Seguro RCPM: O que é e Por que ele é tão importante?

Já ouviu falar no seguro RCPM? Se você tem o sonho de ter a sua casa própria, é importante que você tome conhecimento sobre ele. Inclusive, foi por isso que escrevemos o artigo de hoje: para te guiar pela importância de contratar um bom seguro para proteger o seu lar.

Graças ao financiamento imobiliário, o sonho da casa própria está cada vez mais acessível. O antigo Minha Casa Minha vida, que agora é Casa Verde e Amarela, também facilitou bastante o processo para os brasileiros.

Existem muitos tipos de seguros imobiliários no mercado. Mas, quando você realiza o financiamento do seu imóvel pelo governo, você tem direito ao seguro RCPM. Isso mesmo, ele é um direito!

Logo, se você tem a intenção de adquirir um imóvel através do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, é importante que saiba tudo a respeito do seguro RCPM. Então, acompanhe a leitura deste artigo até o final e fique por dentro de todos os detalhes!

Afinal, o que é o seguro RCPM?

A compra de produtos dentro do mercado vem com garantia. O lojista ou fabricante do produto precisa garantir que você está adquirindo um produto de qualidade. Com um imóvel, não poderia ser diferente.

RCPM é a sigla para Responsabilidade Civil, Profissional e Material. Ele é um pré-requisito para todas as vendas de imóveis em programas do governo.

Ao adquirir um imóvel, você busca a sua casa própria. Ela é um bem de valor, que a gente sabe que para conquistar requer um esforço tremendo. Portanto, é muito importante que qualidade e durabilidade estejam garantidas!

Logo, o seguro RCPM vai proteger a sua casa contra danos físicos! Não precisa pagar nada a mais por ele. Como mencionamos, ele está incluído no contrato de venda do imóvel e não precisa de contratação. Quem contrata, na verdade, é a construtora do seu imóvel, ou o responsável técnico por ele!

E o que ele cobre exatamente?

O seguro RCPM cobre erros em projetos envolvendo o seu imóvel. Ele também te assegura em relação a erros de execução e materiais. No entanto, os danos estruturais, aqueles que colocam o imóvel em risco de colapso, não estão inclusos.

Ele começa a valer imediatamente após a posse do imóvel e tem validade de 5 anos. Na verdade, ele começa a valer após a emissão do “Habite-se”, o documento emitido pela prefeitura da sua cidade ao final da construção do imóvel. Ele atesta que o beml está em condições perfeitas de moradia.

Quando se fala em seguro, precisamos ter bastante atenção para o que ele cobre e também para o que deixa de fora. Muita gente se confunde e acha que está tudo incluso, mas nem sempre é assim. Certifique-se de ler o contrato do seu seguro RCPM e, também, de algum outro que você venha a contratar.

Ao final de uma obra do programa Casa Verde e Amarela, a construtora ou empresa responsável pelo projeto faz vistorias na obra por alguns dias. É assim que eles identificam problemas que possam ser relatados!

Ainda não tem sua casa própria? Descubra se é melhor alugar ou comprar um imóvel

Qual a importância do seguro RCPM?

O seguro RCPM é importante porque você vai ter segurança na compra do imóvel. Ele vai garantir que o bem que você está adquirindo está de acordo com as normas. Depois dele, todas as construções de programas do Governo Federal passaram a ter mais qualidade!

Muitas vezes, construtoras e responsáveis pelas obras omitem danos que precisam ser reparados. A boa notícia é que o seguro RCPM cobrem todos eles, com indenização de valor equivalente ao reparo – é tipo um reembolso, mesmo.

Como os imóveis de programas do Governo vêm das mais diversas incorporadoras, é normal que os compradores relatem problemas nos primeiros meses. São rachaduras, vazamentos, ligações de água e esgoto, por exemplo.

Logo, nestes casos, o proprietário que adquiriu um imóvel pelo programa Casa Verde e Amarela pode prontamente acionar o seguro RCPM. Antes do imóvel ser entregue, é realizado um procedimento de vistoria. Se não for, o morador deve exigi-lo à construtora, já que é um direito do proprietário a análise do imóvel antes de tomar posse.

A própria Caixa Econômica Federal, banco que realiza o financiamento desses imóveis, dá aos seus clientes uma lista de itens para ficar atento no momento da vistoria, assim como dicas para que você preserve a sua casa nova pelo máximo de tempo possível. 

Agora que você já sabe o que é o seguro RCPM e porque ele é importante, não deixe de fazer uso do mesmo. Ele é um direito de todos os proprietários de imóveis financiados em programas governamentais, como o Casa Verde e Amarela!

Este artigo foi útil para você? Então, não esquece de compartilhar com os seus amigos e familiares, através das suas redes sociais!

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0