Descubra pequenos hábitos que podem gerar economia em casa!

Em momentos de crise econômica devemos evitar o desperdício e o endividamento, por isso, existem hábitos – em nosso dia a dia, que podem contribuir para a economia familiar.

As vezes não percebemos que atitudes simples podem acabar encarecendo seu orçamento no final do mês, dessa forma, a melhor maneira de contornar essas despesas – desnecessárias, é reeducando sua família e a si mesmo.

Por isso criamos esse post para te ajudar a criar hábitos econômicos e que contribuirão para a redução das despesas em sua renda mensal.

Vamos lá?!

Anúncios


Sobre a importância do orçamento familiar

A renda familiar é constituída pela soma dos valores salariais de todos os membros que contribuem para o pagamento mensal das despesas da casa. Contudo, ainda que seja posto como mensais – as despesas, não existe impedimento para que o controle seja feito diariamente.

Dessa forma, o controle diário garante uma visão mais ampla e contida de seus custos. Além disso, é importante levar tudo à ponta do lápis, anotei tudo, principalmente fazendo a diferenciação entre receita e despesa.

Quando existe comprometimento com a criação do orçamento familiar é fazer uma economia mensal de pelo menos 10% da receita total familiar, assim, para aqueles que praticam esse hábito, sempre existirá um saldo emergencial para os períodos de crise ou mesmo para situações inevitáveis e inesperadas.

Por fim, encare o orçamento doméstico como uma adaptação da receita com as despesas. Dessa maneira, a família poderá identificar que seus gastos superam o que ganham, assim, poderão fazer alguns ajustes e até mesmo suspendendo ou substituindo despesas.

Anúncios


Maneiras de economizar em casa – passo a passo

Elencamos alguns passos para te ajudar a economizar e reeducar a sua família, veja a seguir:

Passo 1 – Economia de eletricidade

Anúncios


Alguns hábitos do dia a dia, que passam despercebidos, acarretam no excesso ou mesmo um maior consumo de energia elétrica, com pequenas mudanças e reorganização dos hábitos a sua conta de luz pode chegar a ter uma redução de até 5% ao final do mês.

Para isso acompanhe as seguintes orientações:

  • Ao sair de um ambiente apague as luzes;
  • Durante o dia aproveite a iluminação natural, abra janelas;
  • Programe a lavagem, secagem e o passar das roupas, lavar tudo em um único dia é mais econômico;
  • Observe o tempo de banho quando utilizar o chuveiro elétrico;
  • Não deixe os aparelhos elétricos e eletrônicos na tomada, ainda que seja apenas um carregador de celular, se não estiver em uso/ligado/carregando.

Passo 2 – Economia nos pontos de iluminação

A iluminação é um dos vilões dos gastos familiares, por isso, atente a elas.

Para isso siga as seguintes orientações:

Anúncios


  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas tipo Led; elas consumem menos eletricidade.
  • Nas lâmpadas de área externa instale sensores de luminosidade – dessa forma ligarão automaticamente ao escurecer e desligaram ao amanhecer.

Passo 3 – Economia nas contas de internet e telefone

Evite o uso demasiado do telefone; fixo ou móvel, sem necessidade ou o uso de dados móveis. Para isso verifique constantemente as promoções de sua operadora e provedor; se a concorrência ofertar algo mais em conta entre em contato com ela e solicite um desconto.

Passo 4 – Economia de água

Economizar água vai além da sua conta mensal, é um dever do cidadão e do ser humano para com a humanidade. Controlar e utilizar de forma consciente é garantia de sustentabilidade e compromisso com as gerações futuras!

Para isso siga as seguintes orientações:

  • Verifique sua hidráulica, evite vazamentos internos;
  • Faça o reaproveitamento da água na máquina de lavar – para lavar calçadas e áreas externas ou no vazo sanitário;
  • Evite o uso de mangueiras para valar áreas ou carros;
  • Utilize a máquina de lavar na capacidade máxima;
  • Ao lavar a louça – se utilizar a lavadora utilize na capacidade máxima, na quando na pia, não deixe a torneira e aberta.

Passo 5 – Economia nas compras

Não se engane, ir as compras pode gerar um gasto maior do que aquele planejado, por isso, antes de ir ao supermercado utilize uma lista do que está faltando em casa.

Para isso siga as seguintes orientações:

Anúncios


  • Evite ir as compras quando estiver sem tempo;
  • Não compre produtos – frutas, verduras e hortaliças, fora da sua estação;
  • Aproveite as promoções – os Kit com mais de um produto;
  • Compare os preços entre os supermercados;
  • Evite a compra no cartão de crédito da empresa – ainda que seja vantajoso.

Passo 6 – O orçamento familiar

Ele é o principal ponto aqui, a partir dele você poderá avaliar onde se concentram os maiores gastos, avalie sempre, constantemente. O tenha como um grande parceiro diário.

Passo 7 – Economia nas refeições

Se você trabalha fora de casa sabe o quão caro é uma boa alimentação fora de casa, assim, se possível produza marmitas e leve-as para o trabalho – isso contribuirá para a redução nas despesas.

Passo 8 – Economize no lazer

Reúna a família e aproveite seu tempo em casa, evite os gastos em ambientes como bares, restaurantes e afins. Você poderá fazer um churrasco e economizar, por exemplo.

Anúncios


Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Em seguida siga à risca os passos para economizar em casa e ter sucesso em suas finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0