Recuperação de crédito: Limpe o seu nome mais rápido

Entenda como funciona e se vale a pena negociar as suas dívidas com uma recuperadora de crédito

Você já ouviu falar sobre recuperação de crédito? Trata-se de um procedimento realizado por empresas especializadas para conseguir que consumidores paguem por suas dívidas pendentes e, mais do que isso, recuperem o crédito ao limpar os seus nomes. 

As instituições financeiras costumam contratar essas empresas, chamadas de recuperadoras de crédito, para realizar cobranças de forma terceirizada. Vai dizer que você nunca recebeu uma ligação de telemarketing de alguma dessas empresas? É bem provável que sim!

Se você nunca foi cobrado por uma recuperadora de crédito significa que as suas finanças estão em dia, e que você possui responsabilidade financeira! Infelizmente, esta ainda não é a realidade da maioria dos brasileiros. Mais de 65% da população está endividada neste exato momento!

A boa notícia é que as recuperadoras de crédito costumam comprar as dívidas dos bancos e das financeiras. Assim, elas cobram e negociam com o consumidor. Após a negociação, o seu nome volta a ficar limpo e as portas do mercado de crédito se abrem novamente!

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir se vale a pena negociar as suas dívidas com uma recuperadora de crédito? Então, continue com a gente!

Não fique com o nome sujo na praça

Quando estamos negativados, perdemos acesso ao mercado do crédito. O consumidor que fica inadimplente perde o direito de tirar empréstimos, fazer financiamentos e tem, quase sempre, todas as suas solicitações de cartão de crédito negadas.

Está com o nome sujo na praça? Se você deseja sair das listas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, por exemplo, este artigo é leitura obrigatória. Negociar com as recuperadoras de crédito é uma opção interessante para quem deseja sair dessa situação.

Mesmo com dívidas acumuladas, entenda que nem tudo está perdido. Colocar a sua vida financeira nos trilhos é algo perfeitamente possível de ser alcançado, desde que haja a reeducação financeira.

Para voltar a ter o nome limpo na praça é preciso, antes de mais nada, cultivar novos hábitos em relação ao dinheiro. Deixando, claro, os antigos definitivamente para trás.

Compra de dívidas – Como funciona?

Muitas vezes, quando uma dívida fica ativa por muito tempo, bancos e financeiras optam por vendê-la para as tais recuperadoras de crédito. Assim, eles não precisam mais lidar com a cobrança da pendência!

A venda da dívida termina sendo vantajosa porque o processo de cobrança e negociação gera custos para a instituição. Quando a dívida é repassada para uma recuperadora, a possibilidade de negociação e pagamento muda, apesar do valor continuar o mesmo.

A função de uma empresa como essa é levar o consumidor a um caminho onde o pagamento da dívida se torne possível. Logo, as recuperadoras te ajudam a limpar o seu nome e te colocam de volta no mundo do crédito, através de negociações mais acessíveis ao seu bolso.

Também pode acontecer, por exemplo, do banco contratar uma empresa dessa modalidade para terceirizar a cobrança. Depois de negociada a dívida, o seu nome volta a ficar limpo com o pagamento da primeira parcela.

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é, por si, um tipo de cobrança. Acontece que ela é diferente da cobrança nua e crua que tem como objetivo, apenas, o pagamento da dívida. Normalmente, as ofertas de negociação não cabem no seu bolso, e a dívida termina se alastrando por mais tempo.

No caso da recuperação de crédito a abordagem é outra. As recuperadoras de crédito são famosas por oferecerem aos consumidores negociações acessíveis, que cabem no orçamento. Portato, vale considerar.

O objetivo, como o nome já diz, é que você recupere o seu acesso ao crédito após quitar a dívida pendente. Na cobrança, você pode estar ou não negativado. Já na recuperação de crédito, o consumidor sempre estará com o nome sujo. Essas empresas não compram contas atrasadas, mas dívidas ativas há um determinado período de tempo.

A gente sabe que o contato dessas empresas é um pouco chato e cansativo. No entanto, não veja de forma negativa. Enxergue a abordagem como uma oportunidade para negociar as suas dívidas e aproveite a recuperar o acesso ao crédito, ferramenta tão importante para o consumidor brasileiro.

O que fazer quando a recuperadora de crédito me contactar?

atendente de empresa de recuperação de crédito

Se você tem dívidas antigas, naturalmente, receberá a ligação de uma recuperadora de crédito. Atenda a ligação e converse com o atendente. Caso você não possa atender no momento, peça para que a empresa volte a entrar em contato em um horárioo mais oportuno.

De toda forma, ouça e analise bem a proposta que a empresa tem para que você possa quitar a sua dívida e limpar o seu nome. Para a proposta ser considerada vantajosa, ela precisa caber no seu orçamento familiar e favorecer a recuperação da sua vida financeira.

Aceite a proposta, apenas, se você puder cumprir com o combinado. Caso enfrente situações inusitadas, como imprevistos financeiros, não deixe de entrar em contato com a empresa e propor um novo acordo. Só não permita que o seu nome seja negativado novamente!

Este artigo foi útil para você? Se sim, envie para aquele seu amigo que vive reclamando que está com o nome sujo e não consegue limpar.

Em Alta

Aguarde…

0