Saiba como evitar fraudes no seu cartão de crédito

Após a popularização das compras pela internet utilizando cartões de crédito, as fraudes aumentaram consideravelmente. Fique atento para não ser vítima de nenhuma.

Utilizar cartão de crédito trás muitas vantagens para o consumidor, porém, após a popularização das compras pelo comércio online, as fraudes relacionadas a eles também aumentaram muito. 

É preciso ser atento quando a assunto é a segurança do seu cartão de crédito, pois muitos ladrões virtuais utilizam todo o limite disponível uma vez que conseguem as informações necessárias.

Com certeza você já foi vítima ou conhece alguém que foi, e sabe que são muitos os prejuízos relacionados a fraude de cartão de crédito, não é mesmo?

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É por isso que hoje vamos te mostrar 4 dicas importantes sobre os cuidados que você precisa ter para evitar qualquer tipo de fraude relacionada ao seu cartão de crédito e prevenir uma dor de cabeças daquelas. 

Acompanhe o artigo para descobrir como evitar ser vítima dessas fraudes!

Os tipos de fraude

Roubo de dados por ligações falsas – Neste golpe, o criminoso entra em contato com o indivíduo afirmando que é do banco ao qual ele mantém vinculo, solicitando informações, como número do cartão, código de segurança, dados pessoas, etc. Ele utilizará esses dados para realizar qualquer tipo de compra on-line, zerando assim a segurança do seu cartão de crédito. Certifique-se e questione-se para que aquelas informações estão sendo solicitadas. Entre em contato com o seu gerente para verificar se aquela pessoa, que se diz funcionária do banco em que você é correntista, de fato existe.

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Geradores de numerações – Aqui, os bandidos virtuais utilizam-se de robôs virtuais, que geram milhares de combinações números de cartões de crédito. No determinado momento em que uma combinação se torna compatível com um número de cartão de crédito real, é possibilitato ao fraudador que efetue, livremente, compras on-line utilizando-o.

Clonagem de Cartão de Crédito – Liderando o raking de fraudes com cartões de crédito, a clonagem de cartões é um crime cometido diariamente. O notíciário já chegou a mostrar, diversas vezes, quadrilhas de criminosos, que eram verdadeiras “empresas de clonagem”.

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Através de mecanismos nos leitores dos cartões (maquinetas), os dados como senhas e números de segurança são roubados e assim, o cartão fica de livre utilização para os criminosos.

4 dicas para prevenir fraudes:

1 – Tenha cuidado com as compras online.

A internet, apesar de ter aprimorado sua segurança em relação a compras, e ter ganho a confiança de muito mais pessoas, ainda é um local onde comprar não é 100% seguro, apesar de prático.

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De acordo com as bandeiras Visa e Mastercard, as mais utilizadas do mundo, é necessário tomar certos cuidados ao fazer compras online, como por exemplo: 

– Utilizar senhas mais complexas, difíceis

– Utilizar bloqueadores de pop-ups

– Não comprar em sites sem certificados de segurança

– Manter anti-virus atualizados

– Solicitar um alerta de transição ao seu banco, para acompanhar compras online.

2 – Confira o valor na maquineta 

É sempre importante conferir se o valor que está descrito na maquineta é realmente o valor pelo que está sendo consumido/comprado.  Ao digitar a sua senha, certifique-se de que não há ninguem olhando, e, por fim, não entregue o seu cartão para o vendedor: aguarde que ele lhe entregue a maquineta para que você mesmo o insira.

3 – Não forneça dados pessoais por ligações telefonicas.

De acordo com a nova Lei Geral de Proteção de dados (LGPD), você não tem obrigatoriedade alguma de fornecer os seus dados através de telefonemas. Os bancos estão cientes disso, portanto, desconfie de todas as ligações com solicitações de dados que você receber e jamais os forneça. Como vimos anteriormente, existem muitos cyber-criminosos que se utilizam deste golpe.

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No golpe conhecido como “phishing”, geralmente aplicados em e-mails e redes sociais, serão solicitados também os seus dados pessoais, como CPF, número de cartão de crédito e senhas do banco.

Ao clicar em links e ser redirecionado para algum site que oferece serviços, certifique-se de que os dados solicitados sejam, em grande maioria, apenas nome e e-mail.  Não forneça dado nenhum além destes.

Fui vítima de um golpe. E agora?

Se você se descuidou e caiu em algum destes golpes, será necessário entrar em contato com o seu banco ou a empresa administradora do seu cartão de imediato. Os atendentes do seu banco saberão te guiar para a resolução do problema, porém prepare-se, pois, é um processo cansativo e demorado! Caso seja realmente necessário, cancele o cartão e faça um novo pedido!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais! Aproveite para informar os seus amigos sobre essas fraudes que tiram a paz de grande parte das pessoas diariamente.

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

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