WhatsApp Pay ou PIX: Qual é o melhor e mais seguro?

Descubra qual das duas ferramentas de pagamento instantâneo oferece mais praticidade e vantagens

O WhatsApp acaba de anunciar a liberação do serviço de pagamento da plataforma, o Whatsapp Pay. Através dele, usuários do aplicativo poderão transferir dinheiro para os seus contatos, diretamente das conversas. Simples como enviar uma foto. Mas, junto com a novidade, surgiu a dúvida: entre o PIX e o WhatsApp Pay, qual é o melhor?

O PIX todo mundo já conhece. O sistema de pagamentos foi inaugurado no final de 2020 pelo Banco Central do Brasil. Ele chegou para revolucionar o mercado, facilitando as transferências e os pagamentos no País. Esse também é, mais ou menos, o propósito do recém lançado Whatsapp Pay.

Anúncios


Mas, afinal de contas, qual deles sai na frente quando o assunto é transferências e pagamentos instantâneos? Para saber, você precisará acompanhar a leitura deste artigo até o fim.

Pronto para conhecer as diferenças, vantagens e desafios que ambos oferecem aos seus usuários? Então, que comece a batalha: WhatsApp Pay versus PIX: quem é o melhor? Confira a seguir!

Conheça melhor o PIX

O PIX é uma plataforma de pagamentos, lançada em novembro de 2020, pelo Banco Central do Brasil. Ao oferecer transferências bancárias disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o PIX logo se popularizou entre os brasileiros.

Anúncios

É que o sistema foi criado para simplificar pagamentos e transferências financeiras. Ao fazer um PIX, o dinheiro cai na hora, não importa horário ou dia da transação!

Anúncios


A principal vantagem do PIX é, justamente, enviar o dinheiro imediatamente para a conta do destinatário. E, na maior parte dos bancos, sem custo algum para o cliente.

Algo como isso nunca tinha sido visto antes. Em terra de DOC e TED, PIX virou ouro! Até o anúncio do WhatsApp Pay, ele era a única opção de pagamento instantâneo disponível no mercado.

Saiba mais sobre o Whatsapp Pay

O Whatsapp Pay ou Whatsapp Pagamentos (em português) é a nova ferramenta de transferências e pagamentos do WhatsApp. O serviço já foi aprovado pelo Banco Central. Em breve, estará disponível para todos os usuários do aplicativo.

Anúncios

A proposta é parecida com a do PIX: realizar transferências e pagamentos de forma imediata. Mas, tem uma diferença: para fazer PIX, não existem pré-requisitos. Já para utilizar o WhatsApp Pay, o usuário precisa ter um cartão Mastercard ou Visa cadastrado na plataforma.

Também é importante mencionar outro detalhe: você precisa ser convidado por alguém para ter acesso à nova função.

O Brasil é o segundo país a ter o serviço disponível. O primeiro foi a Índia. Atualmente, mais de 120 milhões de brasileiros utilizam o aplicativo. Portanto, logo ele se tornará uma ótima opção para pagamentos instantâneos. 

PIX ou Whatsapp Pay: Qual método é mais rápido?

Primeiramente, saiba que ambas as ferramentas são rápidas. Tanto com PIX quanto com Whatsapp Pay, o pagamento acontece de maneira instantânea.

Apesar disso, o pagamento via Whatsapp é mais ágil, pois demanda menos etapas antes de realizar a transação.

Na própria conversa com o contato, é possível realizar a transferência, sem que seja necessário utilizar o aplicativo de qualquer banco.

Anúncios

E na acessibilidade, quem ganha?

Nesse quesito, utilizar o PIX é mais vantajoso! Você pode realizar transações via PIX através do celular, computador e terminais eletrônicos.

Já com o Whatsapp Pay, só é possível realizar pagamentos através do smartphone. Operações através do Whatsapp Web, pelo computador, não estão permitidas.

Ambas as plataformas não operam off-line. Por isso, é necessário ter acesso à internet para utilizá-las. 

PIX e Whatsapp Pay são seguros?

Qualquer ferramenta financeira autorizada pelo Banco Central passou por uma série de testes de segurança. Logo, respondendo à pergunta: sim! Tanto o Pix, quanto o WhatsApp Pay, são seguros.

O Whatsapp protege todas as informações das transações através de criptografia. Já o PIX utiliza tecnologia de ponta para proteger as movimentações.

Anúncios

Mas, fique atento! Não forneça os seus dados pessoais, como telefone ou chave PIX, por exemplo, para qualquer um. Através dessas informações, muitas pessoas más intencionadas aplicam golpes pela internet.

Aproveite para conferir nosso artigo com dicas para usar o PIX de forma segura

Afinal, qual deles é o melhor?

De maneira geral, o PIX está em vantagem! Isso porque ele permite que você pague não somente pessoas, mas também empresas. E sem que seja necessário vínculo com bancos ou cartões.

O Whatsapp Pay, além de só realizar transações para pessoas físicas, exige que o usuário tenha um cartão Visa ou Mastercard. Ou seja: a ferramenta não é acessível para todos, ao contrário do PIX.

Outra desvantagem do WhatsApp Pay é que existe uma lista de bancos disponíveis. Essa lista, por sua vez, deixou de incluir diversas instituições financeiras utilizadas pelos brasileiros.

Tem mais: o PIX não determina um limite para as transferências. Já a ferramenta do Whatsapp restringe a quantidade de operações. A conclusão que tiramos disso, portanto, é que o Whatsapp Pay funcionará como uma segunda opção.

Anúncios

Sendo assim, comparado ao Whatsapp Pay, o PIX é uma ferramenta mais completa. Podemos esperar uma evolução por parte do aplicativo de conversas, mas não para este primeiro momento.

Gostou dessa disputa? Então, não esquece de compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos e familiares, através das redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta