Saque aniversário: Entenda as vantagens e desvantagens

Desde 2019, o trabalhador pode sacar parte do seu FGTS no mês de seu aniversário. Confira as vantagens e desvantagens de fazer a retirada

Graças ao saque aniversário, trabalhadores com carteira assinada não precisam mais esperar a aposentadoria ou uma eventual demissão para resgatar dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Mas, será que vale mesmo a pena realizar a retirada? Neste artigo, vamos detalhar quais são as vantagens e as desvantagens do saque aniversário!

De janeiro até agosto deste ano, mais de 10 milhões de reais foram movimentados através do saques aniversário? O dado foi divulgado, recentemente, pelo próprio Ministério da Economia. Os números mostram que boa parte da população já aderiu à iniciativa, lançada em 2019.

Se você está precisando de dinheiro extra para alguma emergência, talvez o saque aniversário seja a solução para o seu problema. No entanto, antes de “bater o martelo”, é importante entender como ele funciona e refletir sobre os seus objetivos financeiros para o futuro.

Anúncios


Pronto para conhecer as vantagens e as desvantagens do saque de aniversário do FGTS? Então, continue a leitura e descubra se ele realmente é a melhor opção para você.

O que é o saque aniversário?

Uma vez por ano, os trabalhadores de carteira assinada podem sacar uma parte do seu FGTS. Essa retirada acontece através do chamado saque aniversário.

Você já sabe o que é o FGTS, certo? Bem, trata-se do Fundo Garantidor por Tempo de Serviço. Ele existe, desde 1960, para assegurar os trabalhadores. Funciona como uma espécie de poupança: todos os meses, parte do seu salário é guardada.

Antigamente era assim: só podia sacar o FGTS em caso de aposentadoria, financiamento de imóveis, demissões e saques emergenciais previamente autorizados pelo governo, além de doenças específicas e algumas poucas outras situações.

Agora, com o saque aniversário, o trabalhador ganhou o direito de resgatar parte do dinheiro guardado uma vez por ano – no mês do seu aniversário. Em outras palavras, ele está livre para decidir sacar ou não a quantia.

Anúncios


Vantagens e desvantagens do saque aniversário

prós e contras do saque aniversário do fgts

É claro que existem vantagens relacionadas ao saque-aniversário do FGTS. Mas, as desvantagens também existem. Por isso, queremos te deixar por dentro dos prós e contras, antes de decidir realizar ou não o saque.

O mais importante, aqui, é você entender todos os detalhes sobre o saque aniversário para decidir o que vale a pena para você. Então, vamos lá!

Vantagens

Anúncios


A principal vantagem do saque aniversário, claro, é a grana extra na conta. A gente sempre precisa de mais dinheiro para uma coisa ou outra, e ter acesso a um recurso que já é seu… é tudo de bom.

Tem também aqueles momentos em que a gente está apertado. Você pode utilizar o saque aniversário para sair do vermelho, por exemplo. A opção é melhor do que recorrer a empréstimos ou outras linhas de crédito em que você terá de pagar juros!

Outra vantagem é que, junto com o benefício, vem um valor a mais. É o que chamamos de “parcela adicional fixa”. Esse “plus” depende da quantia existente em conta. Ou seja, o valor a mais também é retirado do saldo do seu FGTS.

Anúncios


Desvantagens

Bem, a principal desvantagem do saque aniversário do FGTS é não poder retirar toda a quantia da conta. Mas, pensando pelo lado positivo, zerar a conta poderia atrapalhar os seus planos para o futuro.

É que muita gente utiliza esse saldo, a longo prazo, para comprar itens de valor, como um veículo, uma franquia ou até mesmo a casa própria.

O contraponto, na verdade, é outro. Caso o trabalhador opte pelo saque aniversário, ele não poderá retirar o saldo completo da conta, nem em casos de demissão por justa causa.

Esse fator não ajuda muito quem está passando por um momento de recolocação profissional – quando se está desempregado, à procura de um novo trabalho.

Acontece que a principal razão de exisitir o FGTS é, justamente, assegurar ao trabalhador o direito de ter dinheiro na conta no momento de sua demissão.

Entende agora por que é preciso refletir antes de sair correndo para os braços do saque-aniversário?

Mais detalhes sobre o saque-aniversário

Optar pelo saque aniversário, de fato, tem as suas vantagens e desvantagens. Confira, abaixo, os direitos garantidos pela modalidade:

Anúncios


  • É possível sacar 40% da multa rescisória em caso de demissões por justa causa;
  • Aposentadoria garantida;
  • Saque em caso de doenças graves;
  • Saques emergenciais em caso de calamidade pública.

Afinal, vale a pena fazer o saque aniversário?

Isso vai depender do momento da sua vida e dos seus objetivos para o futuro com esse dinheiro.

O saque aniversário proporciona diversos benefícios, mas tira alguns. “Cada escolha, uma renúncia”, já dizia o poeta.

Se você traçou planos a longo prazo para a grana do FGTS, talvez seja melhor não optar pelo saque aniversário.

Mas, se você estiver precisando do dinheiro para sair do vermelho, respirar aliviado e se reeducar financeiramente, então sacar será uma ótima escolha.

Portanto, pense bem e tome uma decisão baseada nas suas particularidades. Simples assim.

Bônus: Empréstimo Saque Aniversário FGTS

Você sabia que, optando pelo saque aniversário, é possível antecipar até 3 parcelas? Isso graças à linha de crédito disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.

No entanto, existe uma taxa de juros para fazer o adiantamento. Mas, ela é baixinha e cabe no bolso de todo mundo: apenas 0,99% ao mês. Por isso, analise o seu cenário financeiro e considere o custo-benefício.

Anúncios


Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo que publicamos aqui no blog CiClick!

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhar com amigos e familiares, através das suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0