Está desempregado? Saiba 8 formas de ganhar dinheiro!

Em meio à crise econômica causada pela pandemia, muitos brasileiros estão sem semprego. Confira, neste artigo, dicas para conseguir fazer a sua renda mensal.

O ano de 2020 terminou com mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, segundo o IBGE. Muita gente está enfrentando dificuldades financeiras por conta da pandemia, mas existem alternativas para quem está fora do mercado formal. Neste artigo, vamos te apresentar 7 formas de ganhar dinheiro sozinho!

Sem grandes investimentos, é possível realizar diversas atividades como autônomo. Do ano passado para cá, justamente por causa da crise financeira, muitas pessoas viram que trabalhar por conta própria é uma boa ideia. Sabe por que?

Anúncios


Primeiro porque você é o seu próprio chefe e, vamos combinar, esse é o sonho da maiorias das pessoas. Além disso, o seu rendimento mensal dependerá diretamente de você, diferente do emprego formal, onde existe um valor já pré-determinado.

Animado para dar o primeiro passo? Sim ou com certeza?! Então, confira abaixo nossas 7 dias de como ganhar dinheiro e comece já a sua mudança de vida!

1) Sabe cortar cabelo, fazer maquiagem ou manicure? Ofereça seus serviços!

O setor de beleza foi um dos mais afetados pela pandemia. Os salões passaram boa parte de 2020 sem funcionar para evitar o contágio, já que esses ambientes geralmente são pequenos e fechados.

Mesmo após a flexibilização do comércio, muitos clientes ainda não se sentem seguros para voltar a frequentá-los, dando preferência ao atendimento a domicílio. Desta forma, não há aglomeração, nem contato com outras pessoas.

Anúncios


Se você não sabe por onde começar, aqui vai uma dica valiosa: crie um Instagram e poste cada atendimento que fizer, tanto no feed como nos stories. Use e abuse dos formatos de posts disponíveis na ferramenta e da sua criatividade!

Anúncios


Fazendo isso, diariamente, você cria um gatilho para que os seus seguidores lembrem sempre de você, quando precisarem desse tipo de serviço. Já ouviu aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado? Pois é exatamente assim que funciona!

2) Gosta de cozinhar? Venda doces, marmitas e até aperitivos!

venda de marmitas e doces

Sabe aquela comida que sempre que você faz todo mundo elogia? Que tal começar a ganhar dinheiro com ela? Se você está sem emprego, chegou a hora de utilizar esse dom para gerar renda ê! É hora de pôr, literalmente, a mão na massa!

Sempre há demanda para gastronomia. E olha que legal: a dica para divulgação no Instagram também vale para este caso!

Anúncios


Divulgue a produção, os primeiros clientes, e tudo acerca do seu novo negócio para que as pessoas lembrem do seu perfil. Assim, quando bater a vontade de comer aquele prato que você sabe fazer como ninguém, elas vão te procurar!

Promova sua marca fazendo degustações e divulgando os relatos dos clientes que compraram de você! Uma boa propaganda é a alma de qualquer negócio!

3) Monte um brechó

Sabe aquelas roupas que você não usa há anos, mas que ainda estão em um ótimo estado de conservação? Que tal montar um brechó online com elas?  

Você pode até não gostar tanto das peças, mas com certeza elas agradarão alguém que está a procura de roupas por um precinho mais em conta.

Divulgue nas suas redes sociais, faça posts criativos que chamem atenção!

Anúncios


Na verdade, nem precisa ser roupa. Você pode até reunir todos os itens que não usa mais em um único brechó, ou curadoria, como também costumam chamar.

Nada mal, não é? Enquanto você faz uma verdadeira limpa, ainda descola uma grana extra para passar com mais tranquilidade por estes tempos tão difíceis.

4) Sabe costurar? Faça disso um negócio!

Pouquíssimas pessoas têm habilidade ou gosto para a costura. Se você sabe costurar, a hora de ganhar dinheiro com isso, certamente, é agora!

Através das suas redes sociais, coloque o seu lado costureiro em evidência e divulgue o serviço para todos os seus amigos e familiares.

Anúncios


Todo mundo tem uma sacola separada de roupas que precisam ir para a costureira, mas que nunca vão. Então que tal oferecer o serviço com delivery?

Com certeza, será um bom diferencial para o seu negócio, pois quanto mais comodidade para o cliente, maiores as chances dele contratar o serviço.

5) Ofereça aulas particulares

Se você é expert em alguma matéria e consegue ensinar com facilidade, que tal oferecer o serviço de professor particular?

Se você sabe tocar algum instrumento, também vale dar aulas para quem também deseja tocar e ainda não sabe. Violão, por exemplo!

Não guarde os seus dons didáticos só para você. Compartilhe-os com o mundo, enquanto você faz uma boa renda com isso.

Anúncios


6) Ingresse nos aplicativos de entrega e mobilidade urbana

Essa opção é uma das mais utilizadas por brasileiros desempregados. Com aplicativos como Ifood, Uber Eats e Rappi, a demanda por serviços de delivery aumentou consideravelmente na pandemia.

E não é só para restaurantes não, hein? Até supermercados estão realizado entregas através das plataformas e garantindo, assim, uma fonte de renda para milhões de brasileiros.

No início da pandemia, os motoristas de aplicativos sofreram bastante, mas com a flexibilização das medidas protetivas, o fluxo já voltou ao normal. Em média, é possível faturar até R$ 4 mil por mês trabalhando pelas plataformas de transporte privado urbano. Nada mal!

Anúncios


7) Crie uma loja online

Os e-commerce, como são chamadas as lojas online, se tornaram o grande marco da pandemia do novo Coronavírus. Eles foram a salvação das grandes e, especialmente, das pequenas empresas.

O primeiro passo é selecionar qual produto deseja vender e colocá-lo em plataformas que permitem a comercialização. Escolha algo que você goste, acredita e tenha prazer em oferecer para outras pessoas.

E lembra da dica do Instagram, que demos no inicio deste artigo? Ela é perfeita para a sua loja online! Use e abuse da divulgação nos stories e feed, fazendo com que os seus clientes vejam todos os produtos diariamente.

Roupas, artesanato, comida, móveis, bijuterias… o importante mesmo é que você seja visto e notado para faturar dentro do mercado que mais cresce no mundo.

Anúncios


8) Revenda produtos importados

Se você tem oportunidade de viajar para fora do país, essa é a sua chance de criar uma loja para a venda de produtos importados!

A gente sabe que muitos sites internacionais já facilitam essa compra, mas estão em desvantagem por causa do tempo de entrega e fretes altíssimos.

Trazendo os itens diretamente na sua mala, você oferece os mesmos produtos com pronta entrega e um frete bem abaixo do internacional.

Alguns sites oferecem cadastros onde o cliente faz a solicitação de produtos e você, ao trazer, ganha uma porcentagem em cima do valor da entrega. Inovador!

Anúncios


E aí, gostou das 7 formas de ganhar dinheiro que te apresentamos neste artigo? Independente de qual caminho você escolher, nossa dica é: não deixe a peteca cair. São tempos difíceis, mas se entregar não é a solução dos seus problemas. Vá à luta!

Em nosso blog, você encontra diversos artigos sobre finanças pessoais para organizar a sua vida financeira! Então, fique à vontade para passear pelo nosso menu e conferir outros posts valiosos!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0