Quanto rende 100% do CDI hoje? Aprenda como calcular

Confira neste artigo quanto rende 100% do CDI e como fazer o cálculo de forma simples

Com certeza, você já se deparou com anúncios sobre investimento que prometiam render 100% do CDI. Dentro do mercado financeiro, o número é conhecido como um balizador dos aportes em Renda Fixa. Mas, afinal, como saber exatamente quanto rende 100% do CDI?

Primeiramente, saiba que o CDI é um título é emitido pelos bancos para viabilizar empréstimos entre eles. A taxa de juros incidente é a famosa “DI”. Já ouviu falar cobre ela? Trata-se de uma das taxas mais relevantes da economia, sendo de grande importância, também, para os investimentos. Ela, por sinal, acompanha a Selic bem de perto.

Para entender o rendimento do CDI, você precisa, antes de mais nada, encontrar a taxa DI. É sobre isso que a gente conversa no artigo de hoje. Confira a leitura até o final para aprender, de uma vez por todas, a calcular quanto renderão os investimentos que têm esse balizador como referência.

O que é CDI?

A sigla CDI quer dizer Certificado de Depósito Interbancário. Como mencionamos mais acima, trata-se de um título de curto prazo emitido pelos bancos, onde eles emprestam dinheiro uns aos outros a uma taxa de juros pré-determinada.

Neste momento, você deve estar se perguntando qual o motivo para que bancos realizem empréstimos entre si, já que todos têm dinheiro. Esta dúvida é bem normal. Dentro do sistema financeiro brasileiro, a prática existe como uma regra!

É que os bancos precisam terminar o dia com saldo de caixa positivo. Nem sempre isso é possível, já que existem dias com mais saques do que entradas, e investimentos altos que podem consumir uma parcela da reserva.

O CDI proporciona segurança e estabilidade aos bancos ao permitir, justamente, que eles finalizem o dia com os seus caixas em saldo positivo!

Entenda a taxa DI

As negociações entre os bancos, claro, são taxadas. Um banco não empresta dinheiro ao outro – nem a nenhum tipo de instituição ou pessoa física – sem que lucre em cima dessa atividade financeira.

Quem faz todos os registros de negociações de CDI, bem como o cálculo dessa taxa média de juros, é a Bolsa de Valores do Brasil, a B3. É a chamada taxa DI. Ela sempre está bem próxima da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Para que a taxa DI permaneça alinhada à Selic, o Banco Central, autoridade monetária do nosso país, também precisa entrar no “jogo” dos empréstimos entre os bancos. Ele compra ou vende CDIs com taxas diferentes! Assim, a média de todas as negociações se aproxima dos valores previstos.

Entende agora? O complicado não é saber quanto rende 100% do CDI, já que 100% é o valor exato. O negócio é entender que essa taxa varia todos os dias! Por isso, é feito um cálculo onde se chega em médias mensais e anuais do CDI. Essa média, por sua vez, é utilizada para prever a rentabilidade dos investimentos de renda fixa!

Afinal, quanto rende 100% do CDI?

pessoa calculando 100% do cdi

Uma aplicação financeira que te prometeu rendimentos de 100% do CDI irá render, portanto, exatamente o mesmo valor da taxa DI. Isso significa que o seu retorno financeiro será equivalente ao valor vigente do CDI que, por sua vez, é bem próximo da Selic.

A cada 45 dias, a Selic é definida por um órgão do Banco Central chamado Copom, o Comitê de Política Monetária. De acordo com os objetivos econômicos do momento, a taxa Selic pode subir ou abaixar.

Quando a Selic sobe, há um desestímulo no consumo. É que as taxas de juros ficam mais altas! Já quando ela abaixa, o consumo é incentivado, pois os juros ficam igualmente mais baixos e, obviamente, tudo fica mais barato.

No momento, a Selic está em 10,75%, enquanto a taxa CDI está em torno de 9,15% anual. Logo, se você investiu com a promessa de receber em retorno 100% do CDI, saiba que dentro de um ano o valor investido será de aproximadamente 9,15% a mais.

Mais do que 100% do CDI. E agora?

Não é tão difícil calcular quanto irão render ativos que oferecem porcentagens maiores do CDI. Existem diversos títulos que prometem 120% ou, às vezes, até 160% do CDI. Para realizar esse cálculo, você precisa apenas estar ciente de quanto é 100% do CDI e acrescentar a porcentagem a mais em cima do valor!

Existem também aqueles títulos que cobram menos do que 100% do CDI. Mas, se você não curte muito fazer cálculos, não tem problema! O site oficial do Banco Central tem uma calculadora que faz isso para você.

Este artigo foi útil para você? Então, não esquece de enviar o conteúdo para aquele seu amigo que sempre investe em renda fixa ou está pensando em começar a investir!

Em Alta

Aguarde…

0