Qual a diferença entre SPC e Serasa? Entenda como eles funcionam

Conheça a história e como funcionam os principais órgãos de proteção ao crédito do País

Com mais de 65% da população brasileira endividada – isto é, com o famoso nome sujo – os órgãos de proteção ao crédito são encarados como verdadeiros vilões por muita gente. Mas, uma dúvida comum entre a população é a seguinte: qual a diferença entre SPC e Serasa? Será que eles são a mesma coisa? A gente já te adianta: não! E entender as diferenças entres eles é bem importante.

Para falar a verdade, a única semelhança entre o SPC e o Serasa é que ambos protegem o crédito, criando uma lista onde os bancos conseguem visualizar o seu histórico enquanto consumidor!

As empresas utilizam essa informações para classificar o seu nível de inadimplência. Assim, as instituições financeiras acessam os seus bancos de dados e, dependendo de qual for o seu histórico de consumo, libera ou não a linha de crédito desejada.

O nível de inadimplência ou adimplência de uma pessoa ou empresa é medido por um termômetro que se chama Score de crédito. É ele quem aponta as chances de um cidadão honrar os pagamentos pelos próximos 12 meses.

Anúncios


Para conseguir acesso ao crédito, como empréstimos, cartões e até financiamentos, por exemplo, é preciso ter um bom Score. Ou seja: não ser inadimplente.

No artigo de hoje, você vai entender as principais diferenças entre Serasa e SPC, além de saber como cada um deles interfere realmente na sua vida !

O que é o Serasa?

site do serasa

A Serasa Experian é o resultado de uma parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos.

O surgimento do Serasa foi de extrema importância para o desenvolvimento do país na década de 70. Desde então, se tornou possível consultar cheques sem fundo ou consultar dívidas de um consumidor apenas em posse do seu nome ou CPF!

Anúncios


Agora que você já conhece mais sobre a entidade, vai entender melhor a diferença entre SPC e Serasa. Vejamos a seguir.

E como funciona SPC?

Anúncios


O SPC é um órgão que também oferece os mesmos dados que a Serasa, só que aos lojistas, e não aos bancos. A sigla quer dizer Serviço de Proteção ao Crédito.

Assim, os comerciantes analisam o risco de inadimplência dos seus clientes que solicitam parcelamentos ou crediários, por exemplo. Quando não pagamos uma dívida, o lojista avisa ao SPC e o consumidor fica marcado como um “mau pagador”.

Uma vez marcado como inadimplente, ele não conseguirá mais linhas de crédito. Isso, por sua vez, faz com que ele não acumule ainda mais dívidas.

Logo, podemos concluir que a principal diferença entre o SPC e o Serasa é que o SPC fornece dados aos lojistas, enquanto a Serasa fornece os dados para os bancos.

Como consultar meu nome no Serasa?

Para saber como anda o seu nome no mercado financeiro, será necessário utilizar o seu CPF.

Anúncios


Acesse o site da Serasa e clique em “consultar CPF grátis”. Em seguida, forneça as informações solicitadas para prosseguir. Finalizando o seu cadastro, você irá receber e confirmar um código no celular ou e-mail para criar a sua senha.

Agora, as informações a respeito do seu CPF serão expostas na tela. Caso haja alguma dívida, você poderá resolver na hora. Portanto, não perca tempo e consulte o seu CPF no Serasa ainda hoje.

Para consultar o CNPJ da sua empresa, o processo é o mesmo. A única diferença é que você deve acessar o site da Serasa para empresas, ao invés da página para pessoas físicas.

E como consultar o meu nome no SPC?

site do spc

Para consultar a situação do seu CPF no SPC, basta acessar o site do SPC Brasil e criar um cadastro. É simples, acesse o site e preencha os dados solicitados. Em seguida, clique no botão “prosseguir” e aguarde um link chegar no e-mail cadastrado.

Clique em “confirmar meu e-mail” ao abrir o link e crie a sua senha. Registre o token, leia o QR Code e digite o token registrado. Depois, clique em “continuar” e confira na tela todas as pendências que existirem no seu nome!

Anúncios


Como me manter longe das dívidas?

Agora que você já conhece a diferença entre SPC e Serasa, é importante também saber como ficar longe deles. Condorda? Afinal, ninguém dorme tranquilo quando está com o nome sujo por aí.

Dívidas são um sintoma claro da falta que a educação financeira faz em nossas vidas. Atualmente, mais de 65% dos brasileiros encontram-se endividados! Isso significa que muitos deles estão sem acesso ao crédito e com seus nomes registrados nos SPC ou Serasa. Às vezes, até nos dois!

Mas, não tem jeito. Ser educado financeiramente é a única alternativa para quem quer se ver livre das dívidas de uma vez por todas. O propósito da educação financeira é, justamente, fazer com que pessoas administrem o seu dinheiro de forma eficiente!

Anúncios


Entendendo melhor a respeito das suas finanças pessoais e como geri-las, você vai tomar decisões mais assertivas em relação ao seu consumo. Aqui mesmo, em nosso blog, existe uma gama de artigos prontinhos para te ajudar com isso. Que tal começar por este aqui?

E aí, você já sabia que a Serasa e o SPC não são mesma coisa? Muita gente ainda confunde os dois! Por isso, que tal compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares nas redes sociais para que eles também não tenham mais dúvidas?

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0