonhos, o que, com certeza, já se torna incrível.

Estamos falando também de qualidade de vida. Poder ir à um bom médico, comprar bons alimentos, suprir as necessidades da sua família. Para isso, é preciso ter uma vida financeira organizada e bem gerida.

Isso fica impossível se você não se planeja financeiramente, de maneira constante. E, por sua vez, poupar dinheiro e ter uma boa reserva é uma peça fundamental nesse quebra-cabeça.

Anúncios


Não podemos mentir para você e falar que, de início, não haverá incômodos. Mas, nada é pior do que ser escravo de dinheiro. Concorda? Portanto, logo percebemos a importância de poupar a nossa grana.

E aí, já sabe quanto vai guardar do seu salário? Não esquece de compartilhar este conteúdo valioso com os seus amigos, hein?

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0